Primeiros Socorros – Básico
1. O que são primeiros socorros? Quais as suas finalidades?
R:Primeiros socorros são os procedimentos de atendimento imediato prestados a uma pessoa ferida ou passando por mal subito. Os procedimentos variam de acordo com cada situação e são realizados previamente para diminuir ou evitar risco de agravamento do estado da vitima enquanto aguarda por socorro especializado.
2. O que é choque? Quais são os principais tipos? Quais as principais causas? Demonstrar o tratamento adequado aos choques hipovolêmicos e anafilático.
R:Choque é o que acontece quando há uma alteração ou desordem no sistema circulatório. Os principais tipos de choques são: anafilático, hipovolêmico .
Tratamento choque hipovolêmico:identificar a causa do choque.Normalmente causado por hemorragia.
Iniciar hidratação por via oral (em casos leves) e via venosa (em casos mais graves).
Tratamento do choque anafilático:em casos leves basta a administração de um anti histaminico porém em casos mais graves pode ocorrer o fechamento de glote e existe a necessidade de administração de adrenalina.
Em ambos os casos existe a necessidade de socorro especializado .
3. Demonstrar a manobra adequada caso uma vítima esteja engasgada.
R:Para desengasgar jovens e adultos, a manobra a ser realizada é a de heimlich.Posicionar-se atrás e com os braços ao redor do corpo da vítima.
Com as mãos (uma com o punho Cerrado com a outra segurando o punho com firmeza) posicionadas logo acima do umbigo da vítima, inclina-la para frente e forçar os braços apertando de baixo para cima, repetindo a manobra 5 vezes ou até que a vítima desengasgue. Caso aja perda de consciência, realiza-se a manobra específica com o a vítima deitada.
4. Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja com hemorragia.
R: Se houver a suspeita de hemorragia interna,manter a pessoa imóvel,confortável e chamar socorro especializado com urgência.
Em caso de hemorragia extrema, se houver sangramento visível, colocar chumaço de gaze ou um pano limpo sobre o ferimento e fazer compressão direta com a mão sobre o local até cessar o sangramento. Depois de colocado o curativo, este não deve ser retirado, mesmo que cesse o sangramento, pois ao removê-lo o sangramento poderá recomeçar. Se necessário acrescentar um novo curativo sobreb o anterior e continuar a compressão .
Caso o sangramento ocorra em membros ,fazer a elevação desse , acima da altura do coração.
Em casos de epistaxe(sangramento nasal) deve-se aplicar pressão,aplicar gelo ou compressas geladas.
Em qualquer dos casos deve-se sempre identificar o tipo de sangramento para saber como agir.
5. Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento.
R: A primeira atitude a se tomar é ligar imediatamente para a assistência médica. Enquanto espera ,faça o seguinte:
- Coloque a vítima num local arejado deixando-a o mais confortável possível;
- Caso a vítima vomite, coloque-a na posição de segurança (de lado )para evitar que aspire o vômito.
- Para facilitar o socorro, caso saiba o que causou o envenenamento, indique as substâncias ao médico para que assim ele consiga avaliar a gravidade do caso e a melhor forma de tratamento possível .
6. Saber o procedimento apropriado para ajudar vítimas com queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Através de desenhos ou modelos, demonstrar a porcentagem de área corporal das seguintes partes do corpo: cabeça, membros superiores, membros inferiores, dorso, tórax e abdome.
R: Tratamento de queimaduras de 1° e 2° graus. - Resfrie a queimadura usando água corrente fria (não gelada) sobre a área por 10 e 15 minutos; - Não coloque curativos sobre as queimaduras. -Não tente arrancar nada que tenha ficado colado ao corpo de vítima (roupas,plástico)
- Enrole levemente a área afetada com gaze seca e limpa e esteja atento(a) a sinais de infecção.
Tratamento de queimaduras de 3° grau.
- Ligue imediatamente para a emergência médica.
- Não remova qualquer roupa ou nada que esteja grudado à pele queimada;
- Aplique compressas frias sobre a área queimada por alguns minutos; esteja preparado (a) para tratar de coque em um vítima de queimadura grave e permaneça com a vítima até que a ajuda médica chegue.
7. Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas de queimaduras químicas.
R: Limpar a ferida, enxaguar completamente a área afetada; retire da região afetada qualquer coisa que possa irritar mais a pele eprotejae-la com gaze ou pano limpo .Procurar socorro médico.
8. Saber que situações podem levar a um envenenamento por monóxido de carbono, e o resgate e técnicas de tratamento para este tipo de envenenamento.
R: A intoxicação por monóxido de carbono causa sintomas agudos como cefaleia, náuseas, angina, fraqueza, dispneia, perda da consciência, convulsões e coma. As vítimas devem ser removidas da proximidade da fonte de monóxido de carbono (CO) e estabilisadas conforme necessário. Deve administrar-se 100% de oxigênio (com máscara) e tratamento de suporte. Procurar socorro médico.
