Especialidade de Sistema Respiratório.
1. Quais são as estruturas que formam o sistema respiratório? Ilustrar e descrever as principais funções de cada uma.
Cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos são as estruturas que formam o sistema respiratório , sendo que as últimas três fazem parte dos os pulmões.
As cavidades nasais -responsáveis por produzir o muco que umedece as vias respiratórias e que junto com os pêlos funcionam como filtros retendo partículas de poeira.
A faringe, - comum ao sistema digestório e respiratório , formada por cartilagem , liga a laringe à traqueia. Na porção inicial da laringe, encontra-se a epiglote, uma estrutura cartilaginosa que funciona como uma válvula que impede o alimento de entrar nas vias respiratórias. Em seguida , esta a traqueia, um tubo de 9 a 12,5 centímetros formada por vários anéis de cartilagem, que impedem que ela se feche, permite a passagem constante de ar.
A traqueia divide-se em dois tubos chamados de brônquios, que penetram nos pulmões e ramificam-se em tubos mais finos que são conhecidos como bronquíolos e formam a chamada árvore respiratória. Nos bronquíolos ocorrem as trocas gasosas, processo conhecido como hematose.
2. Os pulmões direito e esquerdo são iguais? Qual a diferença anatômica entre eles?
R: Os pulmões não são simétricos, o direito é maior e dividido em três partes ou lobos. O pulmão esquerdo é dividido em dois lobos. Na face interna de cada pulmão observa- se uma grande fenda, o hilo pulmonar. É través do hilo que penetram os bronquíolos , as artérias e saem veias pulmonares. Também passam pelo hilo as veias pulmonares.
3. Quais são os 2 principais gases do nosso organismo? O que é troca gasosa? Descrever as vias condutoras do ar até o momento da troca gasosa.
R: São o oxigênio e o gás carbônico. É no processo de hematose pulmonar que ocorre dentro dos alvéolos pulmonares que o oxigênio vindo da respiração é levado a corrente sanguínea e o gás carbônico é retirado dela e levado através das vias aéreas, para fora do corpo.
4. O que é alvéolo e qual a sua função? Através de desenhos ou figuras, ilustrar um alvéolo demonstrando o momento da troca gasosa.
5. Qual a principal função das células ciliadas, com cílios móveis?
R: A principal função com certeza é a locomoção dessas células.
6. Qual a relação entre respiração celular e a respiração pulmonar?
R: Uma está ligada a outra, pois a respiração celular é um processo feito pela mitocôndria, com uso de oxigênio para gerar energia para as células, e esse oxigênio vem através da respiração pulmonar, que leva oxigênio para as células.
7. Explicar como os sistemas circulatório e respiratório estão intimamente ligados.
R: O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele e necessário.
Os principais órgãos do sistema cardio-respiratório são o coração e os pulmões, eles trabalham interligados.
8. Qual a importância da hemoglobina e do ferro para a oxigenação do organismo?
R: Além de transportar oxigênio, a hemoglobina também participa do processo de transporte de nutrientes a todas as células do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substâncias secretadas pelas células, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo.
9. Descrever em detalhes os movimentos de inspiração e expiração. Qual a importância do músculo diafragma para estes movimentos?
R: Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. Nesse processo ocorre a contração do diafragma, ocasionando seu rebaixamento. Os músculos intercostais também se contraem fazendo com que as costelas se levantem. Isso faz com que o tórax se expanda e a pressão interna dos pulmões torne-se menor que a externa. Com a redução da pressão intrapulmonar, o ar entra pelas vias respiratórias e chega aos alvéolos onde ocorram as trocas gasosas.
A expiração consiste no conjunto de movimentos que resulta na retirada do ar do interior das vias respiratórias. Nesse caso, ocorre o relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma.
Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa. O aumento da pressão intrapulmonar faz com que o ar seja lançado para fora do nosso corpo.
10. Qual órgão do sistema nervoso central controla a respiração? Por quê?
R: O controle da respiração é realizado pelo centro respiratório localizado no Bulbo raquidiano, que se caracteriza principalmente nas concentrações de gás carbônico presente no sangue.
11. Qual é a frequência respiratória normal dos seguintes:
a) Recém-nascidos.
R: Entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos.
b) Crianças.
R: A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm).
2-11 meses: até 50 mrm.
de 1-4 anos: até 40 mrm.
c) Adultos.
R: O adulto normal em repouso respira confortavelmente 12 a 18 vezes por minuto.
12. Definir os seguintes termos sobre alterações respiratórias:
a) Eupneia.
R: Respiração normal, sem problemas.
b) Taquipneia.
R: Aceleração do ritmo respiratório.
c) Bradipneia.
R: Lentidão anormal da respiração; braquipneia.
d) Dispneia.
R: Dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta, ger. associada a doença cardíaca ou pulmonar.
e) Ortopneia.
R: Dificuldade de respiração provocada por certas doenças, esp. quando o paciente se encontra deitado.
f) Apneia.
R: Suspensão momentânea da respiração.
13. Estudar as seguintes doenças respiratórias e dizer, sobre cada uma, como ocorre / é adquirida, transmissão (se for o caso), tratamento e prevenção:
a) Asma.
b) Tuberculose.
c) Pneumonia.
d) Gripe/infecções de vias aéreas superiores.
e) Enfisema pulmonar
f) Tromboembolismo pulmonar.
g) Pneumoconioses.
h) Fibrose cística.
14. Pesquisar os efeitos do cigarro no sistema respiratório. Apresentar seus resultados de uma das seguintes maneiras:
a) Relatório escrito, no mínimo 500 palavras.
b) Apresentação oral, no mínimo 5 minutos.
c) Exposição de cartazes e faixas.
d) Poema ou música.
15. Fazer uma pesquisa em sua região ou Estado comparando os índices de qualidade do ar. Como esses índices podem ser melhorados? O que você pode fazer para melhorá-los?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Especialidade de Ervas
Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos 1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas. 2. Salsa– Temper...
-
Especialidade de Nós e Amarras 1. Definir os seguintes termos: a) Seio (laçada) - É a parte central de uma corda. Corda dobrada...
-
Especialidade de Árvores 1. Descrever as diferenças entre árvores e arbustos. R:A principal diferença entre uma árvore e um a...
-
Especialidade de Mordomia 1. Descobrir os princípios básicos de mordomia ao responder as seguintes questões: a) O que I Cor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário