1. Explicar os tipos de danos mais prováveis de ocorrer às
casas, indivíduos e comunidades diante dos principais tipos de emergências e
desastres e indicar em qual parte do mundo eles ocorrem com mais frequência:
a. Ciclone:
R:Ventos fortes e chuvas intensas podem causar danos estruturais, inundações, deslizamentos de terra e interrupção de serviços essenciais.
b. Tornado:
R:Ventos extremamente fortes podem destruir edifícios, veículos e infraestrutura, além de causar lesões graves e perda de vidas.
c. Tsunami:
R:Ondas gigantes causadas por terremotos submarinos podem inundar áreas costeiras, destruindo construções, causando inundações generalizadas e perda de vidas.
d. Incêndio:
R:Incêndios descontrolados podem devastar vegetação, florestas e áreas urbanas, destruindo casas, propriedades e habitats naturais, além de colocar vidas em risco.
e. Guerra:
R:Conflitos armados podem resultar em perda de vidas, ferimentos graves, deslocamento em massa, destruição de infraestrutura e impactos duradouros na sociedade e economia local.
f. Inundação:
R:Chuvas intensas ou transbordamento de rios podem inundar áreas urbanas e rurais, causando danos às estruturas, perda de propriedades, contaminação da água potável e deslocamento da população.
g. Terremoto:
R:Movimentos sísmicos podem causar colapso de edifícios, deslizamentos de terra, ruptura de infraestrutura subterrânea, ferimentos graves e mortes.
É importante lembrar que essas são apenas algumas das possíveis consequências e que cada evento pode ter impactos diferentes dependendo da magnitude, localização e preparação da comunidade.
2. Descrever brevemente os tipos de serviços prestados pela ADRA ou por outros órgãos de resposta a emergências e desastres locais aos sobreviventes de tais eventos em
seu país.
R: O papel da Adra é fornecer às comunidades atingidas por algum tipo de desastre ajuda humanitária respondendo de forma imediata e global , a ADRA conta com recursos de pessoal voluntário e fundos materiais que são coordenados através dos escritórios locais da ADRA mais próximos ao desastre,direcionando suprimentos e socorro para as áreas mais atingidas.
3. Ler um jornal ou notícias da ADRA referente a emergências e desastres recentes e discutir quais são algumas coisas importantes a se ter em mente ao responder a uma situação dessas.
R:ADRA Brasil atua em auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Por ADRA Brasil | Brasil
9 de setembro de 2023
O trabalho da Adra requer , além de muito esforço, uma grande quantidade de amor ao próximo, pois são pessoas que perderam tudo e que precisam além dos recursos materiais, compreensão e apoio emocional diante do que estão vivendo e das dúvidas e dificuldades futuras.
4. Explicar o que significa cada letra do acrônimo da ADRA e descreva o papel dela na resposta a emergências e desastres.
R: Agência Adventista de Desenvolvimento e
Recursos Assistenciais (ADRA).
Fornece ajuda às comunidades, enviando pessoas que se voluntariam para atender os moradores em suas necessidades imediatas.
Encaminhando fundos e materiais, coordenados através dos escritórios locais da ADRA.
Traça planos de ação e direciona suprimentos de socorro para as áreas mais atingidas.
5. Descrever, pelo menos, uma destas organizações de resposta a emergências e desastres e como ela pode trabalhar com a ADRA durante tais situações.
a) Cruz Vermelha / Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
(CICV)
R:A Cruz Vermelha atua em casos de guerra ou desastre natural fornecendo assistência médica, apoio psicossocial, distribuição de suprimentos, abrigo e serviços de busca e resgate.
b) Ação Solidária Adventista. (ASA)
R: A Ação Solidária Adventista (ASA) consiste nas múltiplas iniciativas solidárias e serviços de assistência social que a igreja local, de forma organizada, realiza através da sua liderança e membros em favor de seus semelhantes.
Como a ASA pertence a igreja local, pode contribuir juntamente com a ADRA e fazer um acompanhamento de perto, por já pertencer aolocal.
c) Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados
– ACNUR.
R:O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) atua na proteção e assistência a refugiados em todo o mundo, buscando garantir seus direitos e encontrar soluções duradouras para sua situação, como repatriação voluntária, reassentamento ou integração local.
d) Programa Alimentar Mundial. (PAM)
R: O Programa Alimentar Mundial, Programa Mundial de Alimentos ou Programa Alimentos para o Mundo, é a maior agência humanitária fornecedora de alimentos do mundo. Ela é capaz de sozinha fornecer , a cada ano, a média de
alimentos capazes de suprir as necessidades de 90 milhões de pessoas em 80 países .
6. Explicar o papel do governo diante da ocorrência de uma emergência ou desastre e identificar a agência governamental chave em seu país que administra a resposta em tais situações.
R: O papel do governo diante da ocorrência de uma emergência ou desastre é coordenar a resposta, mobilizar recursos, implementar medidas de prevenção, preparação e resposta, fornecer apoio e assistência às vítimas, e trabalhar na reconstrução e recuperação pós-desastre.
No Brasil, o órgão responsável por atender a população em casos de emergência e desastres é a Defesa Civil.
7. Descobrir na Bíblia um texto que possa ser usado para
confortar e animar um indivíduo da sua idade e do mesmo sexo, que experimentou perda total de sua casa, e dizer-lhe porque você escolheu esse texto.
R:João 14:1-31 - Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
2 - Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
3 - E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Nosso lar não é aqui.
Somos estrangeiros e logo Cristo virá nos buscar para cumprir essa maravilhosa promessa.
Creia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário