quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Especialidade Resolução de Conflitos

Especialidade de Resolução de Conflitos

NOTA: É requerida a presença de um adulto mediador para a discussão
de grupo.

1. Explicar como Cristo encorajou pessoas em conflito nas
seguintes histórias bíblicas. Identificar a natureza do conflito ou as necessidades humanas em cada história por você explicada.
a)João 8:1-11 (Maria Madalena)
R:  Maria Madalena foi julgada por seus pecados e condenada, porém, aqueles que a julgaram esquecerem-se de seus próprios pecados até que Jesus ,escrevendo na areia,  mostrou o pecado de  todos e um a um foram embora deixando de acusá-la.
Todos pecamos e não devemos julgar .
Devemos nos arrepender e pedir a Deus que nos perdoe.


b) Mateus 18:1-6 (Discípulos
– o maior no reino dos Céus)
R: Jesus quis dizer que a maneira verdadeira e inocente  de uma criança deve ser a nossa maneira de vermos as coisas. Ele condena necessidade do ser humano de querer ser
superior aos demais ,já que todos pecamos.

c) 1 Reis 3:16-28 (Salomão e a causa de 2
mulheres)
R: Só a verdadeira mãe teria tanto amor a ponto de dar seu filho a outra pessoa, para que ele pudesse viver.
A situação vivida nos ensina  a importância de colocar o bem-estar dos outros antes do nosso próprio. A verdadeira mãe  para proteger a vida do bebê, mostra  amor genuíno e altruísta colocando a vida do filho acima do seu desejo pessoal de  tê-lo perto.

2. Discutir os conflitos de relacionamento, de identidade, raciais e culturais enfrentados pelos adolescentes e jovens em sua comunidade (Ex.: Relacionamento
com os pais, autoestima, amizades).

3. Descrever os tipos de necessidades humanas e apresentar um exemplo da vida real para cada um deles.
R:– Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
– Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
– Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: faz relação direta com nossos vínculos sociais, amizades, família, amor e demais ambientes de sociabilidade e pertencimento.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
– Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
– Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.
     A Pirâmide de Maslow 
4. O que significa ouvir ativamente? Pratique o ouvir
ativo encenando os conflitos relacionados no item número 2.
R: Escutar ativamente significa dar relevância ao que a outra pessoa está dizendo .Significa prestar atenção demonstrando interesse, fazendo perguntas  para garantir compreensão sobre o assunto que está sendo tratado.

5. Aplicar o seguinte método de resolução de conflito em um exemplo do item número 2.
a) Montar o cenário.
b) Reunir informações.
c) Identificar o problema.
d) Pensar nas soluções.
e) Negociar uma solução.

6. Explicar como fazer encaminhamento a um conselheiro
profissional ou pastor.
R: Procurar o pastor da igreja, e no caso de não ter acesso ao contato pessoal do pastor,falar com a secretária da.igreja pedindo que peça ao pastor para entrar em contato. E em
caso de um conselheiro profissional conversar antes com os familiares para encontrar o que for melhor.

7. Discutir seus motivos para querer ajudar seus amigos quando enfrentam problemas. O que dizer de uma pessoa que não lhe é tão familiar?
R:É natural sentir vontade de ajudar os amigos quando eles não se sentem bem porque nos preocupamos com eles e porque os sentimentos deles interferem diretamente os meus sentimentos por uma questão de familiaridade. Já tratar as pessoas com igualdade, mesmo aquelas com quem  não se convive tanto, é uma forma de demonstrar respeito seguindo o exemplo que nos deixou nosso Senhor
Jesus Cristo.




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