Especialidade de Digestão
1- Ter a especialidade de nutrição.
2- Fazer um registro do que e quanto você come por uma semana. Agora analise com as porções recomendadas de acordo com a nova pirâmide alimentar. De acordo com o resultado, o que você precisa mudar na sua alimentação?
R: analisando a minha alimentação percebo que o meu consumo de carboidratos é muito maior do que os vdr.
Preciso diminuir Pães da minha alimentação.
3- O que é digestão? Qual outo nome dado ao sistema digestivo/ digestório humano?
R- A digestão é o processo de quebra das moléculas dos alimentos ingeridos, em outras menores, que são absorvidas e utilizadas em nosso metabolismo para nos fornecer os nutrientes necessários para o funcionamento normal do organismo. O sistema digestivo humano teve mudança de nome cultural no ano de 1996, passando a se chamar sistema digestório.
4- Onde é formada a saliva? Quais são as três principais funções dela?
R- A saliva é produzida pelas glândulas salivares, na região embaixo da língua. A saliva possui a função de umedecer os alimentos para facilitar a deglutição, além de começar a digestão do amido pela ação da amilase salivar .
5- Saber identificar as seguintes partes do dente, descrevendo cada uma: esmalte, dentina, polpa, gengiva, comento e ligamento periodontal.Qual é o papel do dente na digestão?
R- Esmalte: superfície externa do dente. É transparente , e formado de sais de cálcio e fósforo, tem a finalidade de protege os tecidos internos e sensíveis do dente, contra agentes externos.
-Dentina: É o corpo do dente . Apresenta coloração branca podendo variar até tons amarelados. É responsável pela sustentação dos demais tecidos de que são formados os dentes. É um tecido vivo muito sensível, que fica logo abaixo do esmalte.
-Polpa: É cavidade interna do dente composta por fibras nervosas, vasos sanguíneos e linfáticos. É responsável pela nutrição e sensibilidade dental.
-Cemento: É a camada externa que fica dentro do alvéolo dental, na porção da raiz. Quando os dentes são expostos a esforços excessivos, torna-se mais espesso e forte.
-Ligamento periodontal: É uma camada que protege a raiz do dente e fica na região entre o osso alveolar e a dentina, protegido pela gengiva.
-Gengiva: A gengiva é o tecido epitelial, que reveste o osso alveolar (suporte ósseo dos dentes). Constituindo parte da mucosa bucal.
6- Ser capaz de identificar, através de figuras, os seguintes órgãos que participam do processo digestivo, descrevendo cada: boca, glândulas salivares, esôfago, estomago, fígado, pâncreas, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide, reto) e ânus.
Boca- A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do sistema digestivo, ao ingerir alimentos,estes chegam à boca, onde são mastigados pelos dentes, e movimentados pela língua.
Glândulas salivares- A saliva é composta por um líquido viscoso contendo 99% de água e mucina, que dá a saliva sua viscosidade e auxilia a digestão umedecendo os alimentos para facilitar o trabalho dos dentes e a tarefa de deglutição.
Esôfago- O esôfago continua o trabalho da faringe, transportando os alimentos até o estômago, devido aos seus movimentos peristálticos, (contrações involuntárias).
Estômago- No estômago, órgão mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações, misturando aos alimentos uma solução denominada suco gástrico, realizando a digestão dos alimentos proteicos.
Fígado- Além da produção da bile , é ainda responsável por síntese do colesterol;
armazenamento e liberação da glicose;
desintoxicação do organismo;
transformação de amônia em ureia;
processamento de drogas e hormônios;
metabolismo das proteínas;
destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, entre outras.
Pâncreas- O pâncreas produz e fornece ao intestino delgado suco pancreático, constituído de íons bicarbonato, neutralizando assim, a acidez do quimo.
Intestino Delgado- O intestino delgado, divide-se em tês partes, duodeno, jejuno e íleo, a primeira parte , o duodeno , é a seção responsável por receber o bolo alimentar altamente ácido vindo o estômago, denominado quimo. As última partes do intestino delgado, jejuno e íleo, são formados por um canal longo, onde são absorvidos os nutrientes.
Intestino Grosso- O intestino grosso, divide-se em três partes: ceco, cólon e reto, nele ocorre a reabsorção de água, absorção de eletrólitos ( sódio e potássio), decomposição e fermentação dos restos alimentares, e formação e acúmulo das fezes. O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que tem como função receber o conteúdo vindo do intestino delgado e iniciar o processo de reabsorção de nutrientes e água. A segunda maior parte do intestino grosso recebe o nome de cólon, subdividindo-se em cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide.
Ânus- A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando assim o processo da digestão.
7- Qual é a diferença entre bolo alimentar e quimo?
R: O alimento, ao chegar à boca, já inicia o processo de digestão. Primeiramente, ele é quebrado pelos dentes e começa a ser misturado, com a ajuda da língua, à saliva, que provoca sua umidificação. A saliva possui uma enzima chamada de amilase salivar, muco, sais e outras substâncias. Em virtude da presença da amilase, que é capaz de quebrar o amido, a digestão dos carboidratos inicia-se na boca.Com a ação da saliva, da língua e dos dentes, o alimento torna-se uma pasta mole, que recebe o nome de bolo alimentar. O bolo alimentar é o nome dado, portanto, ao alimento mastigado e misturado à saliva.
8- O que é bile? Onde é formada? Qual é a sua função e onde é liberada?
R- A bile, bílis ou suco biliar é um fluído líquido de coloração amarelo esverdeada produzido pelo fígado e atua como auxiliar na digestão dos alimentos , absorção dos nutrientes e com a digestão de gorduras ingeridas na alimentação.
-Auxílio no processo de absorção de gorduras e vitaminas lipossolúveis no intestino delgado a partir da ação dos ácidos biliares;
-Facilita a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas;
-Eliminação de resíduos pelas fezes, incluindo a bilirrubina;
-Desintoxicação do fígado;
-Regulação das bactérias do fígado.
9- O que são vilosidades? Porque elas fazem o alimento ser absorvido com maior velocidade? faça o seguinte experimento: pegue um papel comum e um papel toalha de tamanho parecido. Derrame em cada um uma colher de água. Observe e faça uma comparação com a absorção pelas vilosidades.
R- Vilosidades são sinuosidades no epitélio que reveste o intestino e que amplifica a área de contato dos nutrientes aumentando a absorção dos mesmos após a digestão.
10- O que são fibras alimentares? Qual a importância delas para o processo digestivo? O que acontece se os alimentos permanecerem por mais tempo dento do gastrointestinal?
R- As fibras alimentares são partes dos vegetais ,frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, passando quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino atuando no bom funcionamento , conservando a umidade necessária para um transito satisfatório , evitando a constipação intestinal. Quanto mais tempo, toxinas e detritos de alimentos permanecerem no corpo, mais danos a saude serão capazes de causar . Um tempo de transito intestinal lento aumenta o risco de infecção bacteriana, enfraquecendo o sistema imunológico .
11- Demonstrar a digestão do amido em açúcar, utilizando o teste do iodo.
R:Durante a digestão do amido em açúcares é possível saber se o processo está completo usando-se a tintura de iodo.
A reação da tintura de iodo no amido , antes da digestão , resulta em uma coloração que varia entre preto e azul escuro.
Quando o processo de digestão do amido em açúcar estiver completo, a tintura deve manter sua coloração original ou obter uma tonalidade avermelhada.
12- Descreva os seis elementos básicos essenciais para a vida: Carboidratos, Proteínas, Lipídios, Vitaminas, Minerais e água, e onde ocorre a digestão/ absorção deles.
R- Carboidratos- Os carboidratos representam nossa principal fonte de energia, ela fazem o papel de combustível para a produção de calor e trabalho muscular, é composto por hidrogênio, carbono e oxigênio e podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. A maior parte da digestão dos carboidratos acontece no intestino delgado.
-Proteínas- Proteína é uma molécula composta a partir de uma mistura complexa de aminoácidos, no intestino delgado ocorre a maior parte da digestão.
-Lipídios- Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. A digestão começa no estômago, catalisada pela lípase estável emmeio ácido que degradam os triacilglicerídeos da dieta.
-Vitaminas- As vitaminas são substâncias orgânicas presentes nos alimentos que ingerimos e que são necessárias para equilibrar as funções vitais. A absorção das vitaminas ocorre no intestino grosso, ao nível do cólon.
-Minerais- Cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco,cobre, potássio, sódio,todas essa substâncias fazem parte do grupo dos minerais, que compõe 4% do corpo humano e que interferem diretamente em vários aspectos da nossa vida. A absorção dos minerais acontece no intestino grosso.
-Água- A água é uma substância cujas moléculas são compostas por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Trata-se de um líquido inodoro ( sem odor), insipido (sem sabor), e incolor( sem cor), embora também se possa encontrar no seu estado sólido (quando está em gelo), ou no estado gasoso (vapor). A absorção da água se dá principalmente no intestino grosso que é a parte final do trato intestinal.
13- Saber a diferença entre monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
R- Os carboidratos diferem entre si de acordo com a quantidade de carbono em sua formação. Os principais tipos de carboidratos são: monossacarídeos, dissacarídeos e os polissacarídeos.
Os carboidratos são a principal fonte de energia obtida através da alimentação, liberam açúcares importantes para o desenvolvimento de diversas funções do corpo humano. São constituídos fundamentalmente por carbono, oxigênio e hidrogênio ( [C(H2O)]n).
14- O que são aminoácidos? Quantos são? Qual é a diferença entre aminoácidos essenciais e não essenciais? Quais são as principais fontes de aminoácidos?
R:Aminoácidos são as unidades fundamentais de todas as proteínas. Existem 20 diferentes tipos de aminoácidos formando essas importantes macromoléculas, cada um com propriedades específicas. Os aminoácidos não essenciais, são aqueles que o nosso organismo consegue produzir, mas que certamente, que o nosso fígado sintetiza, em destaque estão: alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, ciesteína, glicemia, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.
15- Cite 3 conselhos divino em relação à nossa alimentação.
I Coríntios 10:31
31-Portanto quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa. Fazei tudo para glória de Deus.
Daniel 1: 8
8-E Daniel resolveu no seu coração não se acontaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos para não se contaminar.
Gêneses 9: 2-4
2 - Todos os animais da terra tremerão de medo diante de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, as criaturas que se movem rente ao chão e os peixes do mar; eles estão entregues em suas mãos.
3 - Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas.
4 - Mas não comam carne com sangue, que é vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Especialidade de Ervas
Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos 1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas. 2. Salsa– Temper...
-
Especialidade de Nós e Amarras 1. Definir os seguintes termos: a) Seio (laçada) - É a parte central de uma corda. Corda dobrada...
-
Especialidade de Árvores 1. Descrever as diferenças entre árvores e arbustos. R:A principal diferença entre uma árvore e um a...
-
Especialidade de Mordomia 1. Descobrir os princípios básicos de mordomia ao responder as seguintes questões: a) O que I Cor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário