segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Especialidade de Cetaceos

Especialidade de cetaceos

1. De que maneira a ordem dos cetáceos é diferente da maioria dos outros seres marinhos?
R: A cauda de um Cetáceo é horizontal e move-se de baixo para cima, enquanto a cauda de um peixe é vertical e move-se lateralmente.

2. Explicar a diferença entre baleias verdadeiras (misticetos) e baleias com dentes (odontocetos).
R:Os odontocetos possuem crânio assimétrico e orifício respiratório único dirigido para cima. A dentição é permanente, aparecendo após o final da lactação. Normalmente os machos são maiores do que as fêmeas. Eles possuem um sistema acústico (ecolocalização) que possibilita a localização de presas e objetos, determinando sua forma, tamanho, textura e distância do mesmo.

Os misticetos possuem crânio simétrico e um par de orifícios respiratório situados no topo da cabeça. Eles apresentam barbatanas (feitas de queratina) na boca, que tem como função filtrar o alimento da água. A maioria dos misticetos possui sulcos ventrais que se distendem, possibilitando a apreensão de grande quantidade de água com alimento. Normalmente as fêmeas são maiores do que os machos.

3. De que formas as baleias e os golfinhos têm sido um benefício para o homem?
R:Quando pensamos nas baleias e nos golfinhos, As baleias e os golfinhos são fundamentais na fertilização dos oceanos auxiliando o crescimento do plâncton.
Suas fezes fornecem uma grande quantidade de nutrientes, como ferro e nitrogênio, que ficam disponíveis na superfície, aumentando a produtividade primária.
Quando uma baleia morre, seu corpo afunda e se torna habitat e alimento para uma grande diversidade de seres marinhos. Além disso, sua carcaça tem importante papel no armazenamento de carbono no fundo do mar.

4. Sabendo que as baleias são animais homeotérmicos (de sangue quente), assim como os seres humanos, explique como as baleias que se reproduzem nas águas quentes dos trópicos também podem sobreviver nas águas geladas da Antártida, para onde elas vão para se alimentar.
R: As baleias como alguns  outros mamíferos  mantêm uma temperatura corporal interna parecida com a dos humanos – de mais ou menos 37º C. Para mantê-la sob condições extremas, elas têm dois tipos de resposta: a comportamental e a fisiológica. Uma resposta comportamental típica é a migração. No inverno, as baleias-francas grávidas migram das águas do Canadá e da Nova Zelândia.
A forma fisiológica para minimizar a perda de calor é manter uma relação corporal área/volume relativamente baixa: uma pequena quantidade de pele ─ através da qual o calor é trocado com o ambiente ─ e um grande volume de tecido corporal(gordura), que gera calor.

5. Memorizar as seguintes Escrituras sobre as baleias:
a) Gênesis 1:21.
21 - Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.
b) Ezequiel 32:2.
2 - Filho do homem, entoe um lamento a respeito do faraó, rei do Egito, e diga-lhe: Você é como um leão entre as nações, como um monstro nos mares, contorcendo-se em seus riachos, agitando e enlameando as suas águas com os pés.
c) Jó 7:12.
12 - Sou eu o mar, ou o monstro das profundezas, para que me ponhas sob guarda?
d) Mateus 12:40.
40 - Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

6. Escrever e ler para um grupo, ou contar de memória, a história de Jonas.

7. Desenhar, com sucesso, uma baleia verdadeira e identificar onde ficam as seguintes partes do
corpo:
Procure por “parte do corpo de uma baleia” vai aparecer várias imagens, ai é você desenhar e ir apontando as partes conforme indicado.
a) Barbatanas.
b) Orifícios respiratórios (espiráculos).
c) Nadadeira dorsal.
d) Ouvido.
e) Olho.
f) Sulcos ventrais.
g) Lobos caudais.
h) Nadadeiras peitorais.
i) Abertura genital.
j) Intersecção dos lobos caudais.
k) Pedúnculo caudal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialidade de Ervas

Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos  1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas.  2. Salsa– Temper...