Especialidade Higiene oral
1. Definir higiene oral.
R: A higiene oral é o processo que resulta da remoção eficaz dos restos dos alimentos dos nossos dentes pois esses provocam doenças como as cáries e as gengivites.
2. Por quantas dentições um ser humano passa?
R: 2 . Uma chamada "de leite" ou decídua, que é composta por 20 dentes, 10 na mandíbula e 10 na maxila, e é trocada dos seis aos onze anos.E uma segunda chamada de permanente.
3. Para que servem os dentes de leite?
R: Os dentes de leite auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, e dos ossos da face, na estética da criança, e consequentemente na sociabilização.
4. Quais são os tipos de dentes? Descrever as funções de cada tipo.
R: Incisivos:São 8 localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.
Caninos: temos 4 dentes caninos, dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 em baixo e são utilizados principalmente para rasgar alimentos.
Pré-molares: 8 dentes pré-molares, localizados entre os dentes caninos e os dentes molares.4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são geralmente utilizados para triturar os alimentos.
Molares: 8 dentes molares, localizados no fundo da boca, sendo que 4 em cima e 4 em baixo. Bastante lisos, são utilizados para triturar os alimentos.
Sisos: por norma, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm .Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente estes dentes são extraídos, para que não perturbam o alinhamento dos restantes dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
5. A partir de que idade deve-se iniciar a higiene oral? Como? Por quê?
R: Em torno dos 4 a 5 meses, a higiene oral do bebê deve ter início assim que nasce o primeiro dente. Com água e uma escova pequena e macia, os pais devem fazer a escovação por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia;
6. Quais são os alimentos recomendáveis para uma dentição sadia?
R:Brocolis,espinafre,pepino,morango e maçã : Promovem a produção salivar que, combinada com as fibras dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.
7. Que prejuízos a má escovação pode trazer?
R: Doenças nas gengivas, retração das gengivas, cáries e mau hálito.
8. Quais os meios de utilização do flúor? Em que formas ele é encontrado?
R: A aplicação tópica de flúor (ATF) é um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam risco de cárie. O flúor é importante na formação dos dentes, pois favorece a formação de cálcio e potássio. Para a prevenção da cárie é preciso ter o flúor presente de forma constante no meio bucal.
A aplicação do flúor pode ser realizada de forma direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz. Essa forma de aplicação é mais recomendada para pacientes muito jovens que não toleram o uso de moldeiras.
9. O que é evidenciador?
R: O evidenciador de placa é uma solução colorida que em contato com a placa bacteriana as torna visíveis e facilita a sua retirada.
10. O que deve ser usado para fazer uma higiene oral completa?
R: Primeiramente, enxague: Antes mesmo de iniciar a escovação, faça um bochecho com água para eliminar os resíduos dos alimentos e ajudar na escovação.
Procure a escova certa: Uma escovação eficiente depende prioritariamente de uma boa escova. Por isso, procure sempre escovas ultra macias que contenham, no mínimo, cinco mil cerdas. Prefira as escovas de cabos lisos, pois cabos emborrachados podem acumular sujeiras e facilitar a proliferação de bactérias e deve ser trocada a cada dois ou três meses.
Pasta de dentes:Um pouco, equivalente a um grão de ervilha, é o suficiente. as não são abrasivas. Pastas contendo flúor só são recomendadas para adultos. Como a água que escovamos os dentes já é fluoretada, no caso das crianças, o excesso de flúor pode ser prejudicial.
Escove de maneira eficiente: A escovação deve ser realizada sempre de cima para baixo, no sentido contrário ao da gengiva. Caso contrário, você apenas esta levando a sujeira para ela.
O fio dental: O fio dental promove uma higienização eficiente entre os dentes em0 casos onde o contato entre os dentes é muito justo.
Limpeza da língua: A halitose esta relacionada à presença de um tipo de placa bacteriana formada sobre a língua. Para promover uma limpeza eficiente, o ideal não é escovar a língua, mas sim utilizar higienizadores específicos.
Enxaguante bucal: O uso de antissépticos bucais não é de extrema necessidade. Ele serve apenas e simplesmente para prolongar a sensação de frescor do hálito.
11. Demonstrar ao seu instrutor a forma correta de:
a) Aplicar evidenciador nos dentes.
b) Fazer a escovação.
c) Usar fio dental.
12. Por que devemos usar dentifrício fluoretado?
R: Ajuda a prevenir cárie dentária removendo a placa e fortalecendo o esmalte e a dentina dos dentes.
13. Como se contrai a cárie?
R: As bactérias encontradas normalmente em nossa boca transformam restos de alimentos em ácidos que atacam o esmalte do dente (a parte branca) corroendo-o e provocando a cárie.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Especialidade de Ervas
Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos 1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas. 2. Salsa– Temper...
-
Especialidade de Nós e Amarras 1. Definir os seguintes termos: a) Seio (laçada) - É a parte central de uma corda. Corda dobrada...
-
Especialidade de Árvores 1. Descrever as diferenças entre árvores e arbustos. R:A principal diferença entre uma árvore e um a...
-
Especialidade de Mordomia 1. Descobrir os princípios básicos de mordomia ao responder as seguintes questões: a) O que I Cor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário