terça-feira, 26 de setembro de 2023

Especialidade de Dinossauros

Especialidade de Dinossauros.

1. Qual o significado do termo dinossauro? Quem usou este termo pela primeira vez?
R: A palavra  "dinossauro"Do grego antigo δεινός (deinos) “terrível, poderoso” + σαῦρος, lagarto. (lagarto terrível) foi criada em 1842, pelo estudioso de fósseis Richard Owen, para designar genericamente um grande grupo de répteis que habitou a Terra na era Mesozóica, entre os períodos Triássico Superior e Cretáceo Superior.

2. Quais os indícios de que estas criaturas realmente existiram?
R:O conhecimento sobre os dinossauros é derivado de uma variedade de registros fósseis e não fósseis, incluindo ossos, fezes (quando fossilizadas são chamadas de coprólitos) e pegadas fossilizadas, gastrólito e penas, impressões de pele, órgãos internos e tecidos moles.

3. Explique o surgimento e desaparecimento dos dinossauros de acordo com as seguintes teorias:
a) Evolucionista.
R: Segundo a teoria da evolução, os dinossauros são um grupo de répteis que surgiram há cerca de 228 milhões de anos, no Período Triássico. A partir daí se diversificaram e deram origem a um grupo variado que teria dominado a Terra por cerca de 160 milhões de anos, sendo extintos, de acordo com a teoria mais aceita, devido ao impacto de um grande asteróide na planice de Yucatán, no México, que teria extinto aproximadamente 75% das espécies daquela época.

b) Criacionista.
R:Para nós ,pela nossa crença no Criacionismo, Deus criou toda a especie de vida na Terra, incluindo os dinossauros. Sabemos  que depois do pecado , toda a criação passou por mudanças e começou a morrer.

4. Quais evidencias apontam para a morte dos dinossauros através do dilúvio? Identificar e listar trechos da Bíblia que falem sobre a criação de répteis.
R:A Bíblia afirma que a natureza se corrompeu e se encheu de violência (Gênesis 6: 11-13), razão pela qual Deus enviou o dilúvio. Alguns dinossauros eram predadores violentos, e de grande estatura ,talvez seja a razão pela qual essa espécies tenha sucumbindo com as águas.
Não há evidência física conhecida  que  aponte para a sobrevivência dos dinossauros  após o dilúvio.
Gênesis 1:20; 1:30.

5. Explicar porque os répteis marinhos e voadores não são considerados dinossauros. Dar exemplos destas criaturas.
R:É um engano bem comum cunfundir um réptil marinho ou voador com dinossauro. Porém existem muitas diferenças entre essas criaturas, tais como a estrutura vertebral , a alimentação, habitat, estrutura corporal, comportamento individual e familiar, entre outros . Entre os mais confundidos encontram-se o Pterossauro e o Plessiossauro que são répteis , um voador e um marinho. 

6. De que maneira os dinossauros nasciam? Em que ano e onde isso foi comprovado?
R: A  prova fóssil de que os dinossauros eram ovíparos,  veio em 1923, quando Roy Chapman Andrews chefiava uma expedição ao Deserto de Gobi – Mongólia, onde encontraram novos dinossauros, inclusive o ceratopsiano “Protoceratops”, de 2 metros de comprimento, o famoso “Velociraptore” o popular “Oviraptor”, tido como um ladrão de ovos e encontrou vários ovos em um ninho fossilizado . Estudando este ninho deduziu que os ovos eram dos Protoceratops.

7. Como supostamente seria a pele dos dinossauros?
R: Dura, seca e escamosa.

8. Definir cada um dos grupos de dinossauros abaixo:
a) Saurópodes.
R: Os seus corpos eram enormes, com um pescoço e cauda muito compridos. Eram quadrúpedes, com pés parecidos com os dos elefantes. Eram herbívoros.

b) Terópodes.
R: Os terópodes possuíam uma grande diversidade, que vai do pequeno “compsognathus”, do tamanho de uma galinha, até o terrível e gigante “Tiranossauro”. Todos eram predadores bípedes e carnívoros.

c) Ceratopsídeos.
R: Foram herbívoros que viveram em maior parte na América do Norte. Tinham como característica marcante o tamanho de seu crânio e a presença de chifres.

d) Anquilosaurídeos.
R: São os Dinossauros que possuem como sua principal característica a blindagem ou uma proteção natural.

e) Plesiosaurus.
R: Eram répteis marinhos, gigantes e carnívoros. Não são considerados dinossauros, pois formavam um grupo à parte.

f) Pterosaurus.
R: Outra ordem extinta, contemporânea dos dinossauros, eram répteis voadores, não são considerados dinossauros.

9. Fazer um diagrama da suposta cadeia alimentar dos Dinossauros. Quem supostamente está no topo? Por que este dinossauro supostamente se encontra lá?


R: O fato do Tiranossauro estar no topo da cadeia alimentar, indica os Terópodes como sendo os grandes predadores em uma cadeia alimentar entre animais inserindo os Dinossauros.

10. O que são sauropodomorfos? Quais os 2 grupos em que se dividem?
R: É o nome dado a todos os Dinossauros herbívoros. Se dividem em dois grupos: Saurópodes e Prossaurópodes. Os Saurópodes são os gigantes de pescoço longo. Os Prossaurópodes são os herbívoros que não possuíam pescoço longo e até em certos casos andavam em duas patas.:

11. Quem é considerado o rei dos dinossauros?
R: O Tyranosaurus Rex (T-rex) ficou mundialmente conhecido como o rei dos dinossauros. Seu nome significa literalmente “reis dos répteis tiranos”. O Trex recebeu este título, porque é o maior carnívoro que já pisou na terra.

