segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Especialidade de Acampamento 2

Especialidade de Acampamento 2

1. Ter, no mínimo, 11 anos.

2. Desenvolver uma filosofia pessoal de comportamento em acampamentos. A filosofia deve abordar cortesia com outros acampantes e preservação da natureza.
R:Ao contemplar a natureza percebo o amor de Deus em cada detalhe , isso me motiva a cuidá-la e preservá-la para que outros também possam aprender do amor de Deus através da natureza.

3. Conhecer os seguintes itens que afetam a escolha de um bom local de acampamento: 
a) Vento
R: Montar barracas onde o vento é mais fraco e deixar a porta da barraca contra o vento.

b) Água
R: Ter um rio ou córrego que possa ser utilizado.

c) Vida silvestre
R: Não interferir na fauna e flora, não matar animais e nem cortar árvores desnecessários.

d) Madeira
R: Pegar para fogueira apenas galhos quebrados ou árvores caídas.


e) Condições do tempo.
R: Sempre evitar períodos de chuva ou frio.

f) Boa vontade.
R: Ir somente se estiver disposto a fazer o seu melhor.

4. Demonstrar habilidade para proteger a natureza e a fonte de água que será usada, com medidas de higiene pessoal e limpeza na hora de cozinhar.
R:Além de setorizar os locais para da fonte de água determinando adequadamente onde deverá ser captada a água potável, deve-se:
-Usar produtos biodegradáveis para higiene pessoal, como sabonetes e xampus.
-Utilizar áreas designadas para banho e evite o uso excessivo de produtos químicos.
-Ao lavar utensílios e panelas, utilize água em quantidade adequada e evite derramar no solo ou corpos d'água.
-Descartar corretamente o lixo, separando materiais recicláveis e orgânicos.
-Evitar o uso de detergentes ou produtos químicos para lavar utensílios diretamente em rios ou lagos.
-Utilizar fogueiras apenas em áreas autorizadas, seguindo as normas de segurança e evitando danos à vegetação.
-Não joguar restos de comida ou óleo de cozinha no solo ou na água, pois podem poluir.
Lembre-se sempre de respeitar a natureza e deixar o acampamento como você o encontrou, preservando assim a fonte de água e o meio ambiente.

5. Participar num acampamento de um fim de semana, com no mínimo 2 pernoites.

6. Tomar parte em um culto durante o acampamento e incluir um dos seguintes:
a) Estudo da lição da Escola Sabatina.
b) História.
c) Testemunho.
d) Conduzir o serviço de cânticos.

7. Saber como acender com segurança um fogareiro e um lampião.
R: Fogareiro: O fogareiro deve ser colocado em uma superfície plana. Se você colocar o fogão sobre uma superfície instável, pode obstruir a passagem do gás, fazendo com que ela diminua ou aumente tornando irregular a intensidade da chama, diminuindo a autonomia e provocando vazamentos. Mantenha o gás afastado de objetos inflamáveis, chamas, luz solar intensa outra fonte de calor. Lembre-se que os cartuchos de gás são inflamáveis. Não deixe o fogareiro aceso quando não estiver por perto. Muitas vezes, dependendo do local em que você montou seu fogareiro as panelas podem virar, por isso é sempre indicado que você esteja de olho. Estando sempre próximo ao fogareiro você pode evitar muitos acidentes.

Lampião: Coloque sempre o lampião em lugar firme e plano. Se pendurar, verifique antes se a pioneiria ou galho suporta realmente o peso. Não coloque onde possa apanhar chuva ou orvalho. Deixe-o sob o toldo da cozinha, na barraca de intendência ou cubra-o com um plástico depois que esfriar. Jamais deixe qualquer lampião apagado dentro da barraca ou no local em que você estiver dormindo! Há perigo de vazamento, e acidente mortal. Transporte com cuidado, evitando choques ou pancadas. Se o lampião estiver aceso ou se foi apagado há pouco, cuidado com onde põe as mãos, pois pode queimar-se gravemente. Jamais deixe um lampião aceso dentro da barraca. Pode causar um incêndio. Se a “camisa” estiver em perfeito estado, abra um pouquinho a torneira de gás e aproxime a chama do fósforo (pela abertura existente) da “camisa” sem tocá-la. O lampião está aceso. Aumente o fluxo de gás, torcendo o botão da torneira e terá maior claridade. Para apagar é só fechar a torneira.

8. Saber as normas de segurança no uso do machado ou facão. Demonstrar habilidade para cortar lenha apropriadamente. 
R: Todo corte deve ser feito em V por uma questão de esforço e praticidade. Ao utilizar ambos verificar se tem alguém próximo, tirar da bainha somente no momento do uso, não deixar jogado pelo chão ou preso a alguma arvore. Verificar se o cabo esta preso corretamente e tomar cuidado onde apoia a perna para não correr o risco de se cortar.

9. Usando madeira ou gravetos, construir e conhecer o uso do fogo do conselho ou algum fogo indígena usado para cozinhar. Reveja as normas de segurança para a construção de fogueiras. 


10. Explicar duas formas de manter os alimentos frescos sem o uso de equipamentos elétricos. 
R:Armazenar os alimentos em recipientes herméticos ou sacos ziplock para evitar a entrada de areia água e mante-los submersos em água para manter a frescura.
-Utilizar técnicas de conservação como salga, defumação ou desidratação para prolongar a vida útil dos alimentos.
Embalar e manter as embalagens presas a uma árvore ou galho, ou enterrando ou colocando embaixo de folhas na sombra de uma arvore.

11. Conhecer e executar duas maneiras diferentes de levantar objetos pesados em um acampamento.
R: Utilizar uma técnica de levantamento adequada, como agachar-se, manter as costas retas e levantar com as pernas, distribuindo o peso de forma equilibrada.
-Utilizar ferramentas como cordas, polias ou alavancas para ajudar no levantamento dos objetos pesados.

12. Preparar refeições cozinhando, fritando e assando alimentos.

13. Demonstrar como escolher um local para as barracas. Montar corretamente uma barraca. Que precauções devem ser tomadas ao montar uma barraca molhada? Limpar, secar e guardar uma barraca.
R: Ao montar uma barraca se deve evitar montar embaixo de árvores para não correr o risco de cair um galho e rasgar a barraca, montar com a porta contra o vento, para melhor manutenção da barraca, devemos observar e preparar o local onde ela será montada, desde o chão tirando os detritos que podem danificar a barraca até a direção do vento, pois ele pode trazer faíscas da fogueira em direção da barraca e causa um grave acidente. Não fazer fogo muito próximo a barracas. Sempre montar a barraca bem esticada pois por ser um ambiente fechado, não ocorre dispersão da respiração, tornando o clima dentro da barraca mais úmido. Durante a noite, o sereno deixa a barraca úmida por fora. Ao limpar uma barraca, antes de desmontá-la , se possível limpe por dentro com pano e água, depois retire as varetas e vire o lado de baixo para secar depois de ter certeza de que está seca dobre-a com cuidado e Certifique-se de guardar junto com ela  espeques e varetas.

14. Para dormir:
a) Demonstrar formas adequadas de enrolar um saco de dormir ou colchonetes para levar em uma viagem.
R: O saco de dormir deve ser enrolado de maneira a ocupar pouco espaço na mochila, e quando na barraca deve-se manter aberto para secar da umidade da noite.

b) Explicar como manter um saco de dormir ou colchonete secos num acampamento.
R: Para manter um saco de dormir e colchonete seco em um acampamento, deve ser observado um período de respiração para estes itens. Abrindo a barraca para ventilação quando tiver sol .. E em caso de chuva por longo período enrolar o saco e colchonete e guardar em uma embalagem impermeável.

c) Descrever como limpar um saco de dormir ou um colchonete.
R:  Todas as manhãs devem se  retirados  para fora da barraca e sacudidos e colocados ao sol para que sequem e  afim de se retirar toda a poeira e terra.
Depois de cada acampamento o ideal é lavá-lo e secá-lo bem antes de guardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialidade de Ervas

Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos  1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas.  2. Salsa– Temper...