Especialidade de Preservação dos recursos hídricos
1. O que são recursos hídricos?
R:Recursos hídricos são todas as formas de água disponíveis na Terra, incluindo rios, lagos, aquíferos, geleiras e oceanos. Esses recursos são essenciais para o abastecimento de água potável, a agricultura, a indústria, a geração de energia e a manutenção dos ecossistemas aquáticos. A gestão adequada dos recursos hídricos é fundamental para garantir sua disponibilidade e qualidade para as presentes e futuras gerações.
2. Descobrir, no mínimo, 10 atividades em que o uso da água é essencial.
R:1. Consumo humano: Beber água para hidratação e manutenção da saúde.
2. Higiene pessoal: Tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes.
3. Preparação de alimentos: Lavar frutas, legumes e utensílios de cozinha.
4. Agricultura: Irrigação de plantações para o crescimento saudável das culturas.
5. Indústria: Uso de água em processos de fabricação, resfriamento de equipamentos e limpeza.
6. Geração de energia: Água é utilizada em usinas hidrelétricas para mover turbinas e gerar eletricidade.
7. Lazer e recreação: Piscinas, parques aquáticos, praias.
8. Limpeza e saneamento urbano: Lavagem de ruas, limpeza de calçadas, descarga em banheiros públicos.
9. Cuidados com animais: Abastecimento de água para animais domésticos e criações.
10. Preservação da natureza: Manutenção de ecossistemas aquáticos, como rios, lagos e oceanos, para a sobrevivência de plantas e animais.
3. Saber como funciona o abastecimento público de água em sua cidade.
R:O abastecimento de água em uma cidade geralmente segue os seguintes passos:
1. Captação: A água é captada de fontes naturais, como rios, lagos, represas ou aquíferos, por meio de estações de captação.
2. Tratamento: A água captada passa por um processo de tratamento em estações de tratamento de água (ETA), onde ocorrem etapas como coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção para remover impurezas, sedimentos e microrganismos.
3. Reservação: Após o tratamento, a água é armazenada em reservatórios ou torres de água para garantir o abastecimento contínuo.
4. Distribuição: A água tratada é distribuída por meio de redes de distribuição, que consistem em tubulações interligadas que levam a água até as residências, estabelecimentos comerciais e industriais da cidade.
5. Consumo: Os usuários recebem a água em suas residências ou estabelecimentos e a utilizam para diversas finalidades, como consumo humano, higiene pessoal e limpeza.
6. Coleta e tratamento de esgoto: Após o uso, a água residual é coletada por redes de esgoto e encaminhada para estações de tratamento de esgoto (ETE), onde passa por processos físicos, químicos e biológicos para remover poluentes antes de ser devolvida ao meio ambiente.
É importante ressaltar que o processo pode variar dependendo da cidade e do sistema de abastecimento específico.
4. O que é energia hidroelétrica?
R:É a energia elétrica produzida a partir da conversão da energia sintética do movimento das águas ao passarem por turbinas.
5. Citar, no mínimo, 5 fatores que provocam desperdício de água e como poderiam ser evitados.
R: 1. Vazamentos: Verifique regularmente e conserte vazamentos em torneiras, chuveiros e tubulações.
2. Uso excessivo em atividades domésticas: Tome banhos mais curtos, feche a torneira ao ensaboar as mãos e lave roupas e louças apenas quando estiverem cheias.
3. Irrigação ineficiente: Utilize sistemas de irrigação com tecnologia de baixo consumo, como gotejamento ou sprinklers de alta eficiência, e regue as plantas nos horários adequados para evitar a evaporação excessiva.
4. Lavagem de calçadas e carros com mangueiras: Prefira a vassoura para limpar calçadas e utilize baldes com água para lavar o carro ao invés de mangueiras.
5. Falta de conscientização: Eduque-se sobre a importância da economia de água e compartilhe dicas com familiares, amigos e vizinhos para incentivar práticas sustentáveis.
6. Saber como os seguintes fatores influenciam diretamente no desperdício de água potável:
R:a) Desmatamento: O desmatamento pode levar à diminuição da capacidade de infiltração da água no solo, aumentando o escoamento superficial e a erosão, o que pode resultar em menor recarga dos aquíferos e escassez de água potável.
b) Poluição: A poluição da água pode tornar a água potável imprópria para consumo humano. O desperdício de água potável agrava a situação, pois aumenta a demanda por água limpa, incentivando a captação de água de fontes poluídas.
c) Ocupação e uso desordenado de solo: A ocupação e uso desordenado do solo podem resultar em impermeabilização excessiva, diminuindo a capacidade do solo em absorver água. Isso leva ao aumento do escoamento superficial e à redução da disponibilidade de água potável.
d) Falta de saneamento básico: A falta de saneamento básico contribui para a contaminação da água potável, tornando-a imprópria para consumo. Nesse contexto, o desperdício de água potável agrava a situação, pois aumenta a demanda por água limpa em regiões onde o acesso ao saneamento básico é precário.
7. Pesquisar e descobrir a média de consumo de água em seu país nas seguintes atividades:A quantidade exata de água necessária para cada uma dessas atividades pode variar, mas aqui estão algumas estimativas aproximadas:
a) Banho: Em média, um banho de 5 a 10 minutos consome cerca de 45 a 90 litros de água.
b) Escovação dentária: Uma torneira aberta durante a escovação dentária pode consumir cerca de 2 a 4 litros de água.
c) Descarga sanitária: Uma descarga sanitária consome cerca de 6 a 12 litros de água por acionamento.
d) Lavar roupa: Uma máquina de lavar roupa pode consumir cerca de 40 a 100 litros de água por ciclo.
e) Torneira gotejando: Uma torneira gotejando pode desperdiçar cerca de 10 a 20 litros de água por dia.
Indústria:
f) 1 kg de carne bovina: Estima-se que sejam necessários cerca de 15.000 a 20.000 litros de água para produzir 1 kg de carne bovina.
g) 1 Kg de queijo: Estima-se que sejam necessários cerca de 5.000 a 10.000 litros de água para produzir 1 kg de queijo.
h) 1 litro de leite: Estima-se que sejam necessários cerca de 500 a 1.000 litros de água para produzir 1 litro de leite.
i) 1 Kg de tomate: Estima-se que sejam necessários cerca de 50 a 100 litros de água para produzir 1 kg de tomate.
j) 1 computador: O consumo de água diretamente relacionado à produção de um computador é mínimo, pois o uso de água está mais relacionado às etapas de fabricação de componentes individuais.
Lembrando que esses valores podem variar dependendo de diversos fatores, como a eficiência dos equipamentos e os métodos de produção utilizados.
8. Saber o que é hidrologia e descobrir como seu estudo é fundamental para a preservação dos recursos hídricos.
R:Hidrologia é o estudo científico da água em relação à sua ocorrência, distribuição, movimento e propriedades físicas. Ela pode ajudar na preservação dos recursos hídricos ao fornecer informações sobre a disponibilidade e qualidade da água, permitindo a implementação de medidas adequadas de conservação e gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. Além disso, a hidrologia também auxilia na previsão de eventos extremos, como enchentes e secas, permitindo um melhor planejamento e resposta a esses eventos.
9. Conhecer, pelo menos, 3 maneiras de purificação de água.
R:1. Fervura: Ferva a água por pelo menos 1 minuto e deixe esfriar antes de consumir.
2. Cloração: Adicione algumas gotas de água sanitária (com teor de cloro entre 2% e 6%) por litro de água, misture bem e aguarde 30 minutos antes de consumir.
3. Filtração: Utilize filtros de água específicos, como os de carvão ativado, para remover impurezas e contaminantes da água.
10. Descobrir, pelo menos, 10 maneiras que você e sua família podem preservar os recursos hídricos disponíveis e colocá-los em prática.
R:1. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos.
2. Tome banhos mais curtos.
3. Utilize a máquina de lavar roupas e louças apenas quando estiverem cheias.
4. Colete água da chuva para regar plantas ou limpar áreas externas.
5. Conserte vazamentos o mais rápido possível.
6. Utilize um balde ao invés da mangueira para lavar o carro.
7. Reutilize a água do cozimento de alimentos para regar plantas.
8. Instale redutores de vazão nas torneiras e chuveiros.
9. Utilize regadores ao invés de mangueiras para regar plantas.
10. Adote hábitos de consumo consciente, evitando desperdícios desnecessários.
11. Desenvolver um projeto criativo de conscientização sobre o uso inadequado da água em sua escola ou local de trabalho.
12. Fazer, pelo menos, um dos itens abaixo:
a) Criar um projeto com sua unidade/Clube de preservação de alguma fonte de água potável em seu bairro.
b) Ter a especialidade de Conservação ambiental ou Energias renováveis
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