12. Escolha um dinossauro e escrever, no mínimo, 150 palavras sobre ele, onde seus fósseis foram achados, que hábitos possuía, como se alimentava e tudo o que puder saber sobre este animal.
R: Tyrannosaurus é um gênero de dinossauros terópodes celurossauros que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 66 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte. O único representante do gênero é Tyrannosaurus rex, que ganhou o epíteto específico de rex, por ser o maior dinossauro carnívoro conhecido quando foi descoberto. O descobrimento de quase todos os fósseis de tiranossauros está restrito à América do Norte; o primeiro achado referente a esta espécie aconteceu em 1874, quando foram encontrados, na cidade americana de Golden, dentes que, mais tarde, descobriu-se terem pertencido a um T. rex adulto. Era carnívoro e muito feroz. Alimentava-se da carne de outros animais e dinossauros.
Alguns paleontólogos defendem a ideia de que este dinossauro atacava, até mesmo, animais de sua espécie. Viviam em pequenos grupos formados pela família (macho, fêmea e filhotes). Possuía mandíbula grande e dentes em forma de cone muito fortes e afiados, sendo que eles tinham, em média, 20 cm. Usavam estes dentes para poder triturar os alimentos. Estes dinossauros possuíam cerca de 58 dentes (sendo 30 na parte superior e 28 na inferior). Os maiores dentes do T-rex podiam chegar a 30 centímetros. Os machos costumavam lutar até a morte para conseguir o direito de copular com uma fêmea.

13. Fazer uma coleção de 10 imagens de fósseis de dinossauros, identificando:
a) Nome.
b) Local onde o fóssil foi encontrado.
c) Ano de descoberta.
d) Características gerais.

O Maxakalisaurus topai é mais um titanossauro descoberto no Brasil, com treze metros comprimento e nove toneladas é um dos  maiores dinossauros registrado até então no país. Ele foi encontrado próximo à cidade de Prata, no estado de Minas Gerais, na expedição de 1998 realizada pela equipe do paleontólogo Alexander W. A. Kellner. 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Especialidade de Sistema Respiratório

Especialidade de Sistema Respiratório.

1. Quais são as estruturas que formam o sistema respiratório? Ilustrar e descrever as principais funções de cada uma.

Cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos são as estruturas que formam o sistema respiratório , sendo que as últimas três  fazem parte dos os pulmões.
As cavidades nasais -responsáveis por produzir o muco que umedece as vias respiratórias e  que junto com os pêlos funcionam como  filtros retendo partículas de poeira.
A faringe, - comum ao sistema digestório e respiratório , formada por cartilagem , liga a laringe à traqueia. Na porção inicial da laringe, encontra-se a epiglote, uma estrutura cartilaginosa que funciona como uma válvula que impede o alimento de entrar nas vias respiratórias. Em seguida , esta a traqueia, um tubo  de 9 a 12,5 centímetros formada por vários anéis de cartilagem, que impedem que ela se feche, permite a passagem constante de ar.
A traqueia divide-se em dois tubos chamados de brônquios, que penetram nos pulmões e ramificam-se em tubos mais finos que são conhecidos como bronquíolos e formam a chamada árvore respiratória. Nos bronquíolos ocorrem as trocas gasosas, processo conhecido como hematose.

2. Os pulmões direito e esquerdo são iguais? Qual a diferença anatômica entre eles?
R: Os pulmões não são simétricos, o direito  é maior e  dividido em três partes ou lobos. O pulmão esquerdo é dividido em dois lobos. Na face interna de cada pulmão observa- se uma grande fenda, o hilo pulmonar. É través do hilo  que penetram os bronquíolos , as artérias e saem veias pulmonares. Também passam pelo hilo as veias pulmonares.

3. Quais são os 2 principais gases do nosso organismo? O que é troca gasosa? Descrever as vias condutoras do ar até o momento da troca gasosa.
R: São  o oxigênio e o gás carbônico. É no processo de hematose pulmonar que ocorre dentro dos alvéolos pulmonares que o oxigênio vindo da respiração é levado a corrente sanguínea e o gás carbônico é  retirado dela e levado através das vias aéreas, para fora do corpo.

4. O que é alvéolo e qual a sua função? Através de desenhos ou figuras, ilustrar um alvéolo demonstrando o momento da troca gasosa.

5. Qual a principal função das células ciliadas, com cílios móveis?
R: A principal função com certeza é a locomoção dessas células.

6. Qual a relação entre respiração celular e a respiração pulmonar?
R: Uma está ligada a outra, pois a respiração celular é um processo feito pela mitocôndria, com uso de oxigênio para gerar energia para as células, e esse oxigênio vem através da respiração pulmonar, que leva oxigênio para as células.

7. Explicar como os sistemas circulatório e respiratório estão intimamente ligados.
R: O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele e necessário.
Os principais órgãos do sistema cardio-respiratório são o coração e os pulmões, eles trabalham interligados.

8. Qual a importância da hemoglobina e do ferro para a oxigenação do organismo?
R: Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.

9. Descrever em detalhes os movimentos de inspiração e expiração. Qual a importância do músculo diafragma para estes movimentos?
R: Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu rebaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. Isso faz com que o tórax se expanda e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar entra pelas vias respiratórias e chega aos alvéolos onde ocorram as trocas gasosas.
A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma.
Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.

10. Qual órgão do sistema nervoso central controla a respiração? Por quê?
R: O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no Bulbo raquidiano, que se caracteriza principalmente nas concentrações de gás carbônico presente no sangue.

11. Qual é a frequência respiratória normal dos seguintes:
a) Recém-nascidos.
R: Entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos.

b) Crianças.
R: A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm).
2-11 meses: até 50 mrm.
de 1-4 anos: até 40 mrm.

c) Adultos.
R: O adulto normal em repouso respira confortavelmente 12 a 18 vezes por minuto.

12. Definir os seguintes termos sobre alterações respiratórias:
a) Eupneia.
R: Respiração normal, sem problemas.

b) Taquipneia.
R: Aceleração do ritmo respiratório.

c) Bradipneia.
R: Lentidão anormal da respiração; braquipneia.

d) Dispneia.
R: Dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta, ger. associada a doença cardíaca ou pulmonar.

e) Ortopneia.
R: Dificuldade de respiração provocada por certas doenças, esp. quando o paciente se encontra deitado.

f) Apneia.
R: Suspensão momentânea da respiração.

13. Estudar as seguintes doenças respiratórias e dizer, sobre cada uma, como ocorre / é adquirida, transmissão (se for o caso), tratamento e prevenção:
a) Asma.
b) Tuberculose.
c) Pneumonia.
d) Gripe/infecções de vias aéreas superiores.
e) Enfisema pulmonar
f) Tromboembolismo pulmonar.
g) Pneumoconioses.
h) Fibrose cística.

14. Pesquisar os efeitos do cigarro no sistema respiratório. Apresentar seus resultados de uma das seguintes maneiras:
a) Relatório escrito, no mínimo 500 palavras.
b) Apresentação oral, no mínimo 5 minutos.
c) Exposição de cartazes e faixas.
d) Poema ou música.

15. Fazer uma pesquisa em sua região ou Estado comparando os índices de qualidade do ar. Como esses índices podem ser melhorados? O que você pode fazer para melhorá-los?

Especialidade de Química

Especialidade de  Química

1. Definir o seguinte:
a) Compostos.
R: Um composto químico é uma substância química constituída por moléculas ou cristais de 2 ou mais átomos ou íons de elementos diferentes que se ligam entre si. As proporções entre elementos de uma substância não podem ser alterados por processos físicos e ligados numa proporção fixa e definida.

b) Soluções.
R: As soluções químicas são misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias. Os componentes de uma solução são denominados de soluto e solvente: Soluto: representa a substância dissolvida. Solvente: é a substância que dissolve.

c) Transformação química.
R: Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que há formação de novas substâncias pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).

d) Transformação física.
R: As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico. Exemplos de transformações físicas: Um papel que se rasga.

e) Átomos.
R: Um átomo é a quantidade menor de um elemento químico com existência própria, considerada indivisível. O átomo é formado por um núcleo com protões e neutrões e por vários electrões orbitais, cujo número varia consoante o elemento químico.

f) Próton.
R: Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico.

g) Nêutron.
R: Nêutron (n) é uma pequena partícula que constitui o núcleo do átomo. Não tem carga e é formada por partículas ainda menores, as quais recebem o nome de quarks. O nêutron, ou neutrão (em português europeu), é formado por dois quarks down e um quark up.

h) Elétron.
R: Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética.

i) Moléculas.
R: Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias. Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas.

j) Ácido.
R: Ácido, no âmbito da química, pode se referir a um composto capaz de transferir Íons (H+) numa reação química (vide Ácido de Bronsted), podendo assim diminuir o pH de uma solução aquosa, ou a um composto capaz de formar ligações covalentes (vide Ácido de Lewis) com um par de eléctrons. As bases são os análogos opostos aos ácidos. Há dois tipos de ácidos, os Hidrácidos e os Oxiácidos (que possuem oxigênio em sua composição).

k) Sal.
R: Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.

l) Destilação.
R: A destilação é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las.

m) Destilação fracionada.
R: Destilação fracionada é o produto de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades físicas distintas, como o ponto de ebulição. Ela é um processo de separação e loteamento (agrupamento) dos produtos da mistura e é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Um aparelho mais complexo e que exige um pouco mais de tempo no processo.

n) Filtragem.
R: Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala de laboratório e filtrações de escala industrial.

o) Combustão.
R: Combustão ou queima é uma reação química exotérmica (há exceções) entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.

p) Dissolução fracionada.
R: Dissolução fracionada é um método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois,assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente.

q) Indicadores ácido/base.
R: Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.

2. Descobrir:
a) O que é tabela periódica e qual a sua importância?
R: A Tabela Periódica é um sistema de divisão e classificação dos elementos químicos conhecidos e as características de cada um deles. A Tabela Periódica é composta por sete períodos , dezoito grupos, e, atualmente, mais de 110 elementos .
A maneira com que os elementos estão divididos na tabela facilita a consulta das propriedades dos elementos além  de possibilitar maior facilidade para se sobre a massa atômica, número atômico, distribuição eletrônica dos átomos, entre outras características, dos elementos.

b) O que são elementos químicos?
R: Átomos que possuem o mesmo número atômico se reúnem formando um elemento químico.

c) Como os elementos estão agrupados na tabela?
R: São agrupados em quatro grupos principais conforme as propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, por possuir propriedades  distintas, forma sozinho , um grupo a parte.

d) O que é número atômico?
R:É a quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de um elemento químico e é representado pela letra z.

e) Como os elementos são representados na tabela?
R: São representados por uma ou mais letras(p. ex. O – oxigênio; C – carbono; K – potássio) ou duas letras sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula (p. ex. Al – alumínio; Na – sódio; Cl – cloro), onde três letras representam elementos cujo nome ainda não está definido junto a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) .Além das letras que os representam esses elementos possuem um nome provisório representado por duas sílabas em latim.

