1. Responder as seguintes questões:
a) O que são doenças tropicais?
R:São doenças infecciosas que ocorrem em regiões
tropicais e subtropicais, e ,mais seguidamente , nos trópicos . São mais difíceis de prevenir e controlar por isso são de doenças tropicais negligenciadas.
b) Listar, pelo menos, 5 doenças tropicais comuns em sua região.
R:Dengue , doença de Chagas, febre amarela, leishmaniose ,
Malária.
2. Pesquisar e explicar as seguintes doenças, informando: transmissão, sinais e sintomas, tratamento, como preveni-las e combatê-las:
a) Malária
R: Também chamada paludismo, impaludismo ou maleita, é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e provocada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. A doença é transmitida através da picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, que introduz no sistema circulatório do hospedeiro os protozoários que migram para o fígado onde se depositam , maturam e reproduzem. Os sintomas são dores localizadas no abdômen e músculos ,febre,calafrios, fadiga,tremor,suor noturno,náuseas, vômitos e diarreia.
O tratamento é feito por meio do uso de antiparasitários e está disponível na rede pública de saúde.
b) Febre amarela.
R: É uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos contaminados, caracteriza-se clinicamente por manifestações de insuficiência hepática e renal, que se não tratada ,pode levar à morte .
Outros sintomas são: febre, cansaço, mal-estar, dor de cabeça e dor muscular, náuseas, queda do ritmo cardíaco, prostração e vômito com sangue. O Aedes aegypti, é o principal transmissor da febre amarela .
c) Leishmaniose
R: Doença infecciosa,causada por parasitas do gênero Leishmania. É transmitida ao Homem pela picada de fêmeas de insetos dípteros flebotomíneos . Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se pelo surgimento de feridas pela superfície da pele do corpo e que podem surgir também nas mucosas do nariz, boca e garganta. Essa forma de leishmaniose é conhecida como “ferida brava”. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço podendo afetar a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente.O tratamento envolve uma medicação específica para eliminar o parasita que causa a infecção.
Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.
d) Dengue
R: É uma doença tropical infecciosa causada picada do mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da dengue .
Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em alguns casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de vida. Na dengue hemorrágica os sintomas são: sangramento nas gengivas, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue, diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos. A melhor forma de evitar a doença é a prevenção. Fumace com veneno e fiscalização para redução ou destruição do habitat e da população de mosquitos transmissores . O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalar e médico .
e) Doença de Chagas
R:É uma doença transmissível , causada pelo parasita Tripanossoma cruzi que ao infectar o Triatomineo “barbeiro” é eliminado junto com as fezes do inseto e pode penetrar no organismo humano, pela mucosa dos olhos, nariz e boca ou através de feridas ou cortes existentes na pele. Existem ainda outros mecanismos de transmissão: transfusão de sangue, transmissão congênita da mãe para o filho via placenta .A doença pode ser leve, causando inchaço e febre, ou pode durar muito tempo. Se não for tratada, pode causar insuficiência cardíaca congestiva.O tratamento para a doença de Chagas se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas.
3. Explicar como eliminar os seguintes depósitos, evitando proliferação dos mosquitos:
a) Pneus
R:enviar para descarte apropriado ou se for precisar guardar manter coberto por lona para que não acumule água.
b) Garrafas
R:guardá-las com os gargalos para baixo.
c) Vasilhas de animais
R:Trocar a água regularmente e lavar as vasilhas com água e sabão sempre que possível.
d) Caixa d’água
R:Manter limpa e sempre tampada.
e) Bromélias ou plantas que acumulam água
R:Quando for água-la faze-lo apenas na terra em que está plantada.
Em caso de chuva virar a planta para que a água acumulada nas folhas caía.
f) Pratinho de vasos de planta
R:preencher o prato com areia.
g) Tonel ou dorna
R:Manter tampados
h) Calhas
R:checar periodicamente para evitar o acúmulo de folhas e água .
i) Tampinhas, latas e pequenas vasilhas descartáveis
R:reunir em sacos e enviar para reciclagem
j) Bandeja externa de geladeira .
R:sempre que executar o degelo jogue fora a água e lave o recipiente .
4. Completar as seguintes tarefas:
a) Participar, junto com o Clube, unidade ou escola, de uma campanha contra a dengue em seu bairro.
b) Fazer uma coleta de recipientes que possam acumular água parada em praças e ruas da sua comunidade e eliminá-los corretamente.
c) Adquirir folhetos com informações sobre as principais doenças tropicais e distribuir em seu bairro ou escola.
d) Eliminar corretamente o lixo de sua casa por uma semana.
e) Ajudar um idoso de seu bairro a manter sua residência livre de depósitos que acumulem água, realizando as seguintes tarefas:
-Orientar como manter a residência livre de possíveis focos de mosquitos.
-Informar sobre cuidados e sintomas das doenças pesquisadas
-Fazer limpeza da residência, coletar e eliminar depósitos inservíveis.
5. Com a ajuda de seu conselheiro, fazer uma apresentação, debate ou encenação para seu Clube ou unidade sobre as doenças tropicais estudadas nesta especialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário