quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Especialidade de Moluscos

Especialidade de Moluscos

1. O que significa o termo “molusco”?
R:O nome vem  do latim molluscus ("mole")

2. Em relação aos moluscos das classes dos gastrópodes, cefalópodes e bivalves responder: a) Suas principais características
b) Pelo menos um representante de cada classe

Gastropoda (gastrópodes)
Esse é grupo de moluscos com maior número de representantes, com espécies ocorrendo no ambiente aquático e terrestre sendo a maioria das espécies  marinha. Possuírem uma única concha espiralada, no entanto, nem todos apresentam conchas.
Em muitos gastrópodes, os olhos estão localizados na ponta dos seus tentáculos.
-Caramujos
-Caracóis
-Lesmas 

Cephalopoda (cefalópodes)
Os cefalópodes são um grupo de moluscos marinhos que possuem tentáculos que partem da sua cabeça utilizados para a locomoção e  capturar suas presas.São os únicos moluscos com sistema circulatório fechado. Apresentam espécies sem e com concha é com concha interna reduzida .São animais muito inteligentes, apresentando um sistema nervoso e órgãos sensoriais bem desenvolvidos.
-Polvo
-Lula
-Náutilus

Bivalvia (bivalves)
Os bivalves são moluscos exclusivamente aquáticos que apresentam concha formada por duas partes articuladas. Nesse grupo, não se observa a presença de uma cabeça, bem como da rádula.Algumas espécies possuem olhos e tentáculos ao longo da borda externa do manto.
Alimentam-se de  partículas suspensas na água que são bombeadas através das brânquias por um sifão de entrada e um sifão de saída.
Algumas espécies de bivalve são sedentárias, e algumas são capazes de se enterram na areia utilizando seu pé.Outras sintetizam fios e  fixam-se a rochas e cascos de barcos. 
-Ostras
-Mexilhões
-Vieiras

3. Quais são os únicos moluscos terrestres? A qual classe eles pertencem?
R:A classe Gastropoda apresenta os moluscos terrestres que são os Caracóis e as lesmas.

4. Citar 3 características dos moluscos.
R:São animais invertebrados, protegidos por uma concha calcária .Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.Possuem tanto representantes marinhos e de água doce,quanto terrestres.
Sua respiração pode ser cutânea, branquial ou pulmonar e o  sistema digestivo completo.

5. Identificar e compreender as seguintes estruturas:
a) Em bivalves • Concha • Cicatriz do músculo • Umbo

b) Em gastrópodes • Concha • Columela • Ápice • Pé • Tentáculos • Olhos
R:
-A columela é o eixo central da concha.

6. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias? Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo fornecem maior variedade de conchas?
R:Como existem moluscos terrestres, nem todas as conchas podem ser encontradas nas praias.
Conchas de Caracóis serão encontradas em jardins  e hortas.
Conchas de moluscos marinhos são encontradas em maior número e variedade em praias de mar.


Existe uma praia onde não há areia, apenas conchas. A Shell Beach, ou Praia das Conchas , está localizada na Shark Bay, região da cidade de Denham, na costa oeste da Austrália. 

7. Descrever 3 maneiras diferentes utilizadas pelos moluscos para sua locomoção.
R:Locomovem-se por meio da musculatura bem desenvolvida da região ventral do corpo e da secreção de muco, que facilita o deslizamento e a locomoção dos gastrópodes ,Caramujos,  Caracóis e lesmas.
A movimentação também  pode ocorrer com a abertura e o fechamento da concha nos bivalves, podemos citar mariscos, ostras e mexilhões.
Os cephalópodes, ou cefalópodes, são animais exclusivamente marinhos, com cabeça ligada diretamente às estruturas locomotoras (cefalópodas = cabeça com pés), que são chamadas de tentáculos. Eles se locomovem nadando.

8. Como os moluscos se protegem?
Alguns moluscos possuem conchas e as usam para se proteger, escondendo-se dentro delas que se fecham com uma espécie de tampa chamada de opérculo. Além da concha como proteção, alguns gastrópodes têm outros métodos para se proteger. Algumas espécies secretam toxinas, outras tem gosto ruim outros ainda tem hábitos discretos.

9. De que formas as conchas são produzidas pela maioria dos moluscos? Do que são feitas?
R:Quando um molusco nasce, forma-se ao seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a construir uma concha definitiva, substituindo a primeira.substituindo a primeira. É o chamado manto – tecido parecido com a pele, envolvendo as partes vitais do animal – que secreta as substâncias formadoras das quatro camadas da concha. O principal componente é o carbonato de cálcio, extraído da água do oceano. Há também elementos orgânicos, como proteínas, produzidos pelo próprio animal. À medida que o molusco cresce, o manto elimina mais carbonato e proteínas, e a concha também aumenta de tamanho .

10. Citar 5 utilidades das conchas e dos moluscos para o homem.
R:Algumas espécies, como as ostras, mexilhões, polvos e lulas, são utilizadas na culinária em várias partes do mundo. Além da alimentação, os moluscos são importantes também na produção de joias, sendo os moluscos bivalves responsáveis pela produção das famosas pérolas.

11. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes. Estas devem ser identificadas com data de coleta ou aquisição e local de origem.

12. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina? (Leia Parábolas de Jesus, págs. 115-118).
R:As pérolas são feitas de cristais de carbonato de cálcio unidas por matéria orgânica no interior das conchas perlíferas.A produção da pérola pela ostra  é um mecanismo de defesa do animal . Quando ocorre a penetração de corpos estranhos, como grãos de areia, parasitas, pedaços de coral ou rocha, entre no interior da ostra, o manto do animal envolve essa partícula em uma camada de células epidérmicas, que produzem sobre ela várias camadas de nácar, originando a pérola. O processo demora em média três anos, e a pérola formada terá 12 mm de diâmetro. As conchas perlíferas nos ensinam lições na edificação do caráter. Sem que a ostra seja ferida não haverá formação de pérola. Pode agir de maneira sábia e transformar Feridas em Pérolas! É um processo doloroso no início, mas será recompensador no final.

13. Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:
a) As criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.
Gênesis 1:20 e 21 
b) A quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.
Salmos 104:25 
c) As criaturas das águas perecem fora da água.
Isaías 50:2
d) Jó considerava os corais de grande valor.
Jó 28:18
e) Salomão tinha conhecimentos sobre a vida marinha.
I Reis 4:33
f) Jesus usou um produto de conchas 2 vezes para ensinar uma lição espiritual.
Mateus 7:6 e 13:45 
g) Uma mulher de negócios vendia as famosas tintas de cor púrpura, retiradas de múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.
Atos 16:14 
h) Paulo condenava o uso de pérolas.
I Timóteo 2:9
i) Moluscos não são apropriados para comer.
Levíticos 11:9
j) As 12 portas da Cidade Santa são 12 pérolas
Apocalipse 21:21 




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