3. Que gases eliminam a vida? Como? Explicar o princípio de um composto químico que extingue o fogo.
R: Gás natural (de cozinha), monóxido de carbono e qualquer outro gás que não seja o oxigênio impossibilitam a vida de quase todos os seres vivos.(a exceção ,fungos, amebas e alguns ciliados).
Um extintor químico neutraliza a ação combustível do oxigênio pois o gás carbônico ,ao ser expelido, reduz o contato do material que está queimando com o oxigênio do ar, extinguindo o fogo. Alguns extintores à base de gás carbônico funcionam com este gás liquefeito .
4. Mencionar 2 fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?
R: Fumaça da queima de combustíveis fósseis.
Queima das substâncias tóxicas adicionadas ao tabaco.        ( Gasolina e cigarros). Quando o monóxido de carbono é inalado se liga à hemoglobina, impedindo que o sangue transporte oxigênio e, como resultado, os tecidos do corpo não recebem oxigênio suficiente desencadeando colapso de suas funções. Uma quantidade reduzida não costuma ser prejudicial; no entanto, resulta numa intoxicação quando as concentrações de monóxido de carbono no sangue se tornam muito elevadas podendo causar a morte.

5. Quais os estados físicos da matéria?
R: A matéria pode ser encontrada em até 7 estados físicos. Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o  Gás fermiônico e o Super fluído de polarations.

6. Escolher, explicar o fenômeno que está envolvido e fazer 5 das alternativas a seguir:
a) Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem, e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalisadora.

b) Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de tirar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.
R:Ao adicionar o cubo de gelo a água e o barbante sobre o gelo a água vai molhar o barbante que congelará em contato com o gelo fazendo com que esse se fixe ao cubo que poderá ser erguido pelo barbante.
Essa reação química se chama crioscopia.

c) Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.

d) Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que boiam na água.

e) Colocar um ovo fresco em água doce e depois salgar a mesma, anotando a diferença.
R:O ovo afundou na água doce porque  sua densidade é maior que a da água. No momento em que se acrescentou  sal na água, aumentou a sua densidade e, dessa forma, a densidade do ovo se tornou menor que a da mistura de água e sal e  ele flutuou.
A reação química que ocorreu foi a solubilidade.

f) Demonstrar as cores produzidas quando os elementos a seguir são queimados: sal, cobre, sulfato e ácido bórico.

g) Fazer uma tinta invisível.
R:Materiais :pincel ou cotonete, folhas de papel brancas e lisas, um pouco de água , suco de limões e uma fonte de calor.
Com o suco do limão em um recipiente ,diluir com um pouco de água.
Usar o cotonete ou pincel molhados na tinta para começar a pintar ou escrever na folha de papel.
Depois aproxime a folha de uma fonte de calor e  aparecerá o que estiver desenhado ou escrito.
O limão possue em sua constituição ácido cítrico, que em solução aquosa, é incolor. Ao passar pelo calor, esse ácido sofre uma reação e transforma-se em uma substância de cor castanha .A reação química se chama "deslocamento do equilíbrio quimicoe mudança de cor".

h) Usando 3 pedaços de velas de tamanho diferentes e um recipiente de vidro, explicar correntes de convecção e densidade dos gases.

i) Usando uma vela, um pedaço de papel e um anteparo de vidro, explicar a combustão incompleta através do composto formado. Quantos e quais fenômenos estão envolvidos quando uma vela está acesa?

j) Demonstrar a capacidade térmica da água usando alguns dos seguintes materiais: uma vela, um balão ou bexiga, água, álcool 20%, acetona, papel, tripé de arame, papel pregueado.

k) Usando raspas de magnésio, vela e indicador ácido/base, indicar o tipo de reação envolvida e demonstrar a acidez ou a basicidade do composto formado.

l) Usando 2 tubos de vidro, 2 espetos de madeira, bicarbonato de sódio, vinagre, iodeto de potássio e água oxigenada, demonstrar a combustão em presença e na ausência de oxigênio.

m) Utilizando alguns indicadores ácido/base, demonstrar a acidez ou basicidade de alguns produtos encontrados em nosso dia a dia. E também demonstrar uma reação reversível.

n) Em um acampamento, por um descuido, um desbravador derramou o açúcar que deveria ser utilizado para adoçar o suco da refeição na areia. Utilizando-se do que se tem no acampamento, proponha os passos de um método para separar os componentes da mistura em questão. Em seguida, informe se houve alguma transformação química ou física.

o) Quantos e quais fenômenos estão envolvidos quando uma vela está acesa?
R:A combustão é uma reação química que sempre produz calor (exotérmica) em forma de energia.
A chama da vela produz luz (energia luminosa) e calor (energia térmica).

Especialidade de Alfabetização


Especialidade de Alfabetização

1. Definir o termo alfabetização.
R:A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

2.Pesquisar e descrever com brevidade como 2 ou 3 organizações em sua comunidade ou país promovem a alfabetização ou promovem serviços de alfabetização a
criança e adultos.
R: Programa Brasil alfabetizado, o Mec realiza, desde 2003, o programa voltado para a alfabetização de jovens,adultos e idosos.
O Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos (Proef-1) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da UFMG . Turmas de Alfabetização estão sempre sendo formadas e podem se inscrever adultos e idosos que queiram começar ou continuar seus estudos.

3. Escrever um parágrafo explicando porque a alfabetização é importante.
R: A habilidade de saber ler e escrever pode mudar o futuro não apenas de uma criança ,mas para jovens e adultos , e é um dos primeiros passos para que  possam ter um desenvolvimento pleno como cidadãos além de ser essencial para novas oportunidades ao longo da vida,  em todos os aspectos  , mas principalmente no ingresso ao mercado de trabalho, com melhoria da qualidade de vida.

4. Realizar 3 das seguintes atividades:
a) Ajudar alguém a ler um pequeno livro ou uma breve história.
R:Pode ser feito com crianças ou com adultos não alfabetizados. Ajude a juntar
as sílabas e formar palavras, assim vai lendo pouco a pouco, escolha um livro pequeno .

b) Ler uma pequena história para um grupo de crianças e discutir com elas posteriormente.
R:Reúna as crianças da sua igreja/da sua rua ou peça para a professora do
primário te deixar contar a história para as crianças na salinha.

c) Fazer 10 cartelas de material pedagógico com palavras simples e ilustrações ou fotos e passá-las a alguém que esteja aprendendo a ler.

d) Ler vários capítulos da bíblia para uma pessoa idosa
que você saiba que é cega ou incapaz de ler. Isso pode ser feito em uma ou
várias visitas.

e) Fazer uma apresentação de 5 minutos em
sua escola, escola sabatina ou igreja, sobre o que você aprendeu sobre alfabetização.

5. Escolher 3 palavras e explicar ao seu instrutor como você ensinaria alguém sobre o significado das palavras e como
soletrá-las.
R:Separe as sílabas, BA-NA-NA, ME-LAN-CIA, U-VA e perguntava “B com A, faz?”, assim , juntando as silabas é fácil formar  palavras.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Especialidade de Técnicas de Lavanderia

Especialidade de Técnicas de Lavanderia.

1. Saber interpretar os símbolos usados em etiquetas de roupas. Desenhar os símbolos correspondentes a:
a) Temperatura máxima de lavagem.
b) Lavar à mão.
c) Não lavar.
d) Temperatura máxima da base do ferro de passar a 200°.
e) Temperatura máxima da base do ferro de passar a 150°.
f) Temperatura máxima da base do ferro de passar a 1100.
g) Não passar.
h) Secagem em varal.
i) Secagem na horizontal.
j) Secagem por gotejamento.
k) Permitido alvejante com cloro.
l) Não alvejar / não branquear.
m) Não limpara seco.

2. Saber preparar e separar as roupas para lavar. Quais tipos de tecido não podem ser lavados à máquina?
R: Separe o branco do colorido, a lã e o algodão da seda, o trabalho do diário e do formal.
As roupas que não podem ser lavadas na máquina são as de lã, meias, lingeries, corpetes finos e trajes de banho.

3. Saber como identificar se um tecido desbota. Caso desbote, quais os cuidados necessários panoao lavá-lo e secá-lo?
R: Molha um pedaço do tecido e coloca um  branco em cima, em seguida passa os dois juntos se manchar o branco o tecido desbota.
O primeiro passo é ler a etiqueta da peça. Atente-se especialmente à temperatura da água indicada para lavagem. Utilizar ciclos e temperaturas erradas pode diminuir a vida útil da peça.
Nunca deixe roupas coloridas de molho por muito tempo, isso tira a pigmentação do tecido mais rápido. Se for necessário remover manchas mais pesadas antes da lavagem, faça a limpeza diretamente sobre a sujeira e coloque na máquina de lavar em seguida.
As fibras dos tecidos de roupas estampadas podem estourar facilmente durante o processo de lavagem – o que resultará em estampas cm aspecto craquelado e envelhecido. Para evitar que isso acontece, vire as peças do avesso antes de colocar na máquina.
Na hora de secar as roupas, não as exponha diretamente à luz do sol, que pode acelerar o desbotamento. Deixe-as secando à sombra e na hora de guardar as roupas, verifique se estão completamente secas.

4. Por que não se deve deixar as roupas sujas guardadas, especialmente se estiverem úmidas?
R: Mofa e cria fungos, além de que pode danificar outras roupas.
5. Descrever os principais cuidados ao utilizar os seguintes alvejantes ou substâncias para tirar manchas:
a) Cloro (água sanitária).
R: Não ponha em contato direto com as roupas, pois se estiver colorido, ficará manchado de branco e não deixará as roupas por muito tempo com cloro, especialmente as brancas e claras, pois elas ficam amareladas. Use em locais ventilados porque é muito forte.

b) Produtos à base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
R: Contato com a pele pode trazer problemas de saúde.

c) Amônia.
R: Produto toxico .Deve ser manuseada com o uso de máscara. Se  inalada  pode ser perigosa . Além de  irritar olhos ,pode causar lesões no trato respiratório desde a garganta até os pulmões, em contato com a pele pode   causar queimaduras . Deve ser usada em local ventilado e sem misturas .

d) Tiner.
R: É composto de tóxico, use-o em ambientes ventilados. Irrita os olhos, vias aéreas e pele. Usar óculos, máscara, luvas e avental.

e) Aguarrás.
R: Usar óculos, protetor fácil, luvas e avental.

f) Vinagre.
R: Não usar em grande quantidade.

6. Por que não se deve usar, numa mesma lavagem, mais de um tipo das substâncias acima?
R: A mistura dos produtos pode causar uma reação química que além de estragar as roupas libera gases tóxicos que podem causar lesões do aparelho respiratório.

7. Quais aspectos devem ser considerados ao se escolher uma máquina de lavar roupas para a sua família?
R: Alem do consumo de água e energia, é preciso levar em conta a quantidade e o tipo de roupas , o espaço disponível,  tamanho e a capacidade da máquina  , recursos que a máquina oferece  , etc.

8. Saber como lavar os seguintes tipos de tecidos:

a) Lã.
R: roupas e artigos de lã devem ser  lavados à mão, com água fria . As peças devem ser apertadas entre as mão e colocados para secar bem esticadas  sobre uma superfície plana .

b) Couro natural ou artificial.
R: Devem preferencialmente  ser lavados a seco , em lavanderias. Em casa o couro deve ser hidratado com um creme neutro.


c) Camurça.
R: o ideal é que seja lavada em lavanderias especializadas onde se usam produtos específicos. Em caso de pequenas manchas usar vinagre e um pano úmido .

d) Renda.
R: sempre a mão e usar sabão suave.

9. Saber como remover manchas de tinta, frutas, ferrugem, grama, chocolate, gordura, sangue, chiclete. Por que as manchas devem ser totalmente removidas antes da roupa ser lavada?
R:Tinta: Para tirar mancha de tinta da roupa é algum produto químico, geralmente, produtos como detergente neutro, álcool líquido, sabão em barra ou em pó e sabão tira-manchas resolvem são capazes de remover quase todo tipo de tinta.

Frutas: Dilua em água fria , sal, vinagre e bicarbonato de sódio e detergente. Coloque a peça manchada de molho por algumas horas e depois lave.
Ferrugem: Colocar sobre a mancha uma mistura de sal e suco de limão.
Deixe ao sol molhando o local com mais da mistura e esfregar até que a mancha saia.
Grama: Lavar com um sabão de boa qualidade deixando de molho por algum tempo.
Chocolate: 
Gordura: Usa-se driparr diretamente na mancha, aguarde alguns minutos e lave a peça normalmente.
Sangue: Coloque  água oxigenada e detergente sobre a mancha.Lave normalmente com um sabão de qualidade.
Chiclete: Colocar gelo sobre o chiclete grudado ao tecido ou colocar na geladeira, tirar o excesso e o que ainda ficar, usar esponja e sabonete.
Se as  manchas não forem retiradas antes da lavagem,  ela corre o risco de se fixar ainda mais. Se ao fim da lavagem, a roupa ainda estiver manchada, repita o processo e lave novamente.

10. Por que é importante retirar as roupas de uma máquina de lavar/secadora imediatamente após o ciclo de lavagem/secagem terminar?
R: Para que o tecido não fique amarrotado .

11. Compare um ferro de passar comum e um ferro a vapor. Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?
R:Ferro a Seco.
Tradicional e mais barato do que o ferro a vapor , é ótimo pra passar seda e tecidos sintéticos, como poliéster pois funciona muito bem em baixa temperatura .
A desvantagem é que ele gasta mais energia, e não é eficiente para passar roupas que estão muito amassadas .
Ferro a Vapor.
O vapor deixar as roupas super bem passadas sem muito esforço , portanto, passa muito mais roupa , gastando menos energia e é ideal para ser usado em tecidos mais difíceis e pesados, como jeans e gorgorão e tecidos que como  linho, saias, vestidos com pregas e calças sociais que precisem de vincos.

12. Passar, dobrar e guardar corretamente os seguintes tipos de roupas:
a) Roupas de cama
b) Calça jeans
c) Calça social
d) Saia
e) Camisa
f) Camiseta
g) Uniforme de gala

13. Cumprir os seguintes requisitos:
a) Lavar, dobrar e guardar as roupas de sua família por um mês (caso use máquina de lavar) ou por uma semana (caso seja à mão).

b) Lavar à mão (no tanque, na bacia, no rio) corretamente, pelo menos, duas peças de roupa (peças íntimas não contam).

c) Passar, dobrar e guardar corretamente as suas roupas durante, pelo menos, duas semanas.

d) Manter o seu guarda-roupa ou cômoda organizados por, no mínimo, um mês. Apresentar relatório com suas observações sobre facilidades e dificuldades no processo.






quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Especialidade de Moluscos

Especialidade de Moluscos

1. O que significa o termo “molusco”?
R:O nome vem  do latim molluscus ("mole")

2. Em relação aos moluscos das classes dos gastrópodes, cefalópodes e bivalves responder: a) Suas principais características
b) Pelo menos um representante de cada classe

Gastropoda (gastrópodes)
Esse é grupo de moluscos com maior número de representantes, com espécies ocorrendo no ambiente aquático e terrestre sendo a maioria das espécies  marinha. Possuírem uma única concha espiralada, no entanto, nem todos apresentam conchas.
Em muitos gastrópodes, os olhos estão localizados na ponta dos seus tentáculos.
-Caramujos
-Caracóis
-Lesmas 

Cephalopoda (cefalópodes)
Os cefalópodes são um grupo de moluscos marinhos que possuem tentáculos que partem da sua cabeça utilizados para a locomoção e  capturar suas presas.São os únicos moluscos com sistema circulatório fechado. Apresentam espécies sem e com concha é com concha interna reduzida .São animais muito inteligentes, apresentando um sistema nervoso e órgãos sensoriais bem desenvolvidos.
-Polvo
-Lula
-Náutilus

Bivalvia (bivalves)
Os bivalves são moluscos exclusivamente aquáticos que apresentam concha formada por duas partes articuladas. Nesse grupo, não se observa a presença de uma cabeça, bem como da rádula.Algumas espécies possuem olhos e tentáculos ao longo da borda externa do manto.
Alimentam-se de  partículas suspensas na água que são bombeadas através das brânquias por um sifão de entrada e um sifão de saída.
Algumas espécies de bivalve são sedentárias, e algumas são capazes de se enterram na areia utilizando seu pé.Outras sintetizam fios e  fixam-se a rochas e cascos de barcos. 
-Ostras
-Mexilhões
-Vieiras

3. Quais são os únicos moluscos terrestres? A qual classe eles pertencem?
R:A classe Gastropoda apresenta os moluscos terrestres que são os Caracóis e as lesmas.

4. Citar 3 características dos moluscos.
R:São animais invertebrados, protegidos por uma concha calcária .Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.Possuem tanto representantes marinhos e de água doce,quanto terrestres.
Sua respiração pode ser cutânea, branquial ou pulmonar e o  sistema digestivo completo.

5. Identificar e compreender as seguintes estruturas:
a) Em bivalves • Concha • Cicatriz do músculo • Umbo

b) Em gastrópodes • Concha • Columela • Ápice • Pé • Tentáculos • Olhos
R:
-A columela é o eixo central da concha.

6. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias? Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo fornecem maior variedade de conchas?
R:Como existem moluscos terrestres, nem todas as conchas podem ser encontradas nas praias.
Conchas de Caracóis serão encontradas em jardins  e hortas.
Conchas de moluscos marinhos são encontradas em maior número e variedade em praias de mar.


Existe uma praia onde não há areia, apenas conchas. A Shell Beach, ou Praia das Conchas , está localizada na Shark Bay, região da cidade de Denham, na costa oeste da Austrália. 

7. Descrever 3 maneiras diferentes utilizadas pelos moluscos para sua locomoção.
R:Locomovem-se por meio da musculatura bem desenvolvida da região ventral do corpo e da secreção de muco, que facilita o deslizamento e a locomoção dos gastrópodes ,Caramujos,  Caracóis e lesmas.
A movimentação também  pode ocorrer com a abertura e o fechamento da concha nos bivalves, podemos citar mariscos, ostras e mexilhões.
Os cephalópodes, ou cefalópodes, são animais exclusivamente marinhos, com cabeça ligada diretamente às estruturas locomotoras (cefalópodas = cabeça com pés), que são chamadas de tentáculos. Eles se locomovem nadando.

8. Como os moluscos se protegem?
Alguns moluscos possuem conchas e as usam para se proteger, escondendo-se dentro delas que se fecham com uma espécie de tampa chamada de opérculo. Além da concha como proteção, alguns gastrópodes têm outros métodos para se proteger. Algumas espécies secretam toxinas, outras tem gosto ruim outros ainda tem hábitos discretos.

9. De que formas as conchas são produzidas pela maioria dos moluscos? Do que são feitas?
R:Quando um molusco nasce, forma-se ao seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a construir uma concha definitiva, substituindo a primeira.substituindo a primeira. É o chamado manto – tecido parecido com a pele, envolvendo as partes vitais do animal – que secreta as substâncias formadoras das quatro camadas da concha. O principal componente é o carbonato de cálcio, extraído da água do oceano. Há também elementos orgânicos, como proteínas, produzidos pelo próprio animal. À medida que o molusco cresce, o manto elimina mais carbonato e proteínas, e a concha também aumenta de tamanho .

10. Citar 5 utilidades das conchas e dos moluscos para o homem.
R:Algumas espécies, como as ostras, mexilhões, polvos e lulas, são utilizadas na culinária em várias partes do mundo. Além da alimentação, os moluscos são importantes também na produção de joias, sendo os moluscos bivalves responsáveis pela produção das famosas pérolas.

11. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes. Estas devem ser identificadas com data de coleta ou aquisição e local de origem.

12. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina? (Leia Parábolas de Jesus, págs. 115-118).
R:As pérolas são feitas de cristais de carbonato de cálcio unidas por matéria orgânica no interior das conchas perlíferas.A produção da pérola pela ostra  é um mecanismo de defesa do animal . Quando ocorre a penetração de corpos estranhos, como grãos de areia, parasitas, pedaços de coral ou rocha, entre no interior da ostra, o manto do animal envolve essa partícula em uma camada de células epidérmicas, que produzem sobre ela várias camadas de nácar, originando a pérola. O processo demora em média três anos, e a pérola formada terá 12 mm de diâmetro. As conchas perlíferas nos ensinam lições na edificação do caráter. Sem que a ostra seja ferida não haverá formação de pérola. Pode agir de maneira sábia e transformar Feridas em Pérolas! É um processo doloroso no início, mas será recompensador no final.

13. Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:
a) As criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
Gênesis 1:20 e 21 
b) A quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
Salmos 104:25 
c) As criaturas das águas perecem fora da água.
Isaías 50:2
d) Jó considerava os corais de grande valor.
Jó 28:18
e) Salomão tinha conhecimentos sobre a vida marinha.
I Reis 4:33
f) Jesus usou um produto de conchas 2 vezes para ensinar uma lição espiritual.
Mateus 7:6 e 13:45 
g) Uma mulher de negócios vendia as famosas tintas de cor púrpura, retiradas de múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.
Atos 16:14 
h) Paulo condenava o uso de pérolas.
I Timóteo 2:9
i) Moluscos não são apropriados para comer.
Levíticos 11:9
j) As 12 portas da Cidade Santa são 12 pérolas
Apocalipse 21:21 




segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Especialidade de Samambaias

Especialidade de Samambaias

1. Qual a diferença das samambaias, arbustos e ávores?
R:O que difere  árvores  e arbustos das samambaias  é a ausência de pólen, flores ,frutos e sementes das samambaias .

2. Onde fica o caule de uma samambaia? Que parte cresce acima da terra? Qual ambiente favorável para o crescimento de samambaias?
R:São plantas cujas folhas(frondes) são a parte visível, pois o caule(rizoma) cresce na horizontal , rente ao chão ou enterrado. Apesar de  não ter caule visível, em climas tropicais ,algumas espécies podem  atingir 15 metros.
O ambiente mais favorável para seu crescimento é quente , úmido e com sombra.

3. Explicar como acontece a reprodução de uma samambaia. Localizar e descrever 3 tipos de soros a partir de 3 tipos de samambaias.
R:As samambaias se reproduzem por divisão de toceiras ou por esporos . Na parte interior da folha surgem os soros , (cápsulas da cor ferrugem que contém os esporângios ), estruturas produtoras de esporos.Os esporos  são levados pelo vento e  germinados ao encontrar um substrato em condições favoráveis (ambientes úmidos) .
4. Como os esporos viajam da planta-mãe para um novo local? Quanto tempo leva para um esporo se desenvolver até a planta adulta? Observar em samambaias ao natural, ou fotografia de samabaias jovens, como são diferentes das samambaias adultas. R:Os esporos caem no ambiente  levados pelo vento e, em solo favorável ao seu crescimento (úmido), onde aja presença  de água , germinam . Desde a maturação ,deslocamento e fecundação do esporo até o surgimento de uma nova planta de samambaia ,o processo demora em média 90 dias.


5. Conhecer o uso medicinal de três samambaias.
R: Samambaia Paulista (Nephrolepis pectinata )
A infusão de suas folhas secas tem efeito redutor e controlador de açúcar no sangue.

-Samambaia Avenca (Adiantum capillus-veneris)

Serve para tratar e aliviar tosse , bronquite e asma, agindo também contra a má digestão e dores reumáticas.Como fitocosmética, combate a queda e a oleosidade excessiva dos cabelos.

Samabaia do Amazonas ( Phlebodium decumanum )
O rizoma dessa samambaia pode ser utilizado na preparação de tinturas para aplicação externa ,ou xaropes e infusão.

6. Desenhar, fotografar e identificar, pelo menos, 10 tipos de samambaias contendo: Nome científico, classificação e onde pode ser encontrada.
R:
Saccoloma inaequale-Saccolomataceae
Cresce no sub-bosque de florestas e se desenvolve em diversos tipos de solos.

Samambaia membranosa
Trichomanes elegans-Hymenophyllaceae
Planta tropical, de locais com muita umidade.

Samambaia dos banhados
Blechnum schomburgkii-Blechnaceae.
Cresce em florestas tropicais com alta incidência de chuva.
Samambaia-prata
Pteris cretica-Pteridaceae
Nativa das Américas do Sul e Central.

Samambaia de Boston
Nephrolepis exaltata "Bostoniensis"-Nephrolepidaceae
Nativa de regiões tropicais.

Samambaia rabo-de-gato
Thelypteris dentata-Thelypteridaceae
Se desenvolve tanto em ambientes sombreados e úmidos quanto em áreas abertas em todo o país.

Samambaia comum
Ctenitis sp.-Dryopteridaceae
Distribuídas nos trópicos, entre o Velho e o Novo Mundo, ocorrendo geralmente em regiões de baixa a média altitude.


Samambaia-de-barranco
Dicranopteris pectinata-Gleicheniaceae
Samambaia rústica, de solos ácidos e pobres.Reveste barrancos erodidos.

Samambaia cipó-cabeludo
Microgramma squamulosa-Polypodiaceae
Planta nativa do Brasil, ocorrendo na Mata Atlântica .

Renda-portuguesa
Davallia fejeensis-Davalliaceae
Samambaia originária das Ilhas Fiji e Austrália.

7. Além das samambaias comuns, existem plantas semelhantes as samambaias que são conhecidas como licopódio e cavalinha. Ser capaz de reconhecer duas licopodiáceas e uma cavalinha. Quais as suas semelhanças com as samambaias?
R:Nome científico: Lycopodiella alopecuroides (L.) Cranfill
Família: Lycopodiaceae
Conhecida popularmente: Licopódio.

Nome científico: Lycopodium ClavitiumL
Familia:lycopodiaceae
Nome popular: pata-de-lobo

Nome científico:Equisetum giganteum  L.
Familia: Equisetaceae
Nomes populares:  Cavalinha, cavalinha-gigante, cauda-de-cavalo, rabo-de-cavalo, erva-canudo, rabo-de-raposa.



Licopódio e Cavalinha tem características semelhantes as das conhecidas samambaias. Não produz frutos, nem mesmo flores. 

Especialidade de Ervas

Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos  1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas.  2. Salsa– Temper...