domingo, 6 de novembro de 2022

Especialidade de Temperança

Temperança

1. Memorizar e assinar o Voto de Temperança: Eu _____________estou consciente de que o uso do álcool , fumo e outras  drogas , lícitas ou ilícitas não é compatível com um viver saudável. Me comprometo então a não fazer uso dessas substâncias , e a viver de acordo com os princípios da Temperança Cristã. ”

2. Decorar 3 versos bíblicos e 3 citações do Espírito de Profecia dentre os seguintes:
a. I Coríntios 10:31 – Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

b. I Coríntios 6:19, 20 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

c. Gálatas 5:22, 23 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,. mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

a. “A verdadeira temperança nos ensina a abstermo-nos inteiramente daquilo que é prejudicial, e usar com parcimônia apenas alimentos saudáveis e nutritivos”. Temperança, pág. 3

b. “…a temperança por si só é o fundamento de todas as graças que vêm de Deus, o fundamento de todas as vitórias a serem alcançadas”. Temperança, pág. 201

c. “Uma vida pura e nobre, uma vida de vitória sobre o apetite e o desejo, é possível a todos que unirem a fraca vontade humana à onipotente e inabalável vontade de Deus”. Temperança, pág. 113
3. Escolha e execute 3 das atividades abaixo: a) Escrever e apresentar um discurso de 5 a 8 minutos sobre a temperança. b) Escrever um trabalho de 150 a 200 palavras sobre o álcool, tabaco, drogas ou forma física, e sobre seu comprometimento com um estilo de vida saudável. c) Escrever um verso sobre o tópico da prevenção das drogas. d) Desenhar/fazer um cartaz falando sobre os efeitos prejudiciais das drogas, tabaco e álcool. e) Realizar uma exposição sobre o perigo das drogas num shopping, biblioteca ou escola. f) Fazer um caderno de, pelo menos, 20 páginas, com anúncios antidrogas colados nas páginas do mesmo. g) Compartilhar com, pelo menos, 5 pessoas o que você conseguiu aprender a partir da lista acima, e convencê-los a assinar o Voto de Temperança (familiares mais próximos não podem ser incluídos).
R:a. Escrever um verso sobre o tópico da prevenção das drogas.
b. Desenhar/fazer um cartaz de 50×70 cm falando sobre os efeitos prejudiciais das drogas, tabaco e álcool.
c. Realizar uma exposição sobre o perigo das drogas num shopping, biblioteca ou escola.
"ESSAS 3 OPÇÕES COLOCADAS EM UM CARTAZ"

4. Sobre o Cigarro, Drogas e Álcool:
a) Saber e explicar a razão por trás da advertência contida nos maços de cigarro: “Fumar é prejudicial à saúde”
R:A razão por trás da advertência contida nos maços de cigarro: “Fumar é prejudicial à saúde”é para que pessoas tenham a noção de que o que elas estão comprando , o cigarro, é a causa de inúmeros males a saúde , como o câncer na boca, na língua e todo o aparelho respiratório, além de aumento  a predisposição ao infarto, diminuição da capacidade física, etc. Por tudo isso, o Ministério da Saúde, preocupado com as pessoas que não sabem desses males (ou não querem saber) colocou esse alerta sobre essa realidade em maços e carteiras de cigarro .

b) O que é fumante passivo?
R:Fumante passivo é o não-fumante que convive com fumantes , ficando assim, exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante. São cerca de 4000 compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos.

c) Pesquisar sobre quantas pessoas morrem anualmente no seu país vítimas do cigarro e quanto o governo gasta com a saúde de pacientes.
R:Só no Brasil, são 157 mil mortes por ano. O custo anual para a saúde pública nacional é de R$ 57 bilhões (contra 13 bilhões em impostos recolhidos pela indústria). Apesar dos avanços na política antitabaco, ainda existem cerca de 20 milhões de fumantes no País.

d) Pesquise sobre 4 dos seguintes ingredientes da fumaça do tabaco:
1. Nicotina- Droga encontrada nas folhas do tabaco, a nicotina é o principal elemento que causa a dependência química do cigarro e o torna tão difícil de ser largado. A nicotina libera ao cérebro efeitos agradáveis durante o uso que, no entanto, são temporários. E isso traz uma necessidade de consumi-la novamente.
2. Arsênico -Metal pesado utilizado no endurecimento de ligas metálicas de chumbo e latão, além da fabricação de inseticidas e venenos.
Presente no cigarro , quando inalado ou ingerido é causa direta do acometimento de câncer em fumantes.
3. Formaldeído
4. Monóxido de carbono -Gás incolor e tóxico, o monóxido de carbono está presente na fumaça do cigarro é também responsável pela dor de cabeça durante o período inicial de abstinência do cigarro.Quando  inalada essa substância, pode ter um comprometimento no transporte do oxigênio feito pelo sangue para todas as partes do corpo.
5. Cianeto
6. Fenolbenzofrina
7. Amônia -Gás incolor  corrosivo e tóxico . A amônia é utilizada na fabricação de produtos de limpeza, fertilizantes agrícolas e explosivos e esta também, encontrada na fumaça do cigarro. Caso inalada por  períodos prolongados causa tosse, falta de ar e  asfixia por comprometimento das vias aéreas superiores.

e) Pesquisar sobre 2 das doenças relacionadas ao cigarro:
1. Enfisema -O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. 

2. Cirrose -Doença degenerativa do fígado. É uma inflamação crônica causada por excesso de produtos químicos como drogas e álcool.
Não pode ser curada apenas tratada.

f) Pesquisar sobre quantas pessoas morrem anualmente no seu país vítimas do álcool, em acidentes provocados por embriaguez ou em decorrência do uso exagerado.
R:Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o uso contumaz e abusivo do álcool é responsável por 2,8 milhões de mortes por ano no mundo, sendo 100 mil delas só no Brasil.22 de fev. de 2023

g) Pesquise quais os efeitos do tabaco, álcool e drogas na gravidez.
R:Durante a gestação, tudo o que a gestante consome afeta a saúde do feto. E isso vale para bebidas alcoólicas, cigarros ou outras drogas que liberam substâncias  que podem retardar o desenvolvimento no útero, provocar a ocorrência de má formação fetal e  diminuir significativamente as chances da gestação ser levada a termo e o bebê sobreviver.

h) Leia o capítulo “Estimulantes e Narcóticos,” no livro Medicina e Salvação (de Ellen White). Ser capaz de discutir com seus desbravadores (ou unidade) sobre o que aprendeu.
R:A serva do Senhor ilustra de maneira muito clara os malefícios dos alimentos e bebidas estimulantes , bem como do fumo e bebidas alcoólicas .
Muitos de nós julgam que algo que nos estimule é nos deixe alerta para os afazeres diário não nos trarão prejuízo a saúde, porém existem incontáveis efeitos colaterais nessas substâncias que poderão acabar com nossa saúde física e mental.
A dependência causada por certas bebidas, além de substâncias encontradas em cigarros podem acabar tanto com quem as consome ,quanto com os que estão a sua volta.
Lares desfeitos e vidas arruinadas são o reflexo de uma vida sem Deus e entregue aos prazeres ilusórios do apetite desmedido. 

5. Ler o capítulo “Estimulantes e Narcóticos” no livro Medicina e Salvação. Ser capaz de discutir brevemente ou fazer um resumo por escrito de cerca de dois ou três parágrafos.


6. Depois de estudar as fontes a seguir, relacionar três coisas que contribuem para a temperança e boa saúde. (Além de abster-se de coisas prejudiciais).
a. Temperança, pág. 139, 1º parágrafo
b. Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág. 406, 1º parágrafo
c. Temperança, pág. 140, 2º parágrafo
d. Temperança, pág. 143, 3º parágrafo
e. Conselhos Sobre Saúde, pág. 127, 4º parágrafo
f. Temperança, pág. 148, 2º parágrafo
R:"A lei da temperança deve nortear a vida de todo cristão. Deus deve estar em todas as nossas cogitações; deve-se ter sempre em vista Sua glória. Devemos fugir de toda influência que nos escravize os pensamentos e nos afaste de Deus. Achamo-nos sob as sagradas obrigações para com Deus, de dirigir o nosso corpo e reger os nossos apetites e paixões de tal modo que eles não nos afastem da pureza e santidade, ou desviem-nos a mente da obra que Deus deseja que façamos. (Rom. 12:1.) Review and Herald, 1º de dezembro de 1896."

7. Discutir e dramatizar em estilo peça teatral: O que você faria se…
a. Seu melhor amigo lhe pedisse para experimentar um cigarro?
b. Um colega de classe lhe oferecesse dinheiro para vender maconha?
c. Um parente mais velho lhe oferecesse um gole de cerveja?
d. A fumaça do cigarro de um estranho lhe estivesse incomodando?
e. Um amigo o convidasse para fumar maconha?
f. Você fosse a uma festa com um amigo, ele ficasse bêbado e insistisse em dirigir na hora de voltar para casa?





Especialidade de Cidadania Cristã

Especialidade de Cidadania Cristã

1. Defina o termo Cidadania.
R: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).

2. Descrever as seguintes bandeiras:
a) Do seu país.
R: Brasil : retangular verde, sobreposta por um retangulo na.diagonal amarelo,um circulo azul com estrelas brancas e uma faixa com a frase
"Ordem e Progresso "ao centro.

b) Do seu Estado.
R;retangular branca com um triângulo vermelho ao centro com a frase em latim "libertas quae sera tamen" tema da Inconfidência Mineira é que significa "liberdade ainda que tardia ".

c) Do seu Município.
R:retangular azul cortada na diagonal por faixas amarel e verde .As faixas unem os cantos da bandeira entrecruzando-se ao centro onde se localiza a figura geométrica branca contendo o brasão com representações da área urbana e rural .
d) Dos Jovens Adventistas.
R:retangular dividida em quatro sendo duas partes brancas e duas vermelhas.
No centro a logo do J.A com os 3 anjos atravessando o globo terrestre.
e) Dos Desbravadores.
R: retangular dividida em em quatro partes sendo duas azuis e duas brancas  com o emblema D1 dos desbravadores ao centro.

3. Pesquise e relate o significado das cores, símbolos, significado, curiosidades e história (se houver) das bandeiras do item 2.
Bandeira do Brasil.
A bandeira passou por diversas versões pra chegar até a atual.
Verde: simboliza as matas brasileiras;
Amarelo: representa o ouro ou as riquezas
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”

Bandeiro do seu estado.(meu estado é Minas Gerais)
A bandeira de Minas Gerais é branca e tem ao centro um triângulo vermelho e uma frase em latim, lema da Inconfidência Mineira (1789)
Libertas quae sera tamen
Liberdade ainda que tardia.

Bandeiro do seu município.(minha cidade é Varginha)
A Bandeira Municipal de Varginha, de autoria do heraldista Arcinóe Antônio Peixoto Faria,O estilo da Bandeira obedece à tradição da heráldica portuguesa, o brasão constante na Bandeira simboliza o governo Municipal e o retângulo onde é aplicado representa a própria cidade-sede do Município. As faixas simbolizam o Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes do território representando as propriedades rurais existentes no território Municipal.

Bandeira dos Jovens Adventistas.
A bandeira dos jovem tem em suas cores a representação do sangue derramado por nós na cruz (vermelho) e da pureza (branco).Tem ao centro a representação dos 3 anjos de Apocalipse capítulo 14 .O primeiro diz que devemos adorar aquele que fez a Terra, o mar, as águas e tudo o que há. É uma referência ao Deus que fez o mundo em 6 dias e santificou o sétimo. O segundo anjo diz que Babilônia, símbolo da igreja católica e seus ramos protestantes têm caído por crimes e pecados contra Deus e os homens e que devemos nos afastar desses movimentos. O terceiro anjo diz que aquele que receber a marca da Besta estará perdido e devemos aceitar o SELO  que Deus estabeleceu sua marca de autoridade no sétimo dia.

Bandeira dos Desbravadores.
A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.
Divide-se em quatro partes alternando as cores branco e azul que simbolizam a pureza e a lealdade.O nome do Clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita.

4. Demonstrar como dobrar as bandeiras do Item 2. Explicar como e onde devem ser guardadas.
R: Devem ser guardadas em lugar seco e arejado
E dobradas de maneira adequada. Tudo para evitar marcas de dobras e mofo.

5. Saber quando as bandeiras podem e quando devem ser hasteadas.
R:  A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. As bandeiras são hasteadas ao som do hino nacional, ou do toque militar próprio para o momento.

6. Fazer o seguinte:
a) Explicar a razão para a existência do Hino Nacional.
R:o hino estimula a admiração de uma nação por seu território, povo e cultura, ou algo pertencente ao seu passado de que se tenha orgulho.

b) Selecionar e pesquise o significados das palavras do hino nacional que você não conhece.
R:plácidas -calma
    Brado-grito
    Retumbante-que faz muito barulho
    Fulgidos-brilhantes
    Penhor-garantia
    Vívido- experiente, experimentado
    Impávido - corajoso  , destemido

c) Recitar a letra de memória.
d) Cantar corretamente o hino nacional.
e) Recitar o hino dos desbravadores e explicar seu significado.
f) Recitar os ideais dos desbravadores e seu significado.
g) Explicar o significado da posição Maranata.

7. Explicar o significado da declaração que Jesus fez em Mateus 22:21: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
R: ele quis dizer que as coisas terrenas devem ter o seu lugar bem como as coisas espirituais sem que uma anule ou diminua a outra .Quanto ao tempo e valor que cada uma terá na vida de cada um , é uma escolha pessoal.

8. Por que as leis são importantes? Qual foi o objetivo de Deus ao nos dar a Lei? Por que um país precisa de leis?
R: As leis foram feitas para que haja organização na sociedade. Elas norteiam as ações e dão noção de certo e errado.Para poder definir os limites de cada individuo. O objetivo de Deus ao instituir leis foi deixar claro o pecado , suas consequências e nos apontar  um Salvador.

9. Pesquise a Constituição do seu país e liste, ao menos, 10 direitos importantes que ela assegura.
a. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza;
b. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações;
c. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
d. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
e. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
f. É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou a imagem;
g. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
h. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, desastre, ou para prestar socorro, ou,durante o dia, por determinação judicial;
i. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
j. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

10. Quais são os deveres mais importantes de um cidadão do seu país? Em que eles são semelhantes ou diferentes dos deveres de um cidadão do céu? O que fazer quando os deveres de um cidadão do seu país atrapalham a cumprir os deveres de um cidadão do Céu?
R: Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto seja colocado em prática.
Temos leis a seguir ,por amor e não por medo ou obrigação,tanto como cidadãos da terra e do céu e precisamos lutar pelo que é justo e correto.
Quando as leis da terra entrarem em conflito com nossos deveres para com Deus , devemos nos manter firmes como Daniel e tantos outros personagens bíblicos que escolheram permanecer ao lado de Deus mesmo pondo em risco a vida.

11. Explicar o sistema de governo em seu país.
R: O sistema de governo brasileiro é o presidencialismo.O poder mais alto é o do presidente,e ele pode escolher seu staff administrativo,porém todos os demais membros do governo incluindo ,vice-presidente, senadores, deputados federais e estaduais, governadores, , prefeitos e vereadores são eleitos pelo povo , de maneira livre e direta em eleição. O regime presidencialista é considerado um dos mais eficazes métodos de governo .

12. Fazer uma entrevista com uma autoridade pública (municipal, estadual ou federal) e perguntar-lhe sobre os deveres e atividades inerentes à sua função.



13. Faça uma pesquisa sobre uma pessoa famosa de seu país. Cite o que ela fez para se destacar diante da sociedade. Apresente o resultado da sua pesquisa de uma das seguintes formas:
a) Redação com, pelo menos, 1 folha.
Oscar Niemeyer foi um dos principais arquitetos do século XX. Suas obras, caracterizadas por linhas e curvas, estão presentes em várias cidades do Brasil e no mundo.
Em 1940, o Brasil vivia a ditadura do Estado Novo. Não havia mais eleições diretas, e os governadores eram escolhidos por Getúlio Vargas. Juscelino Kubitschek foi nomeado  prefeito de Belo Horizonte e decidiu investir no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, área nobre da capital mineira.
Assim, o prefeito chamou Niemeyer para fazer o projeto. Em 1943, a Pampulha era inaugurada. Os traços de Niemeyer para a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Clube e o Cassino tornaram-se Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2016. Esse foi o início da parceria Niemeyer/Kubitschek, que se repetiria em Brasília.
Ao lado de Lúcio Costa, Niemeyer trabalhou com o agora, presidente Juscelino Kubitschek no projeto de Brasília, a nova capital federal inaugurada em 1960.
Apesar do seu posicionamento político ser pelo comunismo, ideologia contrária à religiosidade, Niemeyer não se negou a trabalhar em projetos de templos religiosos. A Catedral e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, são exemplos dessa nova forma de fazer-se arquitetura. Niemeyer viveu 105 anos, e sua contribuição para a arquitetura moderna até hoje se faz presente.

b) Apresentação para os membros do clube com, pelo menos, 2 minutos de duração.

14. Fazer uma lista com, pelo menos, 10 itens de um dos seguintes:
a) Citações famosas de líderes de seu país.
b) Lugares históricos famosos em seu país.
R :Museu do Ipiranga, 
Palácio do Catete,
Palácio no Planalto,
Esplanada dos Ministérios,
Ouro Preto (antiga Vila Rica),
Porto Seguro,
São Vicente,
Palácio dos Bandeirantes,
Fazenda do Ipanema,
Congonhas do Campo,
Pátio do Colégio (São Paulo), etc.

c) Eventos históricos muito conhecidos em seu país.

15. Descrever o que você pode fazer como cidadão para ajudar sua igreja e seu país.
Igreja: Manter a reverência nos cultos,
Participar das programações,
Não sujar ou depredar a Igreja,
Contribuir com dízimos e ofertas para o avanço da obra,etc.
País: Pagar os impostos e taxas estipuladas pelo governo,
Não jogar lixo nas ruas,
Economizar energia e água,
Zelar pela propriedade pública, etc.

16. Pesquisar e explicar quais são os requisitos para um estrangeiro conseguir a cidadania em seu país.
R:Naturalização Ordinária, para quem tem permanência, mora no Brasil há quatro anos, sabe ler e escrever em língua portuguesa e não tenha condenação superior a um ano;

Naturalização Extraordinária, para quem mora no Brasil há quinze anos e não tenha condenação;

Naturalização Provisória, para estrangeiro admitido no Brasil durante os primeiros cinco anos de vida, estabelecido definitivamente no território nacional;

Transformação de naturalização provisória em definitiva, que é a solicitada até dois anos após o interessado ter atingido a maioridade;

Naturalização Especial por casamento com integrante do Serviço Exterior Brasileiro em atividade ou com pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior. 

Especialidade Mensageira de Deus

                                        
Especialidade Mensageira de Deus

Quem foi Ellen G. White?
Ellen e sua irmã gêmea Elizabeth eram filhas de Robert e Eunice Harmon, e nasceram em 26 de novembro de 1827.

1. Aos 9 anos de idade, Ellen sofreu um terrível acidente.
2. Ellen entregou o seu coração a Jesus, e foi batizada com a idade de 14 anos.
3. Os mileritas criam que Jesus voltaria em 22 de outubro de 1844. Como Jesus  não voltou naquela data, eles passaram pelo grande desapontamento.
4. Pouco tempo depois, Deus deu a Ellen a primeira de aproximadamente 2.000 visões e sonhos proféticos. Ela estava então com 17 anos de idade.
5. Em 1846, Ellen Harmon casou-se com Tiago White.
6. O casal White teve quatro ilhos, chamados:
Henry Nichols.
John Herbert.
James Edson.
William.
7. Em 1855, o casal White mudou-se para Battle Creek. Logo esse lugar tornou-se o centro do adventismo. Em maio de 1863 a associação foi oficialmente organizada.
8. Após a morte de Tiago White, Ellen White foi como missionária para a Argentina e a Inglaterra.
9. Ellen White assistiu sua última Conferência Geral em 1909. Ela estava com 80 anos de idade.
10. Ellen White faleceu no dia 16 de julho do ano de 1915.

Testes de um profeta
Para sabermos se um profeta é verdadeiro ou não, precisamos usar os testes de um profeta. Na Bíblia, encontramos todos os testes de um profeta.
1. Isaías 8:20 – Harmonia com a Bíblia.
Provamos os profetas comparando o que eles dizem com o que a Bíblia diz. Um verdadeiro profeta nunca vai contradizer a bíblia.
2. Mateus 7:15-20 – Produz bons frutos.
Este teste toma tempo, pois os frutos não amadurecem de um dia para o outro. Observando o caráter do profeta e o resultado das suas mensagens, podemos ver se ele está levando outros aos caminhos de Deus ou em uma direção errada.
3. Jeremias 28:9 – Cumprimento das predições.
Em termos gerais, todas as predições de um profeta verdadeiro deve se cumprir. Se a pessoa muda a sua atitude e o seu comportamento, a predição pode não se cumprir.
4. 1 João 4:1-3 – Confessa que Jesus é Deus- Homem.
Um profeta verdadeiro crê e ensina que Jesus é plenamente Deus e também plenamente humano, e que Ele veio e viveu e morreu por nós. O profetas verdadeiros amam a Deus e fazem de Jesus a parte mais importante de sua obra.

O que é inspiração?
1. Ditado: Cremos que o Espirito Santo inspira o profeta, muitas vezes por meio de uma visão ou sonho. Chamamos isto de "inspiração de pensamento". O profeta então usa suas próprias palavras para transmitir a outros as mensagens de Deus. 
2. Os adventistas do sétimo dia não creem que Deus dita as palavras exatas ao profeta. Cremos que o Espírito Santo inspira o profeta, muitas vezes através de visões ou sonhos. O profeta usa então suas próprias palavras para transmitir a outros as mensagens de Deus.

Ellen White e a Bíblia
Quando em visão, Ellen White levantou várias vezes Bíblias, citando textos bíblicos e falando da importância da Bíblia. Os escritos de Ellen White não nos foram dados para substituir a Bíblia.
1. Ela demonstrou que seus escritos eram, como ela mesma disse: “O Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior”. Seus escritos nos foram dados para exaltar e honrar a Bíblia.

O Cristo do Caminho Estreito
1. Esta gravura representa o caminho de um cristão e como tudo é possível com Jesus. Você pode encontrar também a história do início da nossa igreja. Esse diagrama é especial por estar baseado na primeira visão de Ellen White. Ele tem mais de 9 m de cumprimento, e foi pintado pelo artista Elfred Lee, que concluiu a pintura em 1991. Ele está exposto no Ellen G. White Estate da Associação Geral, em Maryland.
Para Ellen White, Jesus foi sempre o centro de tudo o que ela escreveu e disse.
Essa pintura é especial porque, não importa o ângulo em que você olha, Jesus está sempre olhando para você.
2. Pode você encontrar...
a) A queda das estrelas?
b) Jesus no santuário celestial?
c) Os três anjos?
d) A parábola do bom samaritano?
e) O navio missionário Pitcairn?
f) Luther Warren e Harry Fenner, que formaram a primeira Sociedade de Jovens?

Sonhos, visões e livros
1. Em 1858, Ellen White recebeu uma visão sobre o conflito entre Cristo e Seus anjos e Satanás e seus anjos ao longo da história. Dois dias depois, Satanás tentou mata-la, para evitar que ela contasse a outros o que havia visto. Deus a protegeu, e ela escreveu o que havia visto. Durante sua vida, Ellen White continuou escrevendo sobre esse grande conflito, e podemos ler sobre o assunto nos livros Patriarcas e Profetas, Profetas e Reis, O Desejado de Todas as Nações, Atos dos Apóstolos e O Grande Conflito.
2. Em 1863, a Igreja Adventista do Sétimo Dia foi organizada oficialmente. Naquele ano Ellen White recebeu uma visão mostrando que podemos ter melhor saúde não usando drogas, tabaco, chá, café e carne. Ela também viu a importância de ar puro, um dieta saudável, muito exercício físico, autocontrole, repouso suficiente, e confiança em Deus.

Boas razões para ler os escritos de Ellen White
Torna a leitura da Bíblia mais interessante
Ajuda a compreender melhor o que realmente ocorre no mundo.
Entusiasma você a respeito da Segunda Vinda.
Orienta sobre relacionamentos.
Apresenta princípios para uma vida melhor.
Mostra com que coisas compensa você se envolver.

Especialidade de Vida Familiar


Especialidade Vida Familiar


1. Usando o Livro “O Lar Adventista”, de Ellen G. White, como base de suas pesquisas, resuma em pelo menos 250 palavras  o papel de cada membro dentro da sua família:
a) Pai.
Ao pai cabe o papel de  cabeça da familia.Ele deve  suprir seu lar ,não apenas nas  necessidades financeiras ,  sustento e moradia ,  mas, no auxilio e educação dos filhos.O amor e respeito a esposa e aos filhos , além de ter um papel importantíssimo no que diz respeito à condução da vida religiosa da família. Ele é o sacerdote do lar e deve partir dele o exemplo de fidelidade e temor a Deus.

b) Mãe.
Dela se espera sempre  aconchego e amor mas,ser mãe é muito mais que isso. A ela cabe a organização do lar, a colaboração  com relação ao bom andamento de tudo que tenha relação às necessidades  e prioridades da casa.
A mãe deve sempre ter os pensamentos alinhados com o pai para que ao orientar e auxiliar aos filhos haja harmonia,para que sejam direcionados tanto para vida escolar quanto para suas escolhas   futuras.

c) Filhos.
Que os filhos são a alegria do lar não podemos negar.
Um lar harmonioso depende de equilíbrio  e ,para tal, os filhos  devem honrar e obedecer aos pais , como a Bíblia orienta no  quinto mandamento.
Alémdisso devem ser submissos aos pais,agundo sempre com respeito e obediência, buscando viver sempre seguindo as orientações bíblicas.

2. Qual é a diferença entre respeito próprio e orgulho? Escrever um parágrafo sobre algumas das coisas positivas em sua família. Inclua as coisas das quais você se orgulha, e as boas qualidades e realizações de sua família.
R: Respeito próprio é a capacidade de reconhecer o próprio valor. Apenas assim seremos capazes de estabelecer limites saudáveis e agir de acordo com princípios e valores que reflitam a dignidade e a autoestima.Ter respeito próprio é  saber ser humilde sem humilhar ou deixar-se ser humilhado. Admirar-se , dar-se o devido valor de forma humilde, saber de suas dificuldades e deficiências, mas lembrando-se de que você tem capacidade . 
O orgulho é  muitas vezes um sentimento negativo, pois pode vir acompanhado de sentimento de superioridade  entretanto pode ser  positivo se for moderado e voltado para realçar os pontos positivos da personalidade de cada indivíduo. 

3. Em sua casa, fazer um dos seguintes a seguir durante uma semana: 
a) Tirar o lixo.- 2 vzs por semana
b) Lavar a louça.-3 vzs ao dia
c) Lavar a roupa.-3 vzs na semana
d) Tirar o pó e limpar/varrer o chão.-todos os dias 

4. Relate, em forma de um diário, durante uma semana algumas características do relacionamento familiar, dos seus pais ou responsáveis, de sua própria pessoa, de seus irmãos (se tiver) e dos parentes próximos os quais você convive.
a) Conflitos e tensões.
As vezes os meninos (Victor e Lucas)se estressam um com o outro pois  o Lucas , autista, tem as suas peculiaridades , limitações e manias.
b) Respeito para com os mais velhos.
Minha irmã mais velha mora conosco e os meninos e eu a vemos não apenas como minha irmã e tia dos meninos .Ela é amada e respeitada como mãe/avó.
c) Autoridade dos pais ou responsáveis.
Mesmo quando não concordam ou tem opinião divergente a nossa ,quem decide o que e quando fazer algo somos minha irmã e eu.

5. Escrever um parágrafo sobre alguma das coisas positivas em sua família. Inclua as coisas das quais você se orgulha e as boas qualidades e realizações de sua família.
R:Somos muito próximos uns dos outros.
Nos apoiamos  emocional e financeiramente.
Sempre que possível tomamos tempo para falar sobre nossos anseios e orar. A direção de Deus em nossas vidas é o que nos mantém firmes diante das dificuldades.

6. Fazer uma lista de algumas coisas nas quais sua família gasta dinheiro. Explique sua responsabilidade nas finanças da família.
R:Aluguel
Água, luz,Internet
Alimentação
Gás
Vestuário
Prestação em lojas
Com o meu salário  pago Aluguel e alimentação 
As demais despesas são divididas entre minha irmã e meu filho.

7. Fazer uma lista de atividades familiares que você acha que sua família gostaria. Fazer pelo menos uma dessas atividades em cumprimento da especialidade.
R:-fazer uma refeição fora pelo menos 1 vzs por mês
-conhecermos lugares onde as pessoas costumam ir por sua beleza.
-economizar durante o ano para fazer uma viagem de férias
Estamos fazendo uma refeição ou fora ou com algo diferente pedido de fora.

8. Durante 1 mês, com o máximo possível de membros de sua família, criar uma rotina para o Culto Familiar, Matutino (pela manhã) ou Vespertino (à tarde ou noite), assim como os Cultos de Pôr-do-sol de Sexta Feira.
R:Temos o hábito de estudar a lição da escola sabatina juntos no horário do almoço.
Eu,a Sara e o Lucas lemos o estudo do dia e tentamos Memorizar o verso para Memorizar.
O Lucas faz a oração  no final já agradecendo pela refeição.
Na sexta feira cantamos 1 ou dois louvores e oramos agradecendo por mais um Sábado.

9. Mencionar 5 maneiras de demonstrar atenção, interação e interesse por seus vizinhos. Colocar uma dessas maneiras em prática. Fazer um relatório do resultado.
R:-cumprimentá-los sempre que os encontrar
-receber a correspondência quando não estiverem em casa
-manter a calçada em frente a casa limpa sem acúmulo de lixo
-Avisar caso perceba algo estranho na ausência deles
-não fazer barulho desnecessário
Essas atitudes reforçaram o vínculo de amizade e a confiança entre os moradores da minha rua.

10. Cite pelo menos 5 atividades sabáticas que podem ser realizadas por sua família que estejam de acordo com o Bíblia. Se possível, realizar pelo menos uma dessas atividades e relatar o resultado.
-Distribuir folhetos
-Visitar membros doentes/afastados,
-Dar Estudos Bíblicos
-Levar alimentos para pessoas que precisam
-Passar tempo contemplando a natureza

Nossa família tem o hábito de passar sempre que possível, os sábados no sítio onde podemos manter contato com os animais e plantas e conversarmos sobre a beleza da criação e o amor de Deus por nós. É um momento em que esquecemos da vida cotidiana e ficamos em paz.

Especialidade de Santuário

Especialidade de Santuário 

1.Qual o nome das três partes do Santuário? 
a) Descreva o que tinha em cada parte;
b) Descreva o que cada peça representava.
-Pátio (Justificação): Pia, Altar de Sacrifício.
-Lugar santo (Santificação): Candelabro, Altar de incenso, Mesa com os pães.
-Lugar Santíssimo (Glorificação): Arca da Aliança.

2.Desenhe um modelo em escala do Santuário, do pátio e da posição dos objetos. (Lembre - se de adicionar os pontos cardeais:N, S, L, O)
R:O Santuário tinha sua porta virada para o leste, pois era o local onde o sol nascia. Sendo assim, todas as vezes que um israelita entrava no Santuário ele daria as costas para o Sol que era adorado pelos pagãos.
3.Quantos revestimentos cobriam o Santuário? ÊXODO 36:8-19.
a) Liste o tipo de revestimento e a ordem em que estavam um sobre o outro.
b) Descreva o que cada revestimento representava.
R:O Santuário possuía 4 tipos de coberturas, cada um com seu significado, na seguinte
ordem, de fora para dentro:
-Peles finas ou de texugo: Representava Jesus cobrindo Sua divindade com a
humanidade. (Êxodo 25:5; 26:14).
-Peles de carneiro tintas de vermelho: Representava o sangue de Jesus (Êxodo 25:5;
26:14)
-Pelos de cabra: Representava a perfeição de Jesus e a pureza (Êxodo 25:4; 26:7-13)
-Linho fino retorcido estofo azul, púrpura e carmesim com querubins
bordados: Representava a realeza, pureza e obediência de Jesus. (Êxodo 25:4; 

4. As seguintes cores foram usadas no Santuário e nas vestes dos sacerdotes. Descreva o que cada cor representava.
R:a) Vermelho: O Sangue de Cristo (Hebreus 9:11,12)
b) Azul: Obediência (Números 15:38,39)
c) Púrpura: Realeza (Marcos 15:16-18)
d) Branco: Pureza, retidão (Apocalipse 19:8)
e) Preto: O pecado (1João 1:5)
f) Ouro: Divindade no céu (Jó 22:25)
g) Prata: Desejo, Saudade - a palavra hebraica para ansiar (kãsap) compartilha uma raiz
com a palavra hebraica para prata (kesap).
h) Bronze: Divindade na Terra (Filipenses 2:5-8) Cristo era plenamente Deus e plenamente
homem.

5.Memorise e participe de um debate sobre 1 João 1:9 , Daniel  8:14 e Êxodo  25:8.
-1 João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os
pecados e nos purificar de toda injustiça.
-Daniel 8:14 – E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o santuário será
purificado.
-Êxodo 25:8 - E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.

6.De qual das 12 tribos pertencia o sacerdote? Por que?
R:Os Sacerdotes eram da tribo de Levi. Essa tribo não se curvou ao bezerro de ouro construído por Arão no deserto.

7.Descreva as vestimentas :
a) Sacerdote




b) Sumo-Sacerdote
8.Ler a página  488 do livro O Grande Conflito  e Hebreus 4:14 a 16 e participar de um debate sobre o assunto. 


9.Quais animais eram trazidos diariamente ao pátio? 
R:apenas animais que podiam ser sacrificados.
-Cordeiro Macho (Ex12:5); 
-Cabrito (Ex12:5);
-Novilha que nunca trabalhou (Dt21:1-9); 
-Aves (Lv14:1-32); 
-Ovelha (Lv5:6); 
-Pombinha ou rolinha (Lv12:6); 
 -Boi (Lv4:10); 
-Cabra(Lv4:27-35); 
-Cordeira (Lv14:10)
-Cordeiro (Lv14:10); 
-Bode (Nm29:5); 
-Novilho (Nm8:8);
-Novilha Ruiva (Nm19); 
-Bezerro (Nm29:8); 

10.Escreva um parágrafo ou Descreva como Cristo era representado através do Santuário e seus serviços. 
R:A consequência do pecado é a morte. (Romanos6:23)
Sem derramamento de sangue não há remissão" (Hebreus 9:22)
Sabemos  que a consequência do pecado é a morte (Génesis 2:17, Romanos 6:23),  também sabemos que todos nós somos pecadores e portanto estamos todos condenados a morte. Para ser perdoado, o pecador precisa de um substituto. O ritual de sacrifício mostra que há um substituto, alguém que toma o lugar do pecador e recebe a penalidade no seu lugar permitindo que o pecador seja perdoado e viva.
Para que o pecador percebesse a horror do pecado,
Deus determinou que o próprio pecador devia matar o animal sacrificado (Levítico 4:27-29) fazendo que o pecador percebesse que a vítima inocente morria po sua causa. Todos  estes símbolos de sacrifício se realizarem na vida de Jesus .
Foi ele o  nosso substituto . Ele foi o cordeiro inocente sacrificado por nossos pecados . Foram nossos pecados que levaram o Filho de Deus a morrer numa cruz. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Especialidade de Pacificador

                                                                   
Especialidade de Pacificador 

1. Identifique quatro causas de conflito descritas na bíblia. Leia as seguintes passagens como ponto de partida.
a. Gálatas 2:11-14.
R: Pedro agia de uma maneira junto aos judeus e de outra junto aos gentios por medo do que o povo e a liderança pudesse pensar sobre ele.Entretanto essa situação não passou desapercebida e ele foi advertido por sua hipocrisia.

b. I Coríntios 12:12-31.
R: Para Deus todos somos iguais e todos fazemos parte de um plano perfeito, onde cada um tem sua importância e ninguém por menor ou maior que seja tem maior ou menor importância.

c. Gênesis 13:1-12.
R: Os pastores de Abraão e ló   brigavam pelo direito de apascentar as ovelhas nos melhores lugares mesmo quando todo o rebanho era um só.
Eles não se achavam iguais mesmo tendo a mesma função.

d. Tiago 4:1-3.
R: Inveja e da cobiça .Passamos todo o tempo em guerra com nossa natureza pecaminosa.
Devemos buscar força em Deus e entender que tudo em nossa vida pertence e depende dele.

2. Explicar as seguintes formas de abordar uma contradição e discutir com seu conselheiro ou unidade usando exemplos bíblicos e suas próprias experiências.
a) Negação: Ignorar ou negar a existência da contradição, evitando lidar com ela.
1- Acusações mútuas: Culpar um ao outro pela contradição, sem buscar uma solução.
2- Fuga: Evitar o confronto direto, buscando se afastar da situação ou evitar discutir sobre a contradição.
b)Ataque: Agir de forma agressiva e hostil em relação à outra pessoa, buscando desqualificá-la ou culpá-la.
1- Luta: Entrar em confronto direto e argumentativo, sem buscar uma resolução pacífica.
2- Fofoca: Espalhar informações negativas sobre a outra pessoa, sem resolver diretamente a contradição.
3- Ridicularização: Zombar ou menosprezar a outra pessoa devido à contradição, sem buscar uma solução construtiva.
c)Conciliação: Buscar um acordo ou compromisso entre as partes envolvidas na contradição.
2- Identificar o conflito: Reconhecer e entender claramente qual é a contradição em questão.
2- Conversar em particular com cada uma das partes: Falar individualmente com cada pessoa envolvida na contradição para entender suas perspectivas e sentimentos.
3- Negociação: Buscar um acordo ou solução que seja satisfatória para ambas as partes envolvidas na contradição.

3. Dramatizar uma ,situação de conflito ocorrida com você e analisar o seu comportamento na contradição e quais as opções de conciliação.



Especialidade de Ervas

Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos  1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas.  2. Salsa– Temper...