Especialidade de Cidadania Cristã
1. Defina o termo Cidadania.
R: Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
2. Descrever as seguintes bandeiras:
a) Do seu país.
R: Brasil : retangular verde, sobreposta por um retangulo na.diagonal amarelo,um circulo azul com estrelas brancas e uma faixa com a frase
"Ordem e Progresso "ao centro.
b) Do seu Estado.
R;retangular branca com um triângulo vermelho ao centro com a frase em latim "libertas quae sera tamen" tema da Inconfidência Mineira é que significa "liberdade ainda que tardia ".
c) Do seu Município.
R:retangular azul cortada na diagonal por faixas amarel e verde .As faixas unem os cantos da bandeira entrecruzando-se ao centro onde se localiza a figura geométrica branca contendo o brasão com representações da área urbana e rural .
d) Dos Jovens Adventistas.
R:retangular dividida em quatro sendo duas partes brancas e duas vermelhas.
No centro a logo do J.A com os 3 anjos atravessando o globo terrestre.
e) Dos Desbravadores.
R: retangular dividida em em quatro partes sendo duas azuis e duas brancas com o emblema D1 dos desbravadores ao centro.
3. Pesquise e relate o significado das cores, símbolos, significado, curiosidades e história (se houver) das bandeiras do item 2.
Bandeira do Brasil.
A bandeira passou por diversas versões pra chegar até a atual.
Verde: simboliza as matas brasileiras;
Amarelo: representa o ouro ou as riquezas
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;
A frase “Ordem e Progresso”
Bandeiro do seu estado.(meu estado é Minas Gerais)
A bandeira de Minas Gerais é branca e tem ao centro um triângulo vermelho e uma frase em latim, lema da Inconfidência Mineira (1789)
Libertas quae sera tamen
Liberdade ainda que tardia.
Bandeiro do seu município.(minha cidade é Varginha)
A Bandeira Municipal de Varginha, de autoria do heraldista Arcinóe Antônio Peixoto Faria,O estilo da Bandeira obedece à tradição da heráldica portuguesa, o brasão constante na Bandeira simboliza o governo Municipal e o retângulo onde é aplicado representa a própria cidade-sede do Município. As faixas simbolizam o Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes do território representando as propriedades rurais existentes no território Municipal.
Bandeira dos Jovens Adventistas.
A bandeira dos jovem tem em suas cores a representação do sangue derramado por nós na cruz (vermelho) e da pureza (branco).Tem ao centro a representação dos 3 anjos de Apocalipse capítulo 14 .O primeiro diz que devemos adorar aquele que fez a Terra, o mar, as águas e tudo o que há. É uma referência ao Deus que fez o mundo em 6 dias e santificou o sétimo. O segundo anjo diz que Babilônia, símbolo da igreja católica e seus ramos protestantes têm caído por crimes e pecados contra Deus e os homens e que devemos nos afastar desses movimentos. O terceiro anjo diz que aquele que receber a marca da Besta estará perdido e devemos aceitar o SELO que Deus estabeleceu sua marca de autoridade no sétimo dia.
Bandeira dos Desbravadores.
A bandeira do Clube de Desbravadores tem 90cm de altura por 135cm de largura. No meio da bandeira encontra-se uma insígnia A1 dos desbravadores (conforme descrita no Regulamento do Uniforme), medindo 30cm de altura por igual medida de largura.
Divide-se em quatro partes alternando as cores branco e azul que simbolizam a pureza e a lealdade.O nome do Clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita.
4. Demonstrar como dobrar as bandeiras do Item 2. Explicar como e onde devem ser guardadas.
R: Devem ser guardadas em lugar seco e arejado
E dobradas de maneira adequada. Tudo para evitar marcas de dobras e mofo.
5. Saber quando as bandeiras podem e quando devem ser hasteadas.
R: A Bandeira Nacional pode ser usada em todas as manifestações do sentimento patriótico dos brasileiros, de caráter oficial ou particular. As bandeiras são hasteadas ao som do hino nacional, ou do toque militar próprio para o momento.
6. Fazer o seguinte:
a) Explicar a razão para a existência do Hino Nacional.
R:o hino estimula a admiração de uma nação por seu território, povo e cultura, ou algo pertencente ao seu passado de que se tenha orgulho.
b) Selecionar e pesquise o significados das palavras do hino nacional que você não conhece.
R:plácidas -calma
Brado-grito
Retumbante-que faz muito barulho
Fulgidos-brilhantes
Penhor-garantia
Vívido- experiente, experimentado
Impávido - corajoso , destemido
c) Recitar a letra de memória.
d) Cantar corretamente o hino nacional.
e) Recitar o hino dos desbravadores e explicar seu significado.
f) Recitar os ideais dos desbravadores e seu significado.
g) Explicar o significado da posição Maranata.
7. Explicar o significado da declaração que Jesus fez em Mateus 22:21: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
R: ele quis dizer que as coisas terrenas devem ter o seu lugar bem como as coisas espirituais sem que uma anule ou diminua a outra .Quanto ao tempo e valor que cada uma terá na vida de cada um , é uma escolha pessoal.
8. Por que as leis são importantes? Qual foi o objetivo de Deus ao nos dar a Lei? Por que um país precisa de leis?
R: As leis foram feitas para que haja organização na sociedade. Elas norteiam as ações e dão noção de certo e errado.Para poder definir os limites de cada individuo. O objetivo de Deus ao instituir leis foi deixar claro o pecado , suas consequências e nos apontar um Salvador.
9. Pesquise a Constituição do seu país e liste, ao menos, 10 direitos importantes que ela assegura.
a. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza;
b. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações;
c. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
d. Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
e. É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
f. É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou a imagem;
g. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
h. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, desastre, ou para prestar socorro, ou,durante o dia, por determinação judicial;
i. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
j. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
10. Quais são os deveres mais importantes de um cidadão do seu país? Em que eles são semelhantes ou diferentes dos deveres de um cidadão do céu? O que fazer quando os deveres de um cidadão do seu país atrapalham a cumprir os deveres de um cidadão do Céu?
R: Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e o correto seja colocado em prática.
Temos leis a seguir ,por amor e não por medo ou obrigação,tanto como cidadãos da terra e do céu e precisamos lutar pelo que é justo e correto.
Quando as leis da terra entrarem em conflito com nossos deveres para com Deus , devemos nos manter firmes como Daniel e tantos outros personagens bíblicos que escolheram permanecer ao lado de Deus mesmo pondo em risco a vida.
11. Explicar o sistema de governo em seu país.
R: O sistema de governo brasileiro é o presidencialismo.O poder mais alto é o do presidente,e ele pode escolher seu staff administrativo,porém todos os demais membros do governo incluindo ,vice-presidente, senadores, deputados federais e estaduais, governadores, , prefeitos e vereadores são eleitos pelo povo , de maneira livre e direta em eleição. O regime presidencialista é considerado um dos mais eficazes métodos de governo .
12. Fazer uma entrevista com uma autoridade pública (municipal, estadual ou federal) e perguntar-lhe sobre os deveres e atividades inerentes à sua função.
13. Faça uma pesquisa sobre uma pessoa famosa de seu país. Cite o que ela fez para se destacar diante da sociedade. Apresente o resultado da sua pesquisa de uma das seguintes formas:
a) Redação com, pelo menos, 1 folha.
Oscar Niemeyer foi um dos principais arquitetos do século XX. Suas obras, caracterizadas por linhas e curvas, estão presentes em várias cidades do Brasil e no mundo.
Em 1940, o Brasil vivia a ditadura do Estado Novo. Não havia mais eleições diretas, e os governadores eram escolhidos por Getúlio Vargas. Juscelino Kubitschek foi nomeado prefeito de Belo Horizonte e decidiu investir no Conjunto Arquitetônico da Pampulha, área nobre da capital mineira.
Assim, o prefeito chamou Niemeyer para fazer o projeto. Em 1943, a Pampulha era inaugurada. Os traços de Niemeyer para a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Clube e o Cassino tornaram-se Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2016. Esse foi o início da parceria Niemeyer/Kubitschek, que se repetiria em Brasília.
Ao lado de Lúcio Costa, Niemeyer trabalhou com o agora, presidente Juscelino Kubitschek no projeto de Brasília, a nova capital federal inaugurada em 1960.
Apesar do seu posicionamento político ser pelo comunismo, ideologia contrária à religiosidade, Niemeyer não se negou a trabalhar em projetos de templos religiosos. A Catedral e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, são exemplos dessa nova forma de fazer-se arquitetura. Niemeyer viveu 105 anos, e sua contribuição para a arquitetura moderna até hoje se faz presente.
b) Apresentação para os membros do clube com, pelo menos, 2 minutos de duração.
14. Fazer uma lista com, pelo menos, 10 itens de um dos seguintes:
a) Citações famosas de líderes de seu país.
b) Lugares históricos famosos em seu país.
R :Museu do Ipiranga,
Palácio do Catete,
Palácio no Planalto,
Esplanada dos Ministérios,
Ouro Preto (antiga Vila Rica),
Porto Seguro,
São Vicente,
Palácio dos Bandeirantes,
Fazenda do Ipanema,
Congonhas do Campo,
Pátio do Colégio (São Paulo), etc.
c) Eventos históricos muito conhecidos em seu país.
15. Descrever o que você pode fazer como cidadão para ajudar sua igreja e seu país.
Igreja: Manter a reverência nos cultos,
Participar das programações,
Não sujar ou depredar a Igreja,
Contribuir com dízimos e ofertas para o avanço da obra,etc.
País: Pagar os impostos e taxas estipuladas pelo governo,
Não jogar lixo nas ruas,
Economizar energia e água,
Zelar pela propriedade pública, etc.
16. Pesquisar e explicar quais são os requisitos para um estrangeiro conseguir a cidadania em seu país.
R:Naturalização Ordinária, para quem tem permanência, mora no Brasil há quatro anos, sabe ler e escrever em língua portuguesa e não tenha condenação superior a um ano;
Naturalização Extraordinária, para quem mora no Brasil há quinze anos e não tenha condenação;
Naturalização Provisória, para estrangeiro admitido no Brasil durante os primeiros cinco anos de vida, estabelecido definitivamente no território nacional;
Transformação de naturalização provisória em definitiva, que é a solicitada até dois anos após o interessado ter atingido a maioridade;
Naturalização Especial por casamento com integrante do Serviço Exterior Brasileiro em atividade ou com pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior.
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