Especialidade de Cuidado de Bebês.
1. Ser capaz de cuidar de um bebê durante, no mínimo, 5 horas em, pelo menos, 3 dias de 1 semana.
2. Quais alimentos não devem ser dados a um bebê menor que 1 ano? Relacionar todas as precauções que devem ser tomadas ao se preparar alimentos para um bebê. Preparar um alimento e alimentar o bebê (parte prática).
R: sal, açúcar ou tudo o que contém açúcar, mel, bolachas, engrossantes, petit suisse, entre outros.
Utilizar alimentos naturais e frescos
Preparar os alimentos de forma higiênica , lavando com água tratada ou filtrada todos os utensílios e ingredientes, bem como prepará-los utilizando água tratada,filtrada ou mineral.
Oferecer para o consumo os alimentos imediatamente após serem preparados descartando-os posteriormente
Lavar as mãos durante o preparo dos alimentos
Manter a higiene de superfícies e utensílios da cozinha .
3. Preparar o banho, dar banho, trocar o bebê, e vesti-lo.
4. Preparar o berço do bebê, e colocá-lo para dormir à noite.
5. Qual é o peso normal de um bebê ao nascer? Qual é o esperado para 6 e 12 meses? Veja a sua curva de crescimento (ou a do bebê que você está cuidando) e compare com os valores esperados. O que se deve fazer para que um bebê tenha um crescimento adequado?
R: A maioria dos bebés nascidos a termo(entre a semana 37 e 40 da gestação) pesam entre 2.5 kg a 4 kg.
Aos 6 meses, o bebê geralmente pesa entre 6 kg e 9 kg (7,5 kg, em média). E aos 12 meses, o bebê geralmente pesa entre 9,5 kg e 11,5 kg (10,2 kg, em média).
6. Explicar porque mamadeiras e chupetas devem ser evitadas.
R: o uso de mamadeira e chupetas não é recomendado por causar vários distúrbios de deglutição e fala em bebês,tais como:deglutição atípica, alterações de tonicidade e postura oral, além de problemas ortodônticos e de motricidade oral, como mau alinhamento e sobreposição dos dentes, desequilíbrio da musculatura oral ,dentre outros.
7. Quanto tempo um bebê deve mamar exclusivamente no seio da mãe? O que é desmamar?
R: O bebê deve mamar exclusivamente no peito no mínimo 6 meses ou até que isso não cause inconvenientes.
Desmamar é suspender a amamentação gradativamente até que o bebê deixe de mamar definitivamente.
8. O que é fontanela (moleira)? Por volta de que idade ela desaparece?
R: Fontanela é o espaço entre as suturas dos ossos do crânio dos recém-nascidos. São também conhecidas como “moleiras”. O crânio do recém-nascido possui seis fontanelas que iniciam seu fechamento aos 2 meses de idade e se prolongam até os 18 meses.
9. Entrevistar funcionários de uma creche e perguntar a respeito do trabalho ali, e da ajuda oferecida às mães.
R:a rotina em uma creche costuma ser iniciada muito antes do horário de chegada das crianças, e é repleta de atividades coordenadas pelos educadores e seus auxiliares .
Alimentação, higiene, repouso, recreação(estórias, brincadeiras de roda,filmes)sao intercalados de forma a preencher todo o horário de permanência das crianças até sua saída. Sendo que a hora da alimentação e higiene se repetem quantas vezes forem necessárias ao longo do dia.
As mães que deixaram seus filhos em uma creche podem ainda contar com serviços de aconselhamento e psicologia para que esse distanciamento causado pela separação , mesmo que por apenas um período , não tenha impacto negativo no desenvolvimento dessa criança.
10. Conhecer o cartão da criança do seu país e dizer quais as informações básicas são encontradas nele.
R:o cartão possui todas as informações básicas necessárias para orientar e direcionar o acompanhamento no desenvolvimento da criança.
11. Conhecer o calendário de vacinação básica do seu país. Quais as vacinas fazem parte dele? Elas previnem quais doenças? Quando devem ser administradas? Conferir o seu cartão de vacinação e o do bebê que você está cuidado. Caso esteja incompleto, comunique à sua mãe e/ou à mãe do bebê para procurarem um centro de saúde e atualizá-lo.
R: no Brasil , além do calendário nacional ,existe a vacinação regional , definida conforme a necessidade de cada estado.
12. Conhecer os principais números de emergência do seu país, como, por exemplo, polícia, bombeiros e serviço médico.
R: Corpo de Bombeiros: 193
Policia Militar: 190
SAMU (pronto-socorro): 192
Nenhum comentário:
Postar um comentário