1. Fazer um diagrama ou modelo de um encéfalo humano, incluindo as seguintes partes: medula, ponte, cerebelo, tálamo, hipotálamo, hipófise e cérebro. Descreva a função básica de cada um.
R:
- Medula Espinhal: Transmite sinais nervosos entre o cérebro e o resto do corpo, controlando reflexos e atividades motoras involuntárias.
- Ponte: Ajuda a transmitir informações entre diferentes partes do cérebro, além de estar envolvida no controle do sono, respiração, movimentos oculares e coordenação motora fina.
- Cerebelo: Responsável pela coordenação dos movimentos voluntários, equilíbrio e postura corporal. Também desempenha um papel na aprendizagem motora.
- Tálamo: Funciona como um centro de retransmissão sensorial, recebendo informações sensoriais de várias partes do corpo e enviando-as para as áreas apropriadas do córtex cerebral.
- Hipotálamo: Regula funções vitais do corpo, como temperatura corporal, sede, fome, ritmo circadiano e controle hormonal. Também desempenha um papel no comportamento emocional.
- Hipófise (ou glândula pituitária): Produz e libera hormônios que controlam outras glândulas endócrinas no corpo. Desempenha um papel fundamental no controle hormonal e na regulação do crescimento, metabolismo e reprodução.
- Cérebro: É a principal estrutura do sistema nervoso central. Controla funções cognitivas superiores, como pensamento, memória, percepção, linguagem e tomada de decisões. Também é responsável pelo processamento sensorial e pelo controle dos movimentos voluntários.
2. O que é um neurônio? Desenhe um neurônio e identifique as suas partes. Por onde a informação entra no neurônio e por onde ela o deixa? O que é sinapse?
R:
-Neurônios são células presentes no sistema nervoso e apresentam como principal função conduzir os impulsos nervosos.
-Dendritos são estruturas ramificadas que se estendem a partir do corpo celular de um neurônio e recebem sinais elétricos e químicos de outros neurônios.
-Axônio é uma extensão alongada e única de um neurônio, responsável por transmitir os sinais elétricos gerados pelo corpo celular do neurônio para outras células, como neurônios ou células musculares. O axônio é revestido por uma camada isolante chamada bainha de mielina, que ajuda a acelerar a transmissão dos impulsos nervosos.
-O nódulo de Ranvier é uma região desprovida de mielina ao longo do axônio, onde ocorre a exposição direta da membrana axonal. Essa região é importante para a condução saltatória dos impulsos nervosos.
-A célula de Schwann é uma célula do sistema nervoso periférico que envolve o axônio formando a bainha de mielina.
-Sinapse é a conexão funcional entre dois neurônios, onde ocorre a transmissão de sinais elétricos ou químicos. É por meio das sinapses que os neurônios se comunicam entre si, permitindo a transmissão de informações no sistema nervoso.
3. Quais são os órgãos e estruturas que compõem o sistema nervoso?
R: O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
4. Diferenciar Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático, descrevendo as principais atividades relacionadas a cada um deles.
R:O Sistema Nervoso Autônomo Simpático e o Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático são duas divisões do sistema nervoso autônomo responsáveis por controlar funções involuntárias do corpo. Aqui estão suas principais características e atividades relacionadas:
Sistema Nervoso Autônomo Simpático:
- Prepara o corpo para situações de estresse, emergência ou atividade intensa.
- Ativação conhecida como "lutar ou fugir".
- Aumenta a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e a respiração.
- Dilata os brônquios dos pulmões para aumentar o suprimento de oxigênio.
- Inibe a atividade do sistema digestivo, resultando em diminuição da digestão e motilidade intestinal.
- Estimula a liberação de glicose pelo fígado para fornecer energia rápida aos músculos.
Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático:
- Promove o relaxamento, a restauração e a conservação de energia do corpo.
- Conhecido como "descansar e digerir".
- Diminui a frequência cardíaca e a pressão sanguínea.
- Estimula a atividade do sistema digestivo, aumentando a produção de sucos digestivos e o movimento intestinal.
- Constringe os brônquios dos pulmões para reduzir o suprimento de oxigênio.
- Estimula a liberação de enzimas pancreáticas para auxiliar na digestão.
Esses dois sistemas trabalham em equilíbrio para manter o funcionamento adequado do corpo. O Sistema Nervoso Autônomo Simpático é ativado em momentos de estresse ou atividade intensa, enquanto o Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático é ativado em momentos de descanso e recuperação.
5. Explicar como as drogas afetam a função dos neurônios, especialmente a sinapse. Fazer um compromisso de nunca usar drogas.
R:As drogas psicotrópicas atuam nas sinapses do cérebro de diferentes maneiras. Alguns tipos de drogas podem aumentar ou diminuir a liberação de neurotransmissores, alterar a captação dos neurotransmissores pelas células receptoras ou afetar os receptores de neurotransmissores, modificando assim a transmissão dos sinais entre os neurônios.
Por serem também moléculas químicas, chegando ao cérebro, interferindo na engrenagem da química cerebral, aumentando, diminuindo ou alterando a forma de atuação dos neurotransmissores (sinapse).
Dependendo da ação no cérebro, as drogas psicotrópicas podem ser divididas em três grandes grupos: as depressoras, as estimulantes e as perturbadoras.
Compromisso Pessoal.
"Eu, [seu nome], comprometo-me a manter um estilo de vida saudável e livre do uso de drogas. Reconheço os danos que essas substâncias podem causar à minha saúde física, mental e espiritual bem como aos meus relacionamentos e objetivos pessoais. Prometo cuidar do meu bem-estar, buscar alternativas saudáveis para lidar com desafios e tomar decisões conscientes que promovam uma vida equilibrada e livre de drogas. "
6. O que é reflexo? Faça o teste do reflexo patelar em alguém. (Instruções: peça para alguém ficar sentado com os pés sem encostar no chão. Gentilmente dê uma pequena batida abaixo do joelho). Explique porque esse reflexo ocorre (usar no seu relatório os seguintes termos: neurônio sensorial, neurônio motor, medula espinhal). Porque os médicos usam esse teste num exame físico?
R: Neurologicamente, reflexos são respostas automáticas e involuntárias do sistema nervoso a estímulos sensoriais. Eles são mediados por circuitos neurais específicos, que permitem uma resposta rápida e sem a necessidade de processamento consciente no cérebro. Os reflexos ajudam a proteger o corpo de lesões e a manter funções básicas, como o controle muscular e a resposta a estímulos externos.
Quando fazemos o reflexo patelar, também conhecido como reflexo do joelho, ocorre a contração involuntária do músculo quadríceps femoral em resposta ao estiramento do tendão patelar. Neurologicamente, esse reflexo é mediado pela ativação dos receptores sensoriais chamados fusos musculares no músculo quadríceps. Esses receptores enviam sinais ao sistema nervoso central, especificamente à medula espinhal, que responde com uma mensagem de retorno para contrair o músculo quadríceps e estender o joelho. Isso ocorre sem a necessidade de processamento consciente no cérebro, permitindo uma resposta rápida e automática.
Os médicos usam o teste de reflexo do joelho, também conhecido como reflexo patelar, para avaliar a integridade do sistema nervoso e a função dos nervos que controlam os músculos do joelho. Esse teste é comumente realizado ao dar um leve golpe no tendão patelar abaixo da rótula. A resposta normal é uma contração do músculo quadríceps, levando à extensão do joelho. O teste de reflexo do joelho pode ajudar a identificar problemas neurológicos, lesões na medula espinhal ou anormalidades nos nervos periféricos.
7. O que é neurônio sensorial? O que é adaptação? Demonstrar o que é adaptação fazendo o seguinte:
R:Um neurônio sensorial, também conhecido como neurônio aferente, é um tipo de neurônio responsável por transmitir informações sensoriais do corpo para o sistema nervoso central. Eles são especializados em detectar estímulos do ambiente ou do próprio corpo, como temperatura, dor, pressão, tato e outros tipos de sensações. Os neurônios sensoriais possuem receptores nas extremidades de seus dendritos que convertem os estímulos em sinais elétricos, que são então transmitidos ao longo do axônio até o sistema nervoso central para processamento e interpretação. Em termos neurológicos, adaptação refere-se à capacidade do sistema nervoso de reduzir ou cessar a resposta a um estímulo contínuo ou repetitivo ao longo do tempo. Isso ocorre porque os neurônios sensoriais se adaptam à estimulação constante, diminuindo sua taxa de disparo de impulsos elétricos. A adaptação permite que o sistema nervoso se concentre em detectar alterações e estímulos relevantes, em vez de responder continuamente a estímulos constantes.
a) Descanse o seu braço numa mesa e coloque uma tampa (ou algo muito leve) sobre ele. Note o que você está sentindo naquele momento e um minuto depois, sem mover o braço de lugar.
b) Coloque um dedo de uma mão numa tigela com água fria e outro dedo de outra mão numa com água morna. Depois de 30 segundos, coloque os dois dedos numa tigela com água em temperatura ambiente. O que você sentiu em cada dedo?
c) Qual a lição espiritual que você pode tirar do conceito de adaptação?
R: Em Romanos 12:2 nos diz que “E não vos conformeis com este século, [...] para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
A tendência desse mundo de pecado é adaptar-se a tudo que é bom e prazeroso .
Essa realidade faz com que , com o tempo, deixemos de enxergar o que é pecado e passemos a ver como natural coisas que nos afastarão de Deus.
8. Quais são os sabores percebidos pelo paladar? Desenhe um mapa da sua língua, demonstrando quais partes dela responde aos seguintes sabores: doce, azedo, amargo e salgado. Instruções: mergulhe um cotonete em um dos seguintes: água com açúcar (para doce), suco de limão (para azedo), caldo de jiló ou guariroba (para amargo) e água salgada (para salgado). Depois, toque levemente em diferentes partes da sua língua. Note quais áreas na sua língua sentem o gosto da solução. Enxague com água pura e use um novo cotonete com outra substância.
R:
Distinguimos quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e salgado. Existe ainda um quinto sabor, que é conhecido como umami.
9. Fazer o esquema de um olho (modelo, desenho, etc.), identificando as seguintes partes: pupila, íris, córnea, esclera, cristalino, humor aquoso, humor vítreo, retina, nervo óptico. Explique a função de cada uma delas. Por que você tem um ponto cego? Encontre o seu ponto cego. Instruções: colocar um ponto preto bem pequeno no centro de uma folha branca. feche um dos olhos e olhe diretamente para frente. Segure o papel e vá movendo até que o ponto preto desapareça (geralmente isso ocorre quando o ponto está um pouco abaixo do nível do olho – isso é importante).
R:
9. Fazer o esquema de um olho (modelo, desenho, etc.), identificando as seguintes partes: pupila, íris, córnea, esclera, cristalino, humor aquoso, humor vítreo, retina, nervo óptico. Explique a função de cada uma delas. Por que você tem um ponto cego? Encontre o seu ponto cego. Instruções: colocar um ponto preto bem pequeno no centro de uma folha branca. feche um dos olhos e olhe diretamente para frente. Segure o papel e vá movendo até que o ponto preto desapareça (geralmente isso ocorre quando o ponto está um pouco abaixo do nível do olho – isso é importante).
R:
- Pupila: Regula a quantidade de luz que entra no olho.
- Íris: Controla o tamanho da pupila, ajustando a quantidade de luz que entra no olho.
- Córnea: Protege o olho e ajuda a focar a luz que entra no olho.
- Esclera: É a parte branca do olho, que protege e dá suporte ao globo ocular.
- Cristalino: Foca a luz que entra no olho na retina, permitindo uma visão clara.
- Humor aquoso: Preenche a câmara anterior do olho, fornecendo nutrientes e mantendo a forma do olho.
- Humor vítreo: Preenche a câmara posterior do olho, mantendo sua forma e ajudando na transmissão de luz.
- Retina: Contém células sensíveis à luz que convertem a luz em sinais elétricos para o cérebro.
- Nervo óptico: Transmite os sinais elétricos da retina para o cérebro, permitindo a percepção visual.
O ponto cego é uma área na retina onde o nervo óptico se conecta, não possuindo células sensíveis à luz. Isso cria uma região onde não há percepção visual, pois as informações visuais não são captadas nesse local.
10. Fazer um esquema de um ouvido (modelo, desenho, etc.), identificando as seguintes partes: pavilhão auditivo, meato (ou conduto) auditivo externo, tímpano, martelo, bigorna, estribo, tuba auditiva, cóclea e canais semicirculares. Explique a função de cada uma delas. Identificar as três partes do ouvido. Explique porque as seguintes atividades podem ser prejudiciais à sua audição:
R:
- Íris: Controla o tamanho da pupila, ajustando a quantidade de luz que entra no olho.
- Córnea: Protege o olho e ajuda a focar a luz que entra no olho.
- Esclera: É a parte branca do olho, que protege e dá suporte ao globo ocular.
- Cristalino: Foca a luz que entra no olho na retina, permitindo uma visão clara.
- Humor aquoso: Preenche a câmara anterior do olho, fornecendo nutrientes e mantendo a forma do olho.
- Humor vítreo: Preenche a câmara posterior do olho, mantendo sua forma e ajudando na transmissão de luz.
- Retina: Contém células sensíveis à luz que convertem a luz em sinais elétricos para o cérebro.
- Nervo óptico: Transmite os sinais elétricos da retina para o cérebro, permitindo a percepção visual.
O ponto cego é uma área na retina onde o nervo óptico se conecta, não possuindo células sensíveis à luz. Isso cria uma região onde não há percepção visual, pois as informações visuais não são captadas nesse local.
10. Fazer um esquema de um ouvido (modelo, desenho, etc.), identificando as seguintes partes: pavilhão auditivo, meato (ou conduto) auditivo externo, tímpano, martelo, bigorna, estribo, tuba auditiva, cóclea e canais semicirculares. Explique a função de cada uma delas. Identificar as três partes do ouvido. Explique porque as seguintes atividades podem ser prejudiciais à sua audição:
R:
- Pavilhão auditivo: Coleta as ondas sonoras do ambiente e direciona-as para o meato auditivo externo.
- Meato (ou conduto) auditivo externo: Canal que leva as ondas sonoras do pavilhão auditivo até o tímpano.
- Tímpano: Uma membrana fina que vibra em resposta às ondas sonoras, transmitindo essas vibrações para os ossículos do ouvido médio.
- Martelo, Bigorna e Estribo (ossículos): São três pequenos ossos do ouvido médio que amplificam e transmitem as vibrações sonoras do tímpano para a cóclea.
- Tuba auditiva (trompa de Eustáquio): Equaliza a pressão entre o ouvido médio e o ambiente externo, ajudando a proteger o tímpano.
- Cóclea: É uma estrutura em forma de caracol que contém células ciliadas responsáveis pela transformação das vibrações sonoras em sinais elétricos que são enviados ao cérebro para a percepção auditiva.
- Canais semicirculares: São três tubos cheios de líquido dentro do ouvido interno que ajudam a detectar os movimentos da cabeça e auxiliam no equilíbrio.
a) Ouvir algo em fones de ouvido.
R: Ouvir algo em fones de ouvido em volumes muito altos ou por longos períodos de tempo pode prejudicar a audição, pois a intensidade do som pode causar danos nas células sensoriais do ouvido interno. Além disso, o uso de fones de ouvido pode isolar o som do ambiente, levando as pessoas a aumentarem ainda mais o volume para compensar.
b) Colocar algum objeto no ouvido/usar cotonetes.
R:o tímpano pode ser perfurado ocasionando a perda da audição;
c) Ir a um show/apresentações com música alta.
R: Barulhos altos (a partir de 85 decibéis) podem danificar a audição permanentemente;
d) Não tratar uma infecção do ouvido corretamente.
R:Não tratar uma infecção de ouvido corretamente pode resultar em complicações e danos, como:
1. Infecção crônica: A infecção pode se tornar crônica, persistindo por um longo período de tempo e causando sintomas recorrentes.
2. Perda auditiva: A infecção pode afetar a audição, resultando em perda auditiva temporária ou permanente.
3. Propagação da infecção: A infecção pode se espalhar para outras áreas próximas, como os ossos do ouvido, o cérebro ou os seios da face, causando complicações mais graves.
4. Dor intensa: A falta de tratamento adequado pode levar a uma dor intensa e persistente no ouvido.
5. Perfuração do tímpano: A infecção não tratada pode causar a perfuração do tímpano, resultando em dor, perda auditiva e aumento do risco de infecções futuras.
É importante procurar atendimento médico ao primeiro sinal de infecção de ouvido para evitar complicações e danos à saúde auditiva.
11. Fazer uma ou mais das seguintes atividades (algumas delas podem precisar ser planejadas com um médico ou dentista ou junto a uma faculdade ou universidade):
a) Observe um eletroencefalograma e explique a sua função.
b) Observe uma ressonância nuclear magnética ou uma tomografia computadorizada e explique a sua função.
c) Observe alguém sendo anestesiado e explique como uma anestesia funciona.
R:A ação neurológica da anestesia envolve a supressão da atividade do sistema nervoso central. Os anestésicos atuam em diferentes alvos no cérebro, como os receptores GABA, bloqueando a transmissão dos sinais nervosos e reduzindo a consciência, a sensação de dor e outros processos cerebrais. Isso resulta em um estado de inconsciência e analgesia durante o período em que a anestesia está ativa.
12. Listar pelo menos cinco coisas que você pode fazer para proteger o seu cérebro de danos.
R:1. Use capacete de proteção ao praticar esportes ou atividades de risco.
2. Mantenha uma alimentação saudável, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, como ômega-3, vitaminas e antioxidantes.
3. Pratique exercícios físicos regularmente, pois eles promovem a circulação sanguínea e estimulam a saúde cerebral.
4. Durma o suficiente e tenha uma boa higiene do sono, pois o descanso adequado é essencial para a função cerebral.
5. Evite comportamentos de risco, como consumo excessivo de álcool e tabagismo, que podem causar danos ao cérebro.
13. Fazer um dos seguintes:
a) Visite e ajude alguém (mínimo de 2 horas) que tem uma doença cognitiva ou do sistema nervoso e descreva quais cuidados especiais são necessários.
R:A pior perspectiva de sequelas para um AVC hemorrágico geralmente envolve danos extensos no cérebro, afetando múltiplas áreas e funções vitais. Isso pode resultar em uma combinação de sequelas graves, como paralisia completa (hemiplegia), perda total da fala (afasia global), perda de consciência prolongada ou até mesmo coma. Essas condições podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e exigir cuidados intensivos e reabilitação prolongada. No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único e a recuperação pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa.
b) Descreva brevemente as seguintes desordens do sistema nervoso: doença de Alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, depressão, síndrome de Down, doença de Huntington, quadriplégica e paraplegia.
R:- Doença de Alzheimer: É uma doença neurodegenerativa que causa perda progressiva de memória, habilidades cognitivas e comportamentais, afetando principalmente os idosos.
- Esclerose múltipla: É uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, causando inflamação e danos à mielina (camada protetora dos nervos). Isso resulta em problemas de coordenação, fraqueza muscular, fadiga e dificuldades cognitivas.
- Epilepsia: É um distúrbio neurológico caracterizado por episódios recorrentes de atividade cerebral anormal, resultando em convulsões ou outros tipos de alterações comportamentais e sensoriais.
- Depressão: É um transtorno mental que afeta o humor e a saúde emocional. Pode causar sentimentos persistentes de tristeza, falta de interesse em atividades, alterações no sono e no apetite, além de dificuldades de concentração.
- Síndrome de Down: É uma condição genética em que uma pessoa nasce com material genético adicional no cromossomo 21. Ela causa atraso no desenvolvimento físico e intelectual, características faciais distintas e maior suscetibilidade a certas condições médicas.
- Doença de Huntington: É uma doença genética degenerativa do sistema nervoso central. Causa movimentos involuntários anormais, problemas de coordenação, declínio cognitivo e alterações emocionais.
- Quadriplegia: Também conhecida como tetraplegia, é uma condição em que há paralisia total ou parcial dos membros superiores e inferiores, geralmente devido a uma lesão na medula espinhal no nível do pescoço.
- Paraplegia: É uma condição em que há paralisia total ou parcial das pernas e, possivelmente, parte do tronco, geralmente devido a uma lesão na medula espinhal abaixo do pescoço. A função dos membros superiores geralmente não é afetada.
14. Encontrar pelo menos três versos bíblicos que se referem ao sistema nervoso ou ao processo de tomada de decisões.
R:1. Provérbios 16:9 - "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." (NVI) - Este verso fala sobre a importância de confiar em Deus para guiar nossas decisões, reconhecendo que Ele está no controle.
2. Filipenses 4:6-7 - "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (NVI) - Este verso nos encoraja a entregar nossas preocupações a Deus por meio da oração, permitindo que Sua paz guarde nossas mentes e corações.
3. Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (ARC) - Este verso nos incentiva a buscar sabedoria divina em nossas decisões, reconhecendo que Deus está disposto a nos conceder discernimento quando pedimos com fé.
Lembre-se de que esses versículos são apenas uma pequena amostra da sabedoria encontrada na Bíblia sobre o tema. É sempre bom explorar mais as Escrituras para encontrar orientação em todas as áreas da vida.
- Meato (ou conduto) auditivo externo: Canal que leva as ondas sonoras do pavilhão auditivo até o tímpano.
- Tímpano: Uma membrana fina que vibra em resposta às ondas sonoras, transmitindo essas vibrações para os ossículos do ouvido médio.
- Martelo, Bigorna e Estribo (ossículos): São três pequenos ossos do ouvido médio que amplificam e transmitem as vibrações sonoras do tímpano para a cóclea.
- Tuba auditiva (trompa de Eustáquio): Equaliza a pressão entre o ouvido médio e o ambiente externo, ajudando a proteger o tímpano.
- Cóclea: É uma estrutura em forma de caracol que contém células ciliadas responsáveis pela transformação das vibrações sonoras em sinais elétricos que são enviados ao cérebro para a percepção auditiva.
- Canais semicirculares: São três tubos cheios de líquido dentro do ouvido interno que ajudam a detectar os movimentos da cabeça e auxiliam no equilíbrio.
a) Ouvir algo em fones de ouvido.
R: Ouvir algo em fones de ouvido em volumes muito altos ou por longos períodos de tempo pode prejudicar a audição, pois a intensidade do som pode causar danos nas células sensoriais do ouvido interno. Além disso, o uso de fones de ouvido pode isolar o som do ambiente, levando as pessoas a aumentarem ainda mais o volume para compensar.
b) Colocar algum objeto no ouvido/usar cotonetes.
R:o tímpano pode ser perfurado ocasionando a perda da audição;
c) Ir a um show/apresentações com música alta.
R: Barulhos altos (a partir de 85 decibéis) podem danificar a audição permanentemente;
d) Não tratar uma infecção do ouvido corretamente.
R:Não tratar uma infecção de ouvido corretamente pode resultar em complicações e danos, como:
1. Infecção crônica: A infecção pode se tornar crônica, persistindo por um longo período de tempo e causando sintomas recorrentes.
2. Perda auditiva: A infecção pode afetar a audição, resultando em perda auditiva temporária ou permanente.
3. Propagação da infecção: A infecção pode se espalhar para outras áreas próximas, como os ossos do ouvido, o cérebro ou os seios da face, causando complicações mais graves.
4. Dor intensa: A falta de tratamento adequado pode levar a uma dor intensa e persistente no ouvido.
5. Perfuração do tímpano: A infecção não tratada pode causar a perfuração do tímpano, resultando em dor, perda auditiva e aumento do risco de infecções futuras.
É importante procurar atendimento médico ao primeiro sinal de infecção de ouvido para evitar complicações e danos à saúde auditiva.
11. Fazer uma ou mais das seguintes atividades (algumas delas podem precisar ser planejadas com um médico ou dentista ou junto a uma faculdade ou universidade):
a) Observe um eletroencefalograma e explique a sua função.
b) Observe uma ressonância nuclear magnética ou uma tomografia computadorizada e explique a sua função.
c) Observe alguém sendo anestesiado e explique como uma anestesia funciona.
R:A ação neurológica da anestesia envolve a supressão da atividade do sistema nervoso central. Os anestésicos atuam em diferentes alvos no cérebro, como os receptores GABA, bloqueando a transmissão dos sinais nervosos e reduzindo a consciência, a sensação de dor e outros processos cerebrais. Isso resulta em um estado de inconsciência e analgesia durante o período em que a anestesia está ativa.
12. Listar pelo menos cinco coisas que você pode fazer para proteger o seu cérebro de danos.
R:1. Use capacete de proteção ao praticar esportes ou atividades de risco.
2. Mantenha uma alimentação saudável, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, como ômega-3, vitaminas e antioxidantes.
3. Pratique exercícios físicos regularmente, pois eles promovem a circulação sanguínea e estimulam a saúde cerebral.
4. Durma o suficiente e tenha uma boa higiene do sono, pois o descanso adequado é essencial para a função cerebral.
5. Evite comportamentos de risco, como consumo excessivo de álcool e tabagismo, que podem causar danos ao cérebro.
13. Fazer um dos seguintes:
a) Visite e ajude alguém (mínimo de 2 horas) que tem uma doença cognitiva ou do sistema nervoso e descreva quais cuidados especiais são necessários.
R:A pior perspectiva de sequelas para um AVC hemorrágico geralmente envolve danos extensos no cérebro, afetando múltiplas áreas e funções vitais. Isso pode resultar em uma combinação de sequelas graves, como paralisia completa (hemiplegia), perda total da fala (afasia global), perda de consciência prolongada ou até mesmo coma. Essas condições podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e exigir cuidados intensivos e reabilitação prolongada. No entanto, é importante ressaltar que cada caso é único e a recuperação pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa.
b) Descreva brevemente as seguintes desordens do sistema nervoso: doença de Alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, depressão, síndrome de Down, doença de Huntington, quadriplégica e paraplegia.
R:- Doença de Alzheimer: É uma doença neurodegenerativa que causa perda progressiva de memória, habilidades cognitivas e comportamentais, afetando principalmente os idosos.
- Esclerose múltipla: É uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, causando inflamação e danos à mielina (camada protetora dos nervos). Isso resulta em problemas de coordenação, fraqueza muscular, fadiga e dificuldades cognitivas.
- Epilepsia: É um distúrbio neurológico caracterizado por episódios recorrentes de atividade cerebral anormal, resultando em convulsões ou outros tipos de alterações comportamentais e sensoriais.
- Depressão: É um transtorno mental que afeta o humor e a saúde emocional. Pode causar sentimentos persistentes de tristeza, falta de interesse em atividades, alterações no sono e no apetite, além de dificuldades de concentração.
- Síndrome de Down: É uma condição genética em que uma pessoa nasce com material genético adicional no cromossomo 21. Ela causa atraso no desenvolvimento físico e intelectual, características faciais distintas e maior suscetibilidade a certas condições médicas.
- Doença de Huntington: É uma doença genética degenerativa do sistema nervoso central. Causa movimentos involuntários anormais, problemas de coordenação, declínio cognitivo e alterações emocionais.
- Quadriplegia: Também conhecida como tetraplegia, é uma condição em que há paralisia total ou parcial dos membros superiores e inferiores, geralmente devido a uma lesão na medula espinhal no nível do pescoço.
- Paraplegia: É uma condição em que há paralisia total ou parcial das pernas e, possivelmente, parte do tronco, geralmente devido a uma lesão na medula espinhal abaixo do pescoço. A função dos membros superiores geralmente não é afetada.
14. Encontrar pelo menos três versos bíblicos que se referem ao sistema nervoso ou ao processo de tomada de decisões.
R:1. Provérbios 16:9 - "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." (NVI) - Este verso fala sobre a importância de confiar em Deus para guiar nossas decisões, reconhecendo que Ele está no controle.
2. Filipenses 4:6-7 - "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (NVI) - Este verso nos encoraja a entregar nossas preocupações a Deus por meio da oração, permitindo que Sua paz guarde nossas mentes e corações.
3. Tiago 1:5 - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada." (ARC) - Este verso nos incentiva a buscar sabedoria divina em nossas decisões, reconhecendo que Deus está disposto a nos conceder discernimento quando pedimos com fé.
Lembre-se de que esses versículos são apenas uma pequena amostra da sabedoria encontrada na Bíblia sobre o tema. É sempre bom explorar mais as Escrituras para encontrar orientação em todas as áreas da vida.
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