terça-feira, 29 de agosto de 2023

Especialidade de Internet

Especialidade de Internet

1. Defina os seguintes termos:

a) Internet.
R: A internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum.
Este protocolo compartilhado pela internet é capaz de unir vários usuários particulares, entidades públicas e empresariais em um mesmo acesso.

b) World Wide Web (www).
R: WWW é a sigla para World Wide Web, uma rede mundial de computadores interligados. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

c) Chat Room ou sala de bate-papo.
R: Um fórum online onde pessoas ou grupos de pessoas conversam em tempo real.

d) Download.
R: É baixar(down) ou seja, trazer um arquivo da rede para um computador ou dispositivo de mídia.

e) Upload.
R: É subir(up) ou seja , enviar um arquivo do computador ou dispositivo de mídia para a rede.

f) Website ou site.
R: É a palavra utilizada para definir o local onde uma ou mais páginas ficam disponíveis para serem acessadas através da internet.

g) E-mail.
R: É um correio eletrônico onde as pessoas podem mandar ”cartas” virtualmente.

h) Vírus.
R: Pequenos programas desenvolvidos para causar algum dano ao computador que abrir esse tipo de programa.

2. Defina os seguintes termos e dê exemplos de cada um:
a) Webmail/POP3/Imap e-mail.
R: Correios eletrônicos. Outlook

b) Navegadores de web.
R: Navegadores são uma espécie de ponte entre o usuário e o conteúdo virtual da internet. Firefox, Chrome, Safari.

c) Comunicadores instantâneos (messenger).
R: É uma aplicação que permite o envio e o recebimento de mensagens de texto em tempo real. MSN, Whatsapp.

d) Streaming Media.
R: É uma forma de transmissão de áudio e imagem sem fazer download. Youtube.

e) Site de busca.
R: Ajuda a localizar exatamente o que você busca. Google, Yahoo.

f) Antivirus.
R: Programa de proteção do computador que detecta e elimina vírus. Avast.

3. Completar uma das seguintes atividades:
a) Escrever uma breve apresentação no clube, igreja ou escola, de 2 a 3 minutos, sobre a história da internet.

b) Escrever uma breve história da internet com 250 a 300 palavras.
História da Internet
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA .
Através dela os acadêmicos trocavam idéias, mensagens e descobertas .
A partir da década de 90  a Internet começou a se popularizar.  O engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação  surgiram vários navegadores (browsers) como o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.
Hoje, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade, pois a Internet  está presente nas escolas, faculdades, empresas e , através de  aplicativos, possibilita acesso rápido para administrar os mais variados segmentos da vida cotidiana, além de trazer informações e notícias do mundo todo bastando conectar-se a um provedor de acesso.

4. Qual a importância da antivírus? Inclua em sua resposta.
R: A importância do antivírus é proteger seus dados pessoais existentes em seu computador.

a) Cite alguns exemplos de como seu computador pode receber vírus através da internet.
R: Clicando em sites desconhecidos, clicando em anúncios desconhecidos que aparecem em sites, baixando softwares de sites desconhecidos.

b) Qual a importância de manter seu antivírus sempre atualizado?
R: Cada atualização é importante, garante um melhor desempenho na ação contra o vírus.

c) Se o seu computador não tiver protegido por um antivírus, como você pode compartilhar vírus com seus familiares e colegas?
R: Compartilhando arquivos como fotos, vídeos, programas.

d) Que mal pode um vírus fazer para seu computador ou de outras pessoas?
R: Apagar dados, roubar informações confidenciais, fotos e vídeos pessoais.

5. De que forma os filtros de conteúdo podem proteger sua família? Com sua família, desenvolva e assine um pacto de uso da internet, incluindo os seguintes elementos:
R: Podem proteger as crianças da visualização de material inadequado, bem como identificar os sites que as crianças podem visitar, podem bloquear sites por tipo de conteúdo ou permitir o acesso apenas a determinados sites, pode evitar conteúdos sexuais ou indesejados nos seus resultados de pesquisa, os filtros de Internet podem avisá-lo sobre sites suspeitos de fraude e bloquear o acesso a eles, etc.

a) Nunca revele informações pessoais.

b) Lembre-se que as pessoas podem não ser o que dizem ser.

c) Nunca se encontrar com um amigo virtual pela primeira vez sem a presença dos pais ou responsável.

d) Nunca responder a chamada.

e) Parar imediatamente se perceber alguma coisa fora do normal.

f) Estabelecer um tempo para cada membro da família usar a internet por semana. Estabelecer limites que incentivam o tempo com Deus, a família e outras atividades necessárias.

g) Tipos de sites que são aceitáveis/inaceitáveis para ver. Quais são os princípios que sua família vai usar para determinar o que são aceitáveis? Estes princípios devem ter como base a bíblia.
R:Devemos ter como princípio o conselho do Apóstolo  Paulo.
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é responsável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Filipenses 4:8)

6. Demonstrar a sua capacidade de navegar na internet e cumprir os seguintes requisitos:
a) Visitar 3 sites diferentes e imprimir a primeira página de cada site para o seu instrutor.

b) Demonstrar sua capacidade de usar um site de busca para encontrar um site de bíblia online. Ir ao site, procurar pelo menos 3 diferentes, e imprimir seus resultados para o seu instrutor. Além disso, encontrar três sites que fale da IASD. Imprimir a primeira página de cada site para o seu instrutor.

c) Fazer download de um arquivo compacto da internet (tar, zip, rar, etc) para seu disco rígido e descompactá-la e abrir o arquivo ou programa.

7. Demonstrar sua capacidade de usar e-mail e cumprir os seguintes requisitos: (Se necessário, crie uma conta de e-mail, com um nome de usuário e senha).
a) Criar e enviar um e-mail.
b) Receber e abrir um e-mail.
c) Fazer download de um anexo no e-mail e abrir.
d) Conhecer 5 princípios de segurança ao enviar e receber e-mail.

8. Memorize Filipenses 4:8. Como este texto bíblico orienta o cristão a usar a internet?
R: A exemplo de nossas ações na vida , a internet deve ser utilizada com decência, antes de abrir qualquer site, pensar se aquilo é algo bom para um cristão, se vai acrescentar algo positivo a sua vida.

9. Enviar uma mensagem que fale sobre esperança para seus amigos e tenha, no mínimo, 5 respostas. Imprimir os e-mails retornados para apresentar ao instrutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Especialidade de Ervas

Especialidade de Ervas 1. 25 Ervas Culinárias e Seus Usos  1. Manjericão– Molhos (pesto), pizzas, saladas.  2. Salsa– Temper...