segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Especialidade de Química

Especialidade de  Química

1. Definir o seguinte:
a) Compostos.
R: Um composto químico é uma substância química constituída por moléculas ou cristais de 2 ou mais átomos ou íons de elementos diferentes que se ligam entre si. As proporções entre elementos de uma substância não podem ser alterados por processos físicos e ligados numa proporção fixa e definida.

b) Soluções.
R: As soluções químicas são misturas homogêneas formadas por duas ou mais substâncias. Os componentes de uma solução são denominados de soluto e solvente: Soluto: representa a substância dissolvida. Solvente: é a substância que dissolve.

c) Transformação química.
R: Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que há formação de novas substâncias pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).

d) Transformação física.
R: As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico. Exemplos de transformações físicas: Um papel que se rasga.

e) Átomos.
R: Um átomo é a quantidade menor de um elemento químico com existência própria, considerada indivisível. O átomo é formado por um núcleo com protões e neutrões e por vários electrões orbitais, cujo número varia consoante o elemento químico.

f) Próton.
R: Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico.

g) Nêutron.
R: Nêutron (n) é uma pequena partícula que constitui o núcleo do átomo. Não tem carga e é formada por partículas ainda menores, as quais recebem o nome de quarks. O nêutron, ou neutrão (em português europeu), é formado por dois quarks down e um quark up.

h) Elétron.
R: Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética.

i) Moléculas.
R: Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias. Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas.

j) Ácido.
R: Ácido, no âmbito da química, pode se referir a um composto capaz de transferir Íons (H+) numa reação química (vide Ácido de Bronsted), podendo assim diminuir o pH de uma solução aquosa, ou a um composto capaz de formar ligações covalentes (vide Ácido de Lewis) com um par de eléctrons. As bases são os análogos opostos aos ácidos. Há dois tipos de ácidos, os Hidrácidos e os Oxiácidos (que possuem oxigênio em sua composição).

k) Sal.
R: Em química, um sal é um composto que em água se dissocia num cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.

l) Destilação.
R: A destilação é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método para separá-las.

m) Destilação fracionada.
R: Destilação fracionada é o produto de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades físicas distintas, como o ponto de ebulição. Ela é um processo de separação e loteamento (agrupamento) dos produtos da mistura e é empregada quando os pontos de ebulição dos componentes de uma mistura são próximos e não é possível realizar uma destilação simples. Um aparelho mais complexo e que exige um pouco mais de tempo no processo.

n) Filtragem.
R: Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala de laboratório e filtrações de escala industrial.

o) Combustão.
R: Combustão ou queima é uma reação química exotérmica (há exceções) entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.

p) Dissolução fracionada.
R: Dissolução fracionada é um método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois,assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente.

q) Indicadores ácido/base.
R: Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.

2. Descobrir:
a) O que é tabela periódica e qual a sua importância?
R: A Tabela Periódica é um sistema de divisão e classificação dos elementos químicos conhecidos e as características de cada um deles. A Tabela Periódica é composta por sete períodos , dezoito grupos, e, atualmente, mais de 110 elementos .
A maneira com que os elementos estão divididos na tabela facilita a consulta das propriedades dos elementos além  de possibilitar maior facilidade para se sobre a massa atômica, número atômico, distribuição eletrônica dos átomos, entre outras características, dos elementos.

b) O que são elementos químicos?
R: Átomos que possuem o mesmo número atômico se reúnem formando um elemento químico.

c) Como os elementos estão agrupados na tabela?
R: São agrupados em quatro grupos principais conforme as propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, por possuir propriedades  distintas, forma sozinho , um grupo a parte.

d) O que é número atômico?
R:É a quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de um elemento químico e é representado pela letra z.

e) Como os elementos são representados na tabela?
R: São representados por uma ou mais letras(p. ex. O – oxigênio; C – carbono; K – potássio) ou duas letras sendo a primeira maiúscula e a segunda minúscula (p. ex. Al – alumínio; Na – sódio; Cl – cloro), onde três letras representam elementos cujo nome ainda não está definido junto a IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) .Além das letras que os representam esses elementos possuem um nome provisório representado por duas sílabas em latim.

3. Que gases eliminam a vida? Como? Explicar o princípio de um composto químico que extingue o fogo.
R: Gás natural (de cozinha), monóxido de carbono e qualquer outro gás que não seja o oxigênio impossibilitam a vida de quase todos os seres vivos.(a exceção ,fungos, amebas e alguns ciliados).
Um extintor químico neutraliza a ação combustível do oxigênio pois o gás carbônico ,ao ser expelido, reduz o contato do material que está queimando com o oxigênio do ar, extinguindo o fogo. Alguns extintores à base de gás carbônico funcionam com este gás liquefeito .
4. Mencionar 2 fontes comuns de monóxido de carbono. Por que é uma substância perigosa?
R: Fumaça da queima de combustíveis fósseis.
Queima das substâncias tóxicas adicionadas ao tabaco.        ( Gasolina e cigarros). Quando o monóxido de carbono é inalado se liga à hemoglobina, impedindo que o sangue transporte oxigênio e, como resultado, os tecidos do corpo não recebem oxigênio suficiente desencadeando colapso de suas funções. Uma quantidade reduzida não costuma ser prejudicial; no entanto, resulta numa intoxicação quando as concentrações de monóxido de carbono no sangue se tornam muito elevadas podendo causar a morte.

5. Quais os estados físicos da matéria?
R: A matéria pode ser encontrada em até 7 estados físicos. Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o  Gás fermiônico e o Super fluído de polarations.

6. Escolher, explicar o fenômeno que está envolvido e fazer 5 das alternativas a seguir:
a) Tentar acender um cubo de açúcar, primeiro sem, e depois com algumas cinzas aplicadas ao cubo, demonstrando a ação catalisadora.

b) Colocar um cubo de gelo num copo com água, colocar um barbante de 10 centímetros em cima do gelo no copo, então solucionar o problema de tirar o cubo de gelo da água sem tocá-lo.
R:Ao adicionar o cubo de gelo a água e o barbante sobre o gelo a água vai molhar o barbante que congelará em contato com o gelo fazendo com que esse se fixe ao cubo que poderá ser erguido pelo barbante.
Essa reação química se chama crioscopia.

c) Usando água, aguarrás e sabão, transferir uma foto de jornal para uma folha de papel em branco.

d) Usando uma bacia de água, fósforos de madeira, um torrão de açúcar e um pouco de sabão, demonstrar a ação do açúcar e do sabão sobre fósforos que boiam na água.

e) Colocar um ovo fresco em água doce e depois salgar a mesma, anotando a diferença.
R:O ovo afundou na água doce porque  sua densidade é maior que a da água. No momento em que se acrescentou  sal na água, aumentou a sua densidade e, dessa forma, a densidade do ovo se tornou menor que a da mistura de água e sal e  ele flutuou.
A reação química que ocorreu foi a solubilidade.

f) Demonstrar as cores produzidas quando os elementos a seguir são queimados: sal, cobre, sulfato e ácido bórico.

g) Fazer uma tinta invisível.
R:Materiais :pincel ou cotonete, folhas de papel brancas e lisas, um pouco de água , suco de limões e uma fonte de calor.
Com o suco do limão em um recipiente ,diluir com um pouco de água.
Usar o cotonete ou pincel molhados na tinta para começar a pintar ou escrever na folha de papel.
Depois aproxime a folha de uma fonte de calor e  aparecerá o que estiver desenhado ou escrito.
O limão possue em sua constituição ácido cítrico, que em solução aquosa, é incolor. Ao passar pelo calor, esse ácido sofre uma reação e transforma-se em uma substância de cor castanha .A reação química se chama "deslocamento do equilíbrio quimicoe mudança de cor".

h) Usando 3 pedaços de velas de tamanho diferentes e um recipiente de vidro, explicar correntes de convecção e densidade dos gases.

i) Usando uma vela, um pedaço de papel e um anteparo de vidro, explicar a combustão incompleta através do composto formado. Quantos e quais fenômenos estão envolvidos quando uma vela está acesa?

j) Demonstrar a capacidade térmica da água usando alguns dos seguintes materiais: uma vela, um balão ou bexiga, água, álcool 20%, acetona, papel, tripé de arame, papel pregueado.

k) Usando raspas de magnésio, vela e indicador ácido/base, indicar o tipo de reação envolvida e demonstrar a acidez ou a basicidade do composto formado.

l) Usando 2 tubos de vidro, 2 espetos de madeira, bicarbonato de sódio, vinagre, iodeto de potássio e água oxigenada, demonstrar a combustão em presença e na ausência de oxigênio.

m) Utilizando alguns indicadores ácido/base, demonstrar a acidez ou basicidade de alguns produtos encontrados em nosso dia a dia. E também demonstrar uma reação reversível.

n) Em um acampamento, por um descuido, um desbravador derramou o açúcar que deveria ser utilizado para adoçar o suco da refeição na areia. Utilizando-se do que se tem no acampamento, proponha os passos de um método para separar os componentes da mistura em questão. Em seguida, informe se houve alguma transformação química ou física.

o) Quantos e quais fenômenos estão envolvidos quando uma vela está acesa?
R:A combustão é uma reação química que sempre produz calor (exotérmica) em forma de energia.
A chama da vela produz luz (energia luminosa) e calor (energia térmica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialidade de Ervas

Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos  1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas.  2. Salsa– Temper...