9. Saber o procedimento adequado no tratamento de vítimas com ferimentos na cabeça.
R: Caso aja sangramento, ferimento deve ser comprimido com um pano seco ou gaze por um período de cinco a dez minutos, com o objetivo de estancar a hemorragia. A depender da profundidade do corte pode ser necessária a aplicação de pontos. Da mesma forma que nas batidas de cabeça, se a vítima manifestar sinais como dores de cabeça, sonolência, desequilíbrio ou vômito, assim como sangramentos pelo nariz ou pelo ouvido, uma assistência médica deve ser acionada de forma imediata.
10. Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas com ferimentos internos.
R: Procurar por socorro médico. Colocar a vítima em uma posição confortável enquanto espera.
11. Saber como prevenir infecções.
R: Os ferimentos de pele são portas de entrada para infecções diversas. Lavar o ferimento com água e sabão e usar produtos anti-sépticos protegendo o local com gaze e bandagens ajuda a prevenir infecção .
12. Qual o tratamento adequado para picadas de cobra? Saber qual o centro de saúde referência em sua região.
R:– Lavar o local da picada apenas com água, sabão ou soro fisiológico.
– Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha mais rápido e o veneno também.
– Manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele.– Procurar o serviço médico o mais rápido possível, como sempre frisamos somente médicos podem prescrever um medicamento a uma vitima de qualquer acidente.
– Se possível, levar o animal para identificação (morto ou vivo). Se não for possível filme ou fotografe. A identificação do animal, por uma pessoa capacitada faz com que o soro correto seja aplicado já que cada cobra precisa de um soro diferente.
13. Qual o tratamento adequado para mordidas de animais? O que é raiva? Qual a classe de animais que podem transmitir a raiva?
R: A conduta correta nos casos de mordidas de animais é encaminhar a vítima para um serviço de saúde para receber a orientação específica pois deve-se avaliar a espécie animal envolvida, as circunstâncias da mordida, o status imunológico do animal e o histórico de zoonozes, principalmente raiva, na região. Qualquer mamífero pode adquirir e transmitir raiva. No Brasil os reservatórios domésticos mais comuns são: cão, gato, gado e cavalo, e os do ciclo silvestre são: morcego, macaco, raposa e guaxinim.
14. Qual o tratamento adequado para picadas de insetos e aranhas?
R: A maioria das aranhas e insetos que vivem dentro das casas é inofensiva. Ainda assim, qualquer sintoma decorrente de uma picada requer avaliação médica para indicar o melhor tratamento, que pode envolver compressa morna, analgésico ou a administração do soro antiaracnídico, indicado para neutralizar a ação dos venenos da aranha-armadeira e da aranha-marrom. O soro antiescorpiônico, heterólogo e hiperimune, é indicado como um dos tratamentos para envenenamento causado por picada de escorpiões do gênero Tityus (escorpião marrom e escorpião amarelo)
15. Qual a diferença entre desidratação e insolação, e qual o tratamento adequado para cada um?
R: Desidratação: É a perda de água do corpo. Deixe a pessoa em local arejado, forneça líquidos (água e isotônicos )para que se reidrate . Em casos graves é necessário reidratação venosa.
Insolação: É a a exposição excessiva ao Sol . Retire a pessoa do Sol, afrouxe suas roupas, deixe-a em local arejado e forneça líquidos para que beba.
16. Qual o procedimento adequado para uma pessoa que esteja com as roupas em chamas?
R: Abafar o fogo com um cobertor ou algo parecido. Não deixar que a vítima corra pois aumentará as chamas , nem rolar pelo chão pois o fogo pode se espalhar .
17. Quais são os princípios básicos para a prevenção de incêndios em sua casa?
R: Só ligar o gás quando for usar o fogao ou aquecedor. Manter produtos inflamáveis fora do alcance de crianças, Manter as instalações elétricas em condições adequadas, Não brincar com fósforo, isqueiros ou velas .Ter ao menos um extintor na casa .
18. Quais os princípios básicos de segurança em rios, mares e piscinas?
R: Não fazer brincadeiras de mau gosto como fingir afogamento, estar acompanhado sempre que for nadar, Respeitar placas de orientação quanto aos locais onde é permitido nadar e saia da água sempre que comece a chover pois pode ocorrer o aumento do nível de água e correnteza muito rapidamente(cabeça d'água).
19. Quais as maneiras de salvar uma vítima de afogamento, sem nadar ?
R: Jogar uma corda, madeira ou algo que flutue para que a pessoa se segure e não afunde.
20. Quais são os princípios básicos de segurança em questões de eletricidade?
R: Manter os fios em boas condições de uso, não sobrecarregar tomadas com vários aparelhos, Usar fita isolante em todos os fios desencapados e emendas, cuidar para que crianças não cheguem perto das tomadas e caixas de energia, saber quais são os fios e produtos elétricos recomendáveis para cada situação, não improvisar ou adaptar usando extensões ou benjamins, etc.
21. Como prevenir a intoxicação alimentar?
R: Manter os alimentos em boas condições de conservação, Conferir as datas das embalagens e consumir apenas produtos dentro do prazo de validade. Desconfiar de produtos com odor ou aparência alterada . Beber apenas água tratada ou filtrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário