1. Saber o significado dos seguintes termos:
a) Ecologia
R:ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si ou com o meio orgânico ou inorgânico no qual vivem.
b) Plâncton
R:conjunto dos organismos que vivem dispersos nas águas doce, salobra e marinha ou no ar, com muito pouca ou nenhuma capacidade de locomoção, sendo transportados pelas correntezas.
c) Populações
R:Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento.
d) Comunidade
R:Também chamada de biota e biocenose, a comunidade biológica é um conjunto de indivíduos de várias espécies animais e vegetais que vivem em um mesmo local, chamado de biótopo.
e) Ecossistemas
R:Conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável. Cada ecossistema é formado por várias populações de espécies diferentes.
f) Conservação
R:É a busca por uma utilização racional dos recursos naturais, ou seja, a proteção desses recursos em uma perspectiva de sustentabilidade, que permita seu uso e garanta sua renovação.
g) Cadeia alimentar
R:É sequência de alimentação entre os seres vivos, na qual uns alimentam-se dos outros, garantindo sua sobrevivência.
Essa sequência (cadeia) um ser vivo é consumido por outro. O último dessa cadeia, após sua morte, servirá de alimento para os organismos decompositores, encerrando o ciclo.
h) Comunidade Clímax
R:É aquela em que se observa o auge da diversidade em um ecossistema.
i) Comensalismo
R:É a relação ecológica entre organismos de diferentes espécies, na qual um dos organismos é beneficiado sem que o outro seja prejudicado.
j) Autotrofismo
R:É o nome dado à qualidade do ser vivo de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese.
k) Sucessão Ecológica
R:Sucessão ecológica é um processo gradual e progressivo de mudanças na comunidade de um ecossistema até que se estabeleça uma comunidade clímax.
l) Bioma
R:O Bioma (de bios: clima; e oma8: massa ou grupo) é um grande conjunto de ecossistemas interligados.
m) Habitat
R:É o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem. É um ambiente natural onde nasce e cresce qualquer ser organizado
2. O que é uma pirâmide ecológica? Por que ela tem esse formato? . Saber o significado dos seguintes termos:
R:A pirâmide ecológica é uma representação gráfica que mostra a relação entre os diferentes níveis tróficos em um ecossistema. Ela ilustra a transferência de energia e matéria entre os produtores, consumidores e decompositores, mostrando a quantidade de indivíduos ou biomassa em cada nível. Geralmente, a base da pirâmide representa os produtores (plantas), seguida pelos consumidores primários (herbívoros), consumidores secundários (carnívoros) e assim por diante.
Ela tem esse formato porque reflete a dinâmica de transferência de energia e matéria em um ecossistema. A forma de pirâmide é utilizada porque a quantidade de energia disponível diminui à medida que se move de um nível trófico para outro.
a. Ecologia - é o estudo dos seres vivos e o ambiente onde vivem, com suas interrelações.
b. Comunidade - conjunto de populações animais e vegetais que vivem numa área se relacionado uniformemente.
c. Cadeia alimentar - conjunto de alimentos disponível para as populações animais e vegetais.
d. Comensalismo - dois seres de espécies diferentes que dependem um do outro para viver.
e. Sucessão ecológica - quando um ser vive substitui o outro na cadeia, tornando-se o dominante.
f. Plâncton - existem 2 tipos: fitoplancton (vegetal) e zooplancton (animal). Vivem em suspensão nas águas doces, salobras e marinhas.
g. Conservação - a conservação ambiental consiste de conservar aquilo que temos para não ter problemas no futuro.
h. Comunidade clímax - comunidade que possui todos os elementos necessários para a cadeia alimentar, em harmonia.
i. Autotrófico - fabricam a própria alimentação através da água e gás carbônico. Ex: Plantas.
j. Bioma - conjunto de seres vivos de uma área.
4. Fazer observações detalhadas, em campo, e estudos, em livros, sobre o habitat de alguns pequenos animais de sua região. Escrever um trabalho: metade dele com os resultados de suas observações, e metade a partir de estudos de livros. Cerca de 700 palavras.
R:As maritacas são aves coloridas e barulhentas que geralmente são encontradas em regiões tropicais e subtropicais. Elas são conhecidas por sua plumagem vibrante, que varia de verde a amarelo, e por seu bico forte e curvo.
QNa natureza, as maritacas vivem em bandos e constroem seus ninhos em ocos de árvores. Elas são aves sociais e se comunicam através de vocalizações altas e estridentes. Além disso, as maritacas são excelentes voadores e podem percorrer longas distâncias em busca de alimentos.
No entanto, com o crescimento das cidades e a destruição do habitat natural, as maritacas têm se adaptado à vida urbana. Elas encontraram nas áreas urbanas uma fonte abundante de alimento, como frutas, sementes e restos de comida deixados pelos humanos.
Nas cidades, é comum ver bandos de maritacas sobrevoando parques, praças e jardins. Elas se tornaram parte do cenário urbano e trazem um toque de cor e vida para as paisagens cinzentas das cidades.
Apesar de serem consideradas pragas por algumas pessoas, as maritacas desempenham um papel importante no ecossistema urbano. Elas ajudam na dispersão de sementes, contribuindo para o crescimento de novas plantas, além de serem predadoras naturais de insetos indesejados.
A convivência entre as maritacas e os humanos nem sempre é pacífica. O barulho que elas fazem ao voar e se comunicar pode ser irritante para algumas pessoas. Além disso, as maritacas podem causar danos às árvores e estruturas ao construírem seus ninhos.
Mesmo assim, muitas pessoas apreciam a presença das maritacas nas cidades. Elas são consideradas símbolos da natureza em meio ao concreto e lembram-nos da importância de preservar o meio ambiente.
É importante lembrar que, apesar de estarem adaptadas à vida urbana, as maritacas ainda são animais selvagens e devem ser tratadas com respeito. Alimentá-las com alimentos inadequados ou tentar capturá-las pode causar danos à sua saúde e bem-estar.
A vida das maritacas nas cidades é um exemplo de como a natureza pode se adaptar e sobreviver em ambientes urbanos. Elas trazem beleza e alegria para o nosso dia a dia e nos lembram da importância de preservar a biodiversidade mesmo em meio ao caos urbano.
5. Definir um ecossistema e declarar os fatores biológicos e físicos básicos que o mantém equilibrado.
R:Fatores abióticos (não-vivos) : luz solar, calor, água em estado líquido, ar puro e solo.
Fatores bióticos (vivos) são:
-Produtores (plantas em geral);
-Consumidores primários (herbívoros);
-Consumidores secundários (carnívoros);
-Decompositores (fungos e bactérias) que promovem a volta da matéria ao ambiente fechando a cadeia alimentar.
6. Investigar como se faz a coleta de lixo em seu bairro. Quanto lixo sua família joga por dia? Por semana? Por ano? Como poderiam lidar melhor com o lixo?
R:A maioria dos caminhões de coleta passa nas ruas em horários entre às 7:00h da manhã e as 13:00 datarde.
Dias e horários das coletas dependem da determinação de cada município.
Um estudo diz que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.
Desse 1 kg ,35% são materiais que poderiam ser reciclados, mas só 3% são reaproveitados.
7. Ler o jornal de uma cidade grande (a mais perto da sua se você não mora numa cidade grande) durante um mês, procurando os níveis de poluição atmosférica. Faça um gráfico demonstrando a curva deste nível durante o mês. Descobrir o que causou os pontos altos de sua curva.
R:POLUIÇÃO NO LIMITE EM BH
A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) está entre as áreas urbanas com o ar mais poluído do mundo. De acordo com relatório de análise da qualidade do ar divulgado ontem, em Genebra, na Suíça, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Grande BH aparece na 467ª posição. O estudo, feito pela primeira vez, levantou dados de 1,1 mil cidades em 90 países e apontou que a região ainda atende os parâmetros de qualidade do ar conforme os critérios da OMS, com taxa de 20 microgramas de poluição por metro cúbico de ar (ug/m³), exatamente o índice de BH.
Apesar da classificação perigosa, a RMBH é a que ostenta melhor posição entre as áreas metropolitanas brasileiras.
8. Relacionar dez maneiras de trabalhar ativamente em favor de seu meio ambiente. Colocar quatro delas em prática.
R:- Não jogar papel, sacolas, lixo em geral na rua.
- Economizar água fechando o chuveiro enquanto estiver ensaboando ou a torneira enquanto estiver escovando os dentes
-Economizar energia elétrica não deixando acesas lâmpadas ou aparelhos eletrônicos em ambientes onde não haja ninguém.
-Mobilizar o clube ou unidade para recolher lixo de uma praça perto da igreja.
- Junto com o clube ou unidade plantar árvores próximo à uma área de manancial.
- Conscientizar outras pessoas que devemos cuidar do meio ambiente, evitando desperdícios.
- Não jogar óleo de cozinha usado na pia, pois o óleo contamina a água. Armazene-o e enterre ou entregue para coleta seletiva.
- Nunca queimar o lixo.
- Promover a separação do lixo reciclável do orgânico.
- Cobrar da prefeitura que a coleta de lixo seja feita sistematicamente e que o lixo tenha um destino ecologicamente correto.
9. Descobrir um trecho do Espírito de Profecia, e um texto Bíblico relacionado à ecologia, e ser capaz de explicar a sua relevância e aplicação em nossos dias.
R:Espírito de profecia:
"Em Sua perfeição original, todas as coisas criadas eram a expressão do pensamento de Deus. Para Adão e Eva, no seu lar paradisíaco, estava a natureza cheia do conhecimento de Deus, transbordante de instrução divina. A sabedoria falava aos olhos e era acolhida no coração; pois eles comungavam com Deus pelas obras criadas. Logo que o santo par transgrediu a lei do Altíssimo, o resplendor da face de Deus desapareceu da face da natureza. A Terra está agora deformada e maculada pelo pecado. Mas, mesmo nesta condição, muito do que é belo permanece. As lições objetivas de Deus, não são obliteradas; quando bem compreendida, a natureza fala de seu Criador" Parábolas de Jesus, pág. 18.
Bíblia: Gênesis 2:8-15.
8 - Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara.
9 - Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10 - No Éden nascia um rio que irrigava o jardim, e depois se dividia em quatro.
11 - O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre toda a terra de Havilá, onde existe ouro.
12 - O ouro daquela terra é excelente; lá também existem o bdélio e a pedra de ônix.
13 - O segundo, que percorre toda a terra de Cuxe, é o Giom.
14 - O terceiro, que corre pelo lado leste da Assíria, é o Tigre. E o quarto rio é o Eufrates.
15 - O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Deus colocou o homem para cuidar e manter a terra e não destruí-la com poluição e desmatamentos. Não devemos destruir o planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário