1. Definir os seguintes termos:
R:a) Habitat: Local onde um organismo vive, incluindo os fatores físicos (clima, solo) e biológicos (outras espécies) que o afetam.
b) Bioma: Grande comunidade ecológica com vegetação e clima característicos (ex.: Amazônia, Cerrado).
c) Cadeia alimentar: Sequência de transferência de energia entre organismos através da alimentação (ex.: planta → coelho → onça).
d) Caçador ilegal: Pessoa que mata, captura ou comercializa animais silvestres sem autorização, ameaçando espécies protegidas.
2. Qual é a lista de espécies ameaçadas mundialmente mais conhecida? Descrever as categorias existentes nesta lista e citar uma espécie para cada categoria com dados.
R:Lista de Espécies Ameaçadas (IUCN Red List) e Categorias:
A Lista Vermelha da IUCN é a mais conhecida. Categorias e exemplos:
- Extinta (EX): Dodô (Raphus cucullatus) – Ilha Maurício, extinto no século XVII por caça e espécies invasoras.
- Em Perigo Crítico (CR): Rinoceronte-de-Java (Rhinoceros sondaicus) – Menos de 70 indivíduos, devido à caça por chifres.
- Em Perigo (EN): Tigre-de-Sumatra (Panthera tigris sumatrae) – Indonésia, ameaçado por desmatamento e caça.
- Vulnerável (VU): Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) – China, recuperado graças a proteção de habitat.
3. Escrever Gênesis 1:26-28 e Gênesis 2:15 com suas próprias palavras.
R:Gênesis 1:26-28 e 2:15 (Paráfrase):
- Deus criou humanos à Sua imagem e lhes deu domínio sobre os animais e a Terra, ordenando que cuidassem e multiplicassem a vida.
- Gênesis 2:15: Deus colocou o homem no Jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo, mostrando nossa responsabilidade com a natureza.
4. Listar quatro fatores que fazem os animais se tornarem ameaçados de extinção.
R:Fatores de Ameaça à Extinção:
1. Desmatamento (perda de habitat).
2. Caça e tráfico ilegal.
3. Mudanças climáticas.
4. Poluição e espécies invasoras.
5. Dar o nome de quatro animais que estão extintos agora, preferencialmente espécies de seu estado ou país.
R:Animais Extintos (Exemplos Globais e Brasileiros):
- Brasil: Arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus), extinguida por caça e destruição do habitat.
- Global: Tigre-da-Tasmânia (Thylacinus cynocephalus), extinto no século XX por caça.
6. Listar quatro coisas que estão sendo feitas para salvar animais ameaçados de extinção em seu país. Caso seu país não esteja fazendo pelo menos quatro coisas para salvar espécies ameaçadas, pesquisar medidas adotadas em países próximos e que poderiam ser adotadas no seu país.
R: Medidas para Salvar Espécies (Exemplo: Brasil):
1. Unidades de Conservação (ex.: Parque Nacional da Tijuca).
2. Programas de reprodução em cativeiro (ex.: mico-leão-dourado).
3. Fiscalização contra caça ilegal (IBAMA, ICMBio).
4. Educação ambiental em escolas e comunidades.
7. Listar quatro atividades que você pode fazer para ajudar animais silvestres. R:Como Ajudar Animais Silvestres:
1. Denunciar caça ilegal ao IBAMA (linha verde: 0800-061-8080).
2. Evitar desmatamento e consumir produtos sustentáveis.
3. Apoiar ONGs como WWF ou Instituto Araguaia.
4. Reduzir plástico para evitar poluição de habitats.
8. Listar dez espécies de animais ameaçados, sendo no mínimo quatro de seu estado ou país. Dizer onde eles vivem, por que se tornaram ameaçados de extinção e o que você pode fazer para ajudá-los.
R:1. Onça-pintada (Panthera onca)
- Onde vive: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado.
- Ameaças: Caça ilegal, desmatamento e conflitos com fazendeiros.
- Como ajudar: Apoiar reservas ambientais e denunciar caça ao IBAMA.
2. Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)
- Onde vive: Mata Atlântica (RJ).
- Ameaças: Desmatamento e fragmentação florestal.
- Como ajudar: Apoiar reflorestamento e projetos como o AMLD (Associação Mico-Leão-Dourado).
3. Ararajuba (Guaruba guarouba)
- Onde vive: Amazônia (PA e MA).
- Ameaças: Tráfico de aves e perda de habitat.
- Como ajudar: Não comprar animais silvestres e denunciar comércio ilegal.
4. Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
- Onde vive: Cerrado e Pampas.
- Ameaças: Atropelamentos, queimadas e expansão agrícola.
- Como ajudar: Apoiar corredores ecológicos e evitar desmatamento.
5. Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
- Onde vive: Costa brasileira (desova no ES e norte do RJ).
- Ameaças: Pesca acidental, plástico no oceano e mudanças climáticas.
- Como ajudar: Reduzir plástico e apoiar projetos de conservação como TAMAR.
6. Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides)
- Onde vive: Mata Atlântica (SP, MG, PR).
- Ameaças: Desmatamento e caça histórica.
- Como ajudar: Apoiar unidades de conservação como o Parque Estadual Carlos Botelho.
7. Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)
- Onde vive: Chapada do Araripe (CE).
- Ameaças: Desvio de água para irrigação e destruição de nascentes.
- Como ajudar: Conscientização sobre uso sustentável da água.
8. Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)
- Onde vive: Bacia Amazônica.
- Ameaças: Pesca ilegal (isca para piracatinga) e poluição por mercúrio.
- Como ajudar: Evitar consumo de peixes de origem suspeita.
9. Jacutinga (Aburria jacutinga)
- Onde vive: Mata Atlântica (SP, PR, SC).
- Ameaças: Caça e perda de habitat.
- Como ajudar: Apoiar reflorestamento com árvores frutíferas.
10. Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
- Onde vive: Cerrado, Pantanal e Caatinga.
- Ameaças: Atropelamentos, incêndios e desmatamento.
- Como ajudar: Reduzir velocidade em estradas próximas a áreas naturais.
9. Fazer duas das seguintes atividades:
a) Visitar um zoológico que tenha um ou mais animais ameaçados residentes no local. Listar que animais você viu, onde eles vivem normalmente e por que eles se tornaram ameaçados de extinção.
b) Assistir a um vídeo sobre um animal ameaçado de extinção. Listar qual animal ou quais animais você viu, onde eles normalmente vivem e por que ele se tornou ameaçado de extinção.
c) Escolher um animal ameaçado de extinção e escrever ou apresentar oralmente um curto relatório sobre o assunto. Dizer onde ele vive normalmente, por que se tornou ameaçado de extinção, o que está sendo feito para salvá-lo e qualquer outro detalhe especial que você aprendeu sobre este animal em particular.
d) Fazer um álbum de recortes sobre animais ameaçados de extinção. Isso pode incluir artigos de jornais, histórias, fotos, selos ou desenhos. Este pode ser um projeto em grupo.
e) Fazer uma teia da vida, ou outra dinâmica de grupo sobre ecossistemas.
( Opção C – Relatório):
Animal: Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus).
- Habitat: Cerrado brasileiro.
- Ameaças: Atropelamentos, queimadas e expansão agrícola.
- Proteção: Projeto Lobos da Canastra (monitoramento e educação).
- Curiosidade: Alimenta-se do fruto da lobeira, ajudando a dispersar sementes.
10. Conhecer as principais leis relacionadas às espécies ameaçadas de extinção em seu país. Essas leis podem ser encontradas na seção de legislação dos sites da Presidência da República e do Ministério do Meio Ambiente.
R: Leis Brasileiras de Proteção:
- Lei nº 9.605/1998: Crimes ambientais (multas e prisão para caça ilegal).
- Lei da Mata Atlântica (11.428/2006): Proteção de biomas ameaçados.
- Portarias do ICMBio: Listas oficiais de espécies ameaçadas (ex.: Portaria MMA nº 148/2022).
Fontes para Pesquisa:
- [IUCN Red List](https://www.iucnredlist.org)
- [ICMBio](https://www.icmbio.gov.br)
- [WWF Brasil](https://www.wwf.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário