01 - Ter as seguintes especialidades:
-Excursionismo pedestre
-Mapa e bússola
-Acampamento IV
-Primeiros socorros - intermediário
-Fogueiras e cozinha ao ar livre
-Resgate básico -
02 - Descrever quais princípios de saúde, de segurança e regras de conduta devem ser usados durante uma atividade em ambiente silvestre. Colocar em pratica estes princípios em uma atividade (acampamento, caminhada, etc.) com um grupo de jovens ou desbravadores.
Princípios de Saúde:
R:Durante uma atividade em ambiente silvestre, é importante seguir os seguintes princípios de saúde, segurança e regras de conduta:
1. Planejamento e preparação: Conheça o local, verifique as condições climáticas, planeje suas rotas e atividades com antecedência.
2. Equipamentos adequados: Utilize equipamentos apropriados para a atividade, como calçados adequados, roupas protetoras, kit de primeiros socorros e suprimentos necessários.
3. Hidratação e alimentação: Mantenha-se hidratado regularmente e leve consigo água potável. Leve alimentos nutritivos e adequados para a atividade.
4. Orientação e navegação: Esteja familiarizado com técnicas de orientação e navegação, utilize mapas, bússola ou GPS para evitar se perder.
5. Segurança pessoal: Esteja ciente do seu nível de condicionamento físico e não se exponha a riscos desnecessários. Evite atividades perigosas ou desconhecidas.
6. Comunicação: Informe alguém sobre seus planos, roteiros e tempo estimado de retorno. Mantenha um meio de comunicação confiável em caso de emergência.
7. Respeito à natureza: Não deixe lixo ou resíduos no local, siga as regras de preservação ambiental, não perturbe a vida selvagem e respeite as áreas protegidas.
8. Segurança em grupo: Se estiver em grupo, mantenha-se próximo uns dos outros, comunique-se regularmente e esteja ciente das necessidades e limitações de cada membro.
9. Conhecimento de primeiros socorros: Tenha conhecimento básico de primeiros socorros para lidar com lesões leves e saiba como solicitar ajuda em caso de emergência grave.
10. Responsabilidade pessoal: Assuma a responsabilidade pela sua segurança e bem-estar, esteja preparado para imprevistos e tome decisões prudentes durante a atividade.
03 - Saber pelo menos três métodos de sinalizar quando em perigo.
R:Alguns métodos de sinalização para pedir ajuda quando estiver em perigo ou perdido na mata são:
1. Sinal de fogo: Acenda uma fogueira em local aberto e visível, de preferência em uma clareira ou próximo a uma área aberta. O fogo produz fumaça, que pode chamar a atenção de equipes de resgate ou pessoas próximas.
2. Sinal sonoro: Use um apito ou qualquer objeto que possa produzir um som alto e repetitivo, como uma panela batendo com uma colher. Faça barulhos em intervalos regulares para chamar a atenção de possíveis socorristas nas proximidades.
3. Sinal visual: Utilize objetos brilhantes, como um espelho, um pedaço de metal ou qualquer material reflexivo para refletir a luz do sol em direção a possíveis resgatistas. Também é possível criar sinais com pedras, galhos ou folhagens formando letras no chão ou em áreas abertas para transmitir mensagens simples, como "SOS" .
04 - Ajudar no planejamento e execução de uma simulação, em meio a florestas ou matas tropicais, do seguinte:
-Resgate de uma pessoa ferida
-Resgate de uma pessoa perdida
-Liderar um grupo na localização e resgate de uma pessoa que esteja perdida e ferida, usando a habilidade adquirida no requisito 5.
R:Para planejar uma simulação de resgate de uma pessoa ferida ou perdida em meio a florestas ou matas tropicais, você pode considerar os seguintes passos:
1. Definir os objetivos da simulação: Determine claramente o objetivo da simulação, como treinar habilidades de busca e resgate, testar a eficácia dos protocolos de comunicação, avaliar a capacidade de resposta da equipe, etc.
2. Selecionar uma área apropriada: Escolha uma área com vegetação densa e características semelhantes ao ambiente em que a simulação será realizada. Certifique-se de obter todas as permissões necessárias para realizar a atividade.
3. Formar equipes de resgate: Divida os participantes em equipes de resgate, cada uma com funções específicas, como líder da equipe, navegadores, socorristas e comunicadores.
4. Designar papéis: Atribua papéis para as pessoas feridas ou perdidas na simulação. Certifique-se de que eles estejam cientes do seu papel e saibam como agir de acordo com o cenário.
5. Estabelecer um ponto de encontro seguro: Defina um ponto de encontro seguro onde os participantes possam se reunir antes e depois da simulação. Certifique-se de que todos estejam cientes do local e das instruções para chegar lá.
6. Criar cenários realistas: Desenvolva cenários realistas com base nos objetivos da simulação. Por exemplo, uma pessoa ferida pode ter uma lesão específica que requer cuidados médicos adequados.
7. Simular comunicação e coordenação: Teste os protocolos de comunicação entre as equipes, incluindo o uso de rádios ou outros dispositivos de comunicação. Pratique a coordenação entre as equipes para garantir uma resposta eficiente.
8. Avaliar e debriefing: Após a simulação, avalie o desempenho das equipes e forneça um debriefing. Discuta os pontos fortes e áreas de melhoria, compartilhe feedback construtivo e identifique lições aprendidas para aprimorar futuras operações de resgate.
Lembre-se sempre de priorizar a segurança dos participantes durante a simulação e seguir todas as precauções necessárias para evitar ferimentos ou danos ao meio ambiente.
05 - Demonstrar as habilidades necessarias para a liderança na selva, numa das regiões a seguir:
R:- Região Tropical: Conhecimento de plantas e animais locais, habilidades de orientação, capacidade de lidar com altas temperaturas e umidade.
- Região Desértica: Habilidades de conservação de água, conhecimento de técnicas de sobrevivência no deserto, capacidade de lidar com temperaturas extremas.
- Região Pantanosa: Habilidades de navegação em áreas alagadas, conhecimento de plantas e animais pantanosos, habilidades de sobrevivência em condições úmidas.
- Região Montanhosa: Habilidades de escalada, conhecimento de técnicas de sobrevivência em altitude elevada, capacidade de lidar com mudanças climáticas rápidas.
- Região Floresta Temperada: Conhecimento de plantas e animais da floresta, habilidades de orientação em áreas densamente arborizadas, capacidade de construir abrigos naturais.
- Região Ártica: Habilidades de sobrevivência em climas frios extremos, conhecimento de técnicas de construção de abrigos na neve, capacidade de lidar com condições árticas adversas.
06 - Qual a diferença entre acampamento na selva e acampamento em campo aberto? Que cuidados especiais devem ser tomados com relação à preservação da natureza? Fazer um relatório da atividade prática deste requisito.
R:A diferença entre acampamento na selva e acampamento em campo aberto é o ambiente em que ocorrem. O acampamento na selva é realizado em áreas arborizadas, com vegetação densa, enquanto o acampamento em campo aberto ocorre em áreas sem muitas árvores ou vegetação.
Para preservar a natureza durante o acampamento, alguns cuidados especiais devem ser tomados, como:
- Não deixar lixo ou resíduos no local do acampamento, recolhendo e levando embora tudo o que foi utilizado.
- Evitar fazer fogueiras desnecessárias e seguir as regulamentações locais para o uso do fogo.
- Respeitar a vida selvagem, mantendo distância dos animais e não alimentando-os.
- Utilizar trilhas designadas e evitar pisar em plantas e vegetação frágeis.
- Usar produtos biodegradáveis e minimizar o impacto ambiental das atividades realizadas durante o acampamento.
07 - Em um acampamento na selva, identificar, preparar e comer dez variedades de plantas silvestres encontradas nas imediações do acampamento.
R:Rúcula silvestre (Eruca vesicaria)
Essa planta comestível é originária da região mediterrânea e foi colhida por nossos ancestrais há milhares de anos, sendo seus primeiros registros datados do auge do Império Romano, onde era usada como afrodisíaco. Atualmente é considerada uma espécie pertencente à família do repolho e, desde 1990, foi incorporada à gastronomia, embora ainda não seja tão usada na culinária ocidental, mas majoritariamente na cozinha mediterrânea.
A rúcula silvestre pode ser identificada graças à sua textura crocante e sabor picante, intenso e amargo. Obviamente, antes de comê-la, você deve notar sua folhagem e altura, que varia de 20 cm a 1 metro. Sua floração aparece principalmente durante a primavera, e cresce em forma de cachos caracterizados por terem 4 pétalas com um formato clássico de cruz, branca amarelada. Lembre-se de que, quando falamos sobre essa espécie, você deve consumir apenas as folhas da rúcula.
Beldro ou caruru (Amaranthus blitum)
O beldro (ou caruru) pertence à família das Chenopodioideae, sendo que as partes mais consumidas dessas plantas que podemos comer selvagens são as folhas. As formas de comer essa planta podem variar bastante: você pode comê-las cruas ou cozidas, além de usar seus frutos para preparar infusões e até farinhas.
Para identificar o beldro, primeiro você deve considerar o tamanho da planta. Geralmente, ela cresce entre 20 e 60 centímetros. A cor principal é o verde-escuro, de modo que o caule conta com ramificações avermelhadas, e as folhas são afiadas com bordas irregulares. Também é considerada uma planta selvagem medicinal, devido às suas grandes quantidades de antioxidantes e vitaminas A, B, C, B1, B2, B3 e minerais, como cálcio, ferro e fósforo. É usada em muitos casos para controlar a febre, melhorar a flora intestinal e até desintoxicar o estômago.
Cardencha (Dipsacus fullonum)
Originária do Hemisfério Norte do planeta, a cardencha é uma planta selvagem medicinal consumida principalmente em infusões, nas quais é usando o extrato derivado de suas raízes. Essa espécie de planta possui propriedades diuréticas, age nas glândulas sudoríparas e tem efeito purificante, sendo também eficaz no tratamento de artrites e, quando tem as raízes maceradas, também pode ajudar na cicatrização de feridas.
Essa planta é fácil de reconhecer. Tem forma reta e atinge uma altura de um metro e meio, possuindo um caule cheio de espinhos finos. Também pode ser identificada por sua baixa folhagem, com poucas folhas serrilhadas que são anexadas à base para coleta de água. As flores são de cor rosa e em forma de cone, como pode ser visto na imagem.
Dente-de-leão (Taraxacum officinale)
As folhas de dente-de-leão são plantas comestíveis desde o seu desenvolvimento até a maturidade, mas não espere que ela comece a murchar. Essa espécie da família asteraceae é considerada, em muitas partes, como uma erva daninha, mas a verdade é que ela também tem propriedades medicinais. Algumas são suas propriedades purificadoras contra intoxicações e efeito diurético, além de ser um excelente remédio contra a constipação.
O dente-de-leão atinge cerca de 40 cm de altura quando maduro, e é composto por folhas lanceoladas uniformes, com formato triangular e bordas serrilhadas. Outras características pelas quais ele pode ser reconhecido são seu caule curto entrelaçado e intensa floração de cor amarela, com uma coroa de 5 pontas
Menta (Mentha spicata)
A menta é uma das plantas mais conhecidas e usadas no mundo todo. Tanto o aroma quanto o sabor intensos a transformaram em uma espécie altamente procurada na gastronomia e na indústria de cosméticos. Porém, possui ainda mais propriedades que fazem dela uma planta selvagem medicinal, como ações antipasmódicas, anti-sépticas e analgésicas. A forma mais comum de consumo da menta, usada há milhares de anos, é através de infusões, quando se bebe o extrato da folha, embora ela também possa ser consumida crua.
Para identificar essa espécie vegetal, devemos prestar atenção no aroma e sabor intensos, bem característicos. Podemos, também, levar em conta suas características físicas: sua altura média é de cerca de 30 cm, e suas folhas são em forma de lança. Também pode ser reconhecida por sua floração em forma de cálice de várias cores, como lilás e branco, com um total de 5 pétalas.
Beldroega (Portulaca oleracea)
Suas propriedades nutritivas e curativas a acompanham desde os tempos antigos, graças às altas concentrações de ômega 3 e ação digestiva. A beldroega é uma espécie rasteira arbustiva, semelhante às suculentas ou Portulacaceae. Essa planta comestível selvagem se espalhou pelo mundo todo, mas é originária da índia e do sul da Europa. Pode ser consumida quase que em sua totalidade, desde as folhas até as sementes, com as quais é possível até fazer pães.
Essa planta comestível é facilmente identificada por conta do sabor ácido de suas folhas, as quais podem ser consumidas cruas ou cozidas, assim como o caule. Quando falamos sobre reconhecer a planta selvagem medicinal por meio de suas características físicas, devemos prestar atenção em seu caule liso de cor vermelha, que se estende pelo solo, graças à sua natureza rasteira. Já as flores devem ser de cor amarela, com 5 pétalas escondidas sobre a folhagem.
Alface silvestre (Lactuca virosa)
A alface silvestre é bem parecida com a convencional, que consumimos. Assim como a planta comercializada, é recomendado que suas folhas sejam consumidas quando ainda estão em desenvolvimento, antes da primeira floração. Essa planta comestível também possui propriedades psicoativas a analgésicas. Por isso é bom ter cuidado com essa espécie em particular – ainda que ela seja própria para consumo, não o faça em excesso, já que ela pode causar uma intoxicação grave.
Para reconhecê-la, basta observar o caule, que deve ser reto, liso e com ramificações, além de um interior oco. Sua altura varia, mas em média pode chegar a até 1 metro. Sua cor, que prevalece em suas folhas e caule, é um verde-azulado. Outra característica pela qual pode ser distinguida é o fruto, de pequenas proporções e pigmentação negra.
Borragem (Borago officinalis)
A borragem é uma das plantas comestíveis que pode ser consumida em sua totalidade. Ela é usada na culinária mediterrânea para preparar uma grande quantidade de receitas, como saladas. Sopas e caldos devem ser preparados com todo o corpo da espécie vegetal, para que seus minerais sejam aproveitados quando combinados à água. Por sua vez, ela também pode ser consumida crua, mas seus pelinhos pinicantes podem dificultar o processo.
Essa espécie fanerogâmica da família boraginaceae é facilmente reconhecida por meio de seus pelinhos pinicantes, localizados tanto no caule quanto nas folhas. Sua altura média varia entre 50 cm e 1 m, e suas flore, de cor azulada, possuem 5 pétalas em forma de triângulo. Essa planta, nativa do continente africano, se espalhou por todo o mundo, sendo encontrada inclusive na América do Sul.
Tanchagem (Plantago major)
Outra plantas que podemos comer dentre as mais comuns é a tanchagem. É uma espécie vegetal herbácea, de origens asiática e europeia, mas se espalhou por várias regiões do mundo, especialmente a América do Sul. O uso da planta é majoritariamente medicinal, e suas aplicações são diversas: pode ser usada como anti-inflamatório, em forma de creme feito por meio se suas folhas fervidas, como expectorante, graças à mucilagem e ao ácido silícico presentes em sua composição e, ainda, como diurético e cicatrizante.
A identificação da tanchagem começa pelo caule, que deve ser livre de ramificações. Você também pode levar em conta a altura da planta, que varia de 30 a 50 cm, além de seu rizoma amarelo. Se você prestar atenção às folhas, notará que elas são irregulares e de cor verde. Suas flores são espetadas e em tom verde-claro, com descolorações brancas.
Aipo-dos-cavalos (Smyrnium Olusatrum)
Pertencente à família Apiaceae, o aipo-dos-cavalos é uma das plantas comestíveos medicinais que contêm altos níveis de vitamina C, além de propriedades são diuréticas e purificadoras. Desde os tempos antigos, essa espécie é consumida crua ou cozida, e seus frutos também são usados para aromatizar pomadas e outros alimentos, como arroz e saladas.
Reconhecer o aipo-dos-cavalos é relativamente fácil. Preste atenção na altura da planta, que pode chegar até um metro e meio. Seu caule é maciço, mas em espécies mais antigas pode ser oco. A forma de suas folhas é irregular e sua composição é fina. Esta planta selvagem comestível também produz flores e frutos. Quanto à floração, é de cor amarelo-esverdeada, e seus frutos apresentam pigmentação negra.
Ora-pro-nóbis (‘Pereskia aculeata mill’)
Essa planta com alto teor de proteína, podendo variar de 30% a 40%; possui compostos bioativos com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Begônia (‘Begonia semperflorens’)
Begônia (‘Begonia semperflorens’)
Essas flores comestíveis que têm ação antioxidante, cardioprotetoras, anti-inflamatórias e antivirais; possuem textura crocante e sabor semelhante ao limão.
Vinagreira-roxa (‘Hibiscus sabdariffa’)
Vinagreira-roxa (‘Hibiscus sabdariffa’)
Suas folhas e flores comestíveis, são fonte de vitamina C, fibras e antocianinas; suas flores podem ser utilizadas para produção de sucos, geleias, doces e chás.
08 - Faça um relatório baseado na vida de dois dos personagens abaixo, destacando algumas qualidades de liderança manifestada na vida deles:
a)Moisés
b)Davi
c)Elias
d)Josué
e)João Batista
R:Moisés foi um líder exemplar que conduziu o povo de Israel durante o êxodo do Egito, enquanto Josué foi seu sucessor e liderou a conquista da Terra Prometida. Alguns destaques de suas qualidades de liderança incluem:
1. Moisés:
- Visão clara: Moisés teve uma visão clara do propósito de Deus para o povo de Israel e liderou-os em direção à liberdade e à Terra Prometida.
- Coragem: Ele demonstrou coragem ao confrontar o faraó egípcio e ao enfrentar desafios durante a jornada no deserto.
- Compaixão: Moisés se preocupava com o bem-estar do povo, intercedendo por eles diante de Deus e buscando soluções para seus problemas.
- Liderança humilde: Ele reconhecia sua dependência de Deus e buscava orientação divina em suas decisões.
2. Josué:
- Fidelidade: Josué foi fiel a Deus e aos mandamentos que Moisés havia transmitido. Ele seguiu os planos divinos com determinação e obediência.
- Coragem e resiliência: Josué liderou o exército de Israel durante as batalhas contra os povos que habitavam a Terra Prometida, demonstrando coragem e perseverança.
- Confiança em Deus: Ele confiava no poder e nas promessas de Deus, o que lhe dava confiança para enfrentar desafios aparentemente impossíveis.
- Liderança inspiradora: Josué inspirava confiança e lealdade em seu povo, motivando-os a seguir adiante e conquistar a terra que lhes fora prometida.
Essas são apenas algumas das qualidades de liderança manifestadas por Moisés e Josué, que os tornaram líderes notáveis em suas respectivas épocas.
09 - Liderar um grupo num acampamento de fim de semana em meio à mata(floresta), aplicando os princípios e habilidades aprendidos nesta especialidade.
08 - Faça um relatório baseado na vida de dois dos personagens abaixo, destacando algumas qualidades de liderança manifestada na vida deles:
a)Moisés
b)Davi
c)Elias
d)Josué
e)João Batista
R:Moisés foi um líder exemplar que conduziu o povo de Israel durante o êxodo do Egito, enquanto Josué foi seu sucessor e liderou a conquista da Terra Prometida. Alguns destaques de suas qualidades de liderança incluem:
1. Moisés:
- Visão clara: Moisés teve uma visão clara do propósito de Deus para o povo de Israel e liderou-os em direção à liberdade e à Terra Prometida.
- Coragem: Ele demonstrou coragem ao confrontar o faraó egípcio e ao enfrentar desafios durante a jornada no deserto.
- Compaixão: Moisés se preocupava com o bem-estar do povo, intercedendo por eles diante de Deus e buscando soluções para seus problemas.
- Liderança humilde: Ele reconhecia sua dependência de Deus e buscava orientação divina em suas decisões.
2. Josué:
- Fidelidade: Josué foi fiel a Deus e aos mandamentos que Moisés havia transmitido. Ele seguiu os planos divinos com determinação e obediência.
- Coragem e resiliência: Josué liderou o exército de Israel durante as batalhas contra os povos que habitavam a Terra Prometida, demonstrando coragem e perseverança.
- Confiança em Deus: Ele confiava no poder e nas promessas de Deus, o que lhe dava confiança para enfrentar desafios aparentemente impossíveis.
- Liderança inspiradora: Josué inspirava confiança e lealdade em seu povo, motivando-os a seguir adiante e conquistar a terra que lhes fora prometida.
Essas são apenas algumas das qualidades de liderança manifestadas por Moisés e Josué, que os tornaram líderes notáveis em suas respectivas épocas.
09 - Liderar um grupo num acampamento de fim de semana em meio à mata(floresta), aplicando os princípios e habilidades aprendidos nesta especialidade